Sumários

Palestra final - As migrações das fotografias vernaculares

12 Dezembro 2025, 13:00 Paulo Raposo


Palestra final com Fabiana Bruno (UNICAMP) sobre fotografias vernaculares e a apresentação do projeto ACHO-Arquivo. 

Ressignificação de Arquivos - laboratório

24 Novembro 2025, 14:30 Paulo Raposo


Continuação do laboratório de ressignifcação de arquivos. Apresentações dos exercícios dos grupos e discussão..

Preparação do exercício final - selecção de fotos e de arquivos.
Conceptualização. 

Arquivo 2 - laboratório de experimentação

17 Novembro 2025, 14:30 Paulo Raposo


Criação coletiva de um discurso imagético, com imagens, textos e desenho de som (trabalho para casa)

Cont. sumário anterior e laboratório de trabalho sobre imagens de arquivo (fotografias órfãs)

10 Novembro 2025, 14:30 Paulo Raposo


Cont. sumário anterior e laboratório de trabalho sobre imagens de arquivo (fotografias órfãs)

Teoria Etnográfica. Perspectivismos, Interpretações E Estatutos Da Imagem. Criações, Espaços, Performance & Artefatos.

3 Novembro 2025, 16:00 Marcia Oliveira


A aula abordou diferentes modos de compreender a imagem como forma de criação, escuta e resistência, a partir da performatividade das imagens (Andrea Soto Calderón) e de exemplos que articulam som, corpo e memória, como o filme 48 de Susana de Souza Dias. Discutiu-se a imagem como forma de cura e de reapropriação simbólica, especialmente em obras que questionam a ausência de corpos negros nas representações mediáticas e propõem o uso de objetos cotidianos femininos como gesto político e poético. Foram ainda apresentados filmes que problematizam a relação entre matéria e imagem — sound of a million insects, light of a thousand stars (Tomonari Nishikawa) e O Homem com a Câmera (Dziga Vertov) —, culminando na análise de Vertigo Sea (John Akomfrah) e na reflexão sobre o mar como metáfora política e arquivo do pós-colonialismo. A aula encerrou com a leitura de Philippe Dubois sobre a “forma-tela”, explorando a multiplicidade de suportes e a montagem espacializada que caracteriza a relação contemporânea entre cinema, instalação e experiência do espectador.