Sumários

cont. do sumário anterior

6 Outubro 2025, 16:00 Paulo Raposo


Oficina a partir de álbuns fotográficos biográficos (dos discentes) e

construção de narrativas visuais.

Exercício prático com alunos/as/xs (fotos)

 Os usos das fotografias familiares e vernaculares


 

Trabalho autónomo:

Leituras recomendadas e elaboração de ensaio individual

BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. (2006)“O camponês e a fotografia”. Revista de Sociologia e Política, n. 26, jun.

Narrativas Visuais -

6 Outubro 2025, 14:30 Paulo Raposo


Oficina a partir de álbuns fotográficos biográficos (dos discentes) e

construção de narrativas visuais.

Exercício prático com alunos/as/xs (fotos) 

Os usos das fotografias familiares e vernaculares


 

Trabalho autónomo:

Leituras recomendadas e elaboração de ensaio individual

BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. (2006)“O camponês e a fotografia”. Revista de Sociologia e Política, n. 26, jun.

O VISUAL NA ANTROPOLOGIA: PRIMEIRAS INCURSÕES. O FILME ETNOGRÁFICO E A DESCRIÇÃO ANTROPOLÓGICA. DA IMAGINAÇÃO-REALIDADE AO CINE-TRANSE.

29 Setembro 2025, 16:00 Marcia Oliveira


Trabalho autónomo: Leituras

David MacDougall. The body in cinema  (pp 13-30) & The visual in Anthropology (pp 213-225). 

Jean Rouch. The camera and man. (pp. 29-46) + The cinema of the future? (pp. 266-273) In: Ciné-Ethnography. Org. Stephen Feld. Disponível em: https://archive.org/details/cineethnography0000rouc/page/n1/mode/2up

Buob, Baptiste. Splendeur et misère de la ciné-transe.


Filmes - Excertos

Eu, um Negro (Jean Rouch - 1959)
Crônica de um verão (Edgar Morin, Jean Rouch) 1961.

The Women's Olamal: The Organisation of a Maasai Fertility Ceremony (1985) | Melissa Llewelyn-Davies (1945–2025) — a pioneering feminist anthropologist and filmmaker:(até minuto 25)

Máscaras (1976), de Noémia Delgado


Leituras complementares

Marc Piault. Os pais fundadores. (pp 89-128) In: Antropologia e Cinema.

Paul Henley. Shared Anthropology (pp. 310-361). In: The adventure of the real. 

Peter Anton Zoetle, 2011, "O 'video participativo' como meio de reflexão e auto-reflexão sobre imagem e identidade de grupos indígenas reemergentes no nordeste brasileiro", Espaço Ameríndio, 5 (3): 143-159


Aula 5: Conhecer Através De Imagens. Enquadramentos, Representações, Deslocamentos E Imagens Do Futuro.

29 Setembro 2025, 14:30 Paulo Raposo


Aula lecionada pela Prof. Marcia Mansur

Aula 5: Conhecer Através De Imagens. Enquadramentos, Representações, Deslocamentos E Imagens Do Futuro.

 

Trabalho autónomo: Leituras

Gilles Deleuze. Quadro e plano, enquadramento e decupagem. In: Cinema 1 — A imagem-movimento.

Trinh T. Minh-ha. Mechanical Eye, Electronic Ear, and the Lure of Authenticity. P. 53-62 In: When the moon waxes red : representation, gender, and cultural politics. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1X4zUp7UGbObPiwo_k4I7hF1Eq2QwmVXp/view?usp=drive_link

 

Sessão de Filmes

Reception Room, Wing D (2024 – 17'), de Ikuno Naka, Garima Jaju

Reassemblage – from the firelight to the screen (1982), de Trinh T. Minh-ha ‧ 40’

 

Leituras complementares

Carla Maia. De intervalos e deslocamentos: o cinema de Trinh T. Minh-ha. (pp 389-403) In: Mulheres de Cinema (Karla Holanda, org.)

Aula 4: Exercício 1 - Modos de Ver: Imagem e a representação de Género

22 Setembro 2025, 16:00 Paulo Raposo


Aula 4:

Exercício 1 - Modos de Ver: Imagem e a representação de Género

Saída de campo nas imediações da universidade com exercício de captação de imagens "Modos de Ver" (registo de 3 fotos subordinadas ao tema: género + comentário)

John Berger 1972(2007) Modos de Ver, Ed.70, Lisboa, pp.9-36 (moodle)

Goffman, E. (1987). Gender Advertisements: studies in the Anthropology of Visual Communication. New York: Harper&Row. (tem versão PT em Momentos e seus Homens)