Sumários
O VISUAL NA ANTROPOLOGIA: PRIMEIRAS INCURSÕES. O FILME ETNOGRÁFICO E A DESCRIÇÃO ANTROPOLÓGICA. DA IMAGINAÇÃO-REALIDADE AO CINE-TRANSE.
29 Setembro 2025, 16:00 • Marcia Oliveira
Trabalho autónomo: Leituras David MacDougall. The body in cinema (pp 13-30) & The visual in Anthropology (pp 213-225). Jean Rouch. The camera and man. (pp. 29-46) + The cinema of the future? (pp. 266-273) In: Ciné-Ethnography. Org. Stephen Feld. Disponível em: https://archive.org/details/cineethnography0000rouc/page/n1/mode/2up Buob, Baptiste. Splendeur et misère de la ciné-transe. Filmes - Excertos Eu, um Negro (Jean Rouch - 1959) The Women's Olamal: The Organisation of a Maasai Fertility Ceremony (1985) | Melissa Llewelyn-Davies (1945–2025) — a pioneering feminist anthropologist and filmmaker:(até minuto 25) Máscaras (1976), de Noémia Delgado Leituras complementares Marc Piault. Os pais fundadores. (pp 89-128) In: Antropologia e Cinema. Paul Henley. Shared Anthropology (pp. 310-361). In: The adventure of the real. Peter Anton Zoetle, 2011, "O 'video participativo' como meio de reflexão e auto-reflexão sobre imagem e identidade de grupos indígenas reemergentes no nordeste brasileiro", Espaço Ameríndio, 5 (3): 143-159
Crônica de um verão (Edgar Morin, Jean Rouch) 1961.
Conhecer Através De Imagens. Enquadramentos, Representações, Deslocamentos E Imagens Do Futuro.
29 Setembro 2025, 14:30 • Paulo Raposo
Aula lecionada pela Prof. Marcia Mansur
Conhecer Através De Imagens. Enquadramentos, Representações, Deslocamentos E Imagens Do Futuro.
Trabalho autónomo: Leituras
Gilles Deleuze. Quadro e plano, enquadramento e decupagem. In: Cinema 1 — A imagem-movimento.
Trinh T. Minh-ha. Mechanical Eye, Electronic Ear, and the Lure of Authenticity. P. 53-62 In: When the moon waxes red : representation, gender, and cultural politics. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1X4zUp7UGbObPiwo_k4I7hF1Eq2QwmVXp/view?usp=drive_link
Sessão de Filmes
Reception Room, Wing D (2024 – 17'), de Ikuno Naka, Garima Jaju
Reassemblage – from the firelight to the screen (1982), de Trinh T. Minh-ha ‧ 40’
Leituras complementares
Carla Maia. De intervalos e deslocamentos: o cinema de Trinh T. Minh-ha. (pp 389-403) In: Mulheres de Cinema (Karla Holanda, org.)
Exercício 1 - Modos de Ver: Imagem e a representação de Género
22 Setembro 2025, 16:00 • Paulo Raposo
Aula 4:
Exercício 1 - Modos de Ver: Imagem e a representação de Género
Saída de campo nas imediações da universidade com exercício de captação de imagens "Modos de Ver" (registo de 3 fotos subordinadas ao tema: género + comentário)
John Berger 1972(2007) Modos de Ver, Ed.70, Lisboa, pp.9-36 (moodle)
Goffman, E. (1987). Gender Advertisements: studies in the Anthropology of Visual Communication. New York: Harper&Row. (tem versão PT em Momentos e seus Homens)
O visível e o invisível, sensorial e o racional
22 Setembro 2025, 14:30 • Paulo Raposo
Aula 3: O visível e o invisível, sensorial e o racional
Visual e Visualismo - um problema de natureza etnocêntrica ocidental
A antropologia visual como discurso e modelo de produção de conhecimento na antropologia: da ilustração imagética ao "visual turn"
Debate sobre noção de representação, tradução e interpretação.
Leituras recomendas:
Rosane de Andrade, (2006) "A máquina de roubar almas" in Fotografia e Antropologia. Olhares fora-dentro. EDUC-FAPESP, S.Paulo, Pp. 33-64.
Tim Ingold (2008) «Pare, Olhe, Escute! Visão, Audição e Movimento Humano», Ponto Urbe [Online], 3
Marina Ramos Neves de Castro (2021) "A antropologia dos sentidos e a etnografia sensorial: dissonâncias, assonâncias e ressonâncias" in Rev. antropol. (São Paulo, Online) |v. 64 n. 2: e186657 | USP
Susan Sontag (1986) Ensaios Sobre Fotografia, Lisboa, Publicações Dom Quixote (Colecção: Arte e Sociedade, no5) pag. 135-158
Aula 2: Imagens e Imaginários
15 Setembro 2025, 16:00 • Marcia Oliveira
Pensar os conceitos multivíduo, ubiquidade e auto-representação (Massimo Canevacci) da cidade industrial à metrópole comunicacional. Da centralidade na produção à pluricentralidade no consumo, comunicação e cultura. O fetichismo da imagem (verdadeira e falsa) que nos serve para auto-representação plural (self e seus avatares não se distinguem na babel comunicacional). Da óptica (visualismo modernista) à eróptica (comunicação da era digital). A cidade polifónica. Leituras recomendadas: Massimo Canevacci "A comunicação entre corpos e metrópoles" in Revista de Signos do Consumo V.1, N.1, 2009. P. 8-20. [For an English version a very similar text here: Massimo Canevacci (2012). “Digital Auratic Reproducibility: Ubiquitous Ethnographies and Communicational Metropolis”, In An Ethnography of Global Landscapes and Corridors, Dr. Loshini Naidoo (Ed), InTech] Trabalho autónomo: Leitura do programa e consulta do blog e dos materiais da UC Leituras recomendadas