Sumários

Exercícios Swing

17 Setembro 2024, 14:30 Caroline Conti


Resolução dos exercícios propostos. Ver enunciados na plataforma do Moodle.

Trabalho autónomo:

Conclusão dos exercícios propostos.

Exercícios Swing

17 Setembro 2024, 14:30 Luís Mota


Resolução dos exercícios propostos. Ver enunciados na plataforma do elearning.

Trabalho autónomo:

Conclusão dos exercícios propostos.

Apresentação da unidade curricular. Introdução às interfaces gráficas: Swing.

16 Setembro 2024, 18:00 Luís Mota


Apresentação da unidade curricular:

  • Motivação;
  • Funcionamento das aulas;
  • Avaliação;
  • Programa;
  • Bibliografia;

Introdução às interfaces gráficas. Interfaces gráficas em Java.

Introdução ao Swing:

  • Contentores;
  • Layouts;
  • Labels, botões, caixas de texto;
Programação por eventos aplicado a interfaces gráficas.

Programação por eventos e interfaces gráficas:

  • Programação por eventos;
  • Registo de sentinelas;
  • Geração de eventos;

Classes internas:

  • Classes internas;
  • Classes anónimas;
  • Exemplos de utilização
Trabalho autónomo:

Ler os acetatos e consultar a API do java para as classes e interfaces do Swing abordadas na aula, nomeadamente:

  • JFrame
  • JButton
  • JTextField
  • JPanel
  • ActionListener
  • FlowLayout
  • BorderLayout
  • GridLayout
  • sobre Classes internas: http://docs.oracle.com/javase/tutorial/java/javaOO/innerclasses.html
  • sobre Swing:http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/index.html

Apresentação da unidade curricular. Introdução às interfaces gráficas: Swing.

16 Setembro 2024, 16:00 Luís Mota


Apresentação da unidade curricular:

  • Motivação;
  • Funcionamento das aulas;
  • Avaliação;
  • Programa;
  • Bibliografia;

Introdução às interfaces gráficas. Interfaces gráficas em Java.

Introdução ao Swing:

  • Contentores;
  • Layouts;
  • Labels, botões, caixas de texto;
Programação por eventos aplicado a interfaces gráficas.

Programação por eventos e interfaces gráficas:

  • Programação por eventos;
  • Registo de sentinelas;
  • Geração de eventos;

Classes internas:

  • Classes internas;
  • Classes anónimas;
  • Exemplos de utilização
Trabalho autónomo:

Ler os acetatos e consultar a API do java para as classes e interfaces do Swing abordadas na aula, nomeadamente:

  • JFrame
  • JButton
  • JTextField
  • JPanel
  • ActionListener
  • FlowLayout
  • BorderLayout
  • GridLayout
  • sobre Classes internas: http://docs.oracle.com/javase/tutorial/java/javaOO/innerclasses.html
  • sobre Swing:http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/index.html

Apresentação da unidade curricular. Introdução às interfaces gráficas: Swing.

16 Setembro 2024, 13:00 Luís Mota


Apresentação da unidade curricular:

  • Motivação;
  • Funcionamento das aulas;
  • Avaliação;
  • Programa;
  • Bibliografia;

Introdução às interfaces gráficas. Interfaces gráficas em Java.

Introdução ao Swing:

  • Contentores;
  • Layouts;
  • Labels, botões, caixas de texto;
Programação por eventos aplicado a interfaces gráficas.

Programação por eventos e interfaces gráficas:

  • Programação por eventos;
  • Registo de sentinelas;
  • Geração de eventos;

Classes internas:

  • Classes internas;
  • Classes anónimas;
  • Exemplos de utilização
Trabalho autónomo:

Ler os acetatos e consultar a API do java para as classes e interfaces do Swing abordadas na aula, nomeadamente:

  • JFrame
  • JButton
  • JTextField
  • JPanel
  • ActionListener
  • FlowLayout
  • BorderLayout
  • GridLayout
  • sobre Classes internas: http://docs.oracle.com/javase/tutorial/java/javaOO/innerclasses.html
  • sobre Swing:http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/index.html