Programa

Licenciatura em Gestão de Marketing

Programa

1. Técnicas de Apresentação e Comunicação ? Identificação dos públicos ? alvo ? Objectivos de Comunicação ? Planeamento de uma apresentação ? Concepção de apoios visuais ? O verbal e o não verbal ? Motivação dos participantes ? Técnicas de apresentação ? Resposta a Objecções ? Preparação pessoal 2. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação ? Estratégia de Marketing ? Objectivos de Marketing ? Alvos de Marketing ? Posicionamento ? Processo de decisão de compra 3. Estratégia de Comunicação ? Alvos de Comunicação ? Objectivos de Comunicação ? O mix da Comunicação ? Proposta de mensagem 4. Tipos de Comunicação ? Massa, Segmentada, individualizada, push, pull, interactiva 5. O Mix da Comunicação ? O papel da comunicação no Marketing Mix. ? As variáveis do mix de Comunicação. ? O papel de cada uma das variáveis. ? Orçamento 6. Os actores da comunicação ? Agências (criativas, meios, comunicação empresarial, etc) ? Centrais de Compra ? Media ? Formas de Relacionamento o Selecção e avaliação o Preparação de briefings o Avaliação de propostas o Acompanhamento da prestação de serviços 7. Publicidade ? Publicidade Institucional vs Publicidade de Produto ? Preparação, execução e avaliação de uma campanha publicitária ? Plano de Trabalho criativo ? Mix da criatividade ? Plano de media ? Avaliação da eficácia da publicidade ? Orçamento ? Articulação de publicidade com outras variáveis de comunicação 8. Marketing Relacional ? Direct Mail ? Telemarketing ? SMS Marketing ? Preparação, execução e avaliação de uma campanha de Marketing Relacional 9. Comunicação Digital/On line ? Objectivos ? Diferentes tipos/ferramentas ? Métricas ? Articulação com outras variáveis 10. Relações Públicas e Marketing Viral ? Objectivos, públicos e meios ? Principais acções de RP ? Planeamento e Execução de Acções ? Relação com Órgãos de Comunicação Social ? Marketing Viral e Buzz Marketing 11. Patrocínios/Mecenato ? Objectivos ? Estrutura de uma acção ? Avaliação do retorno 12. Promoção de Vendas ? Públicos-alvo ? Objectivos ? Técnicas promocionais ? Avaliação do retorno 13. Plano Integrado de Comunicação