Sumários

TP4

13 Outubro 2025, 14:30 Maria Luísa Lima


Exercício de facilitação social

TP4

13 Outubro 2025, 13:00 Maria Luísa Lima


Exercício de facilitação social

Aula T4

13 Outubro 2025, 11:00 Maria Luísa Lima


Aula T4: A mera presença de outrém

Efeitos da mera presença de outrém

        Facilitação social

       Estamos preparados para detetar o olhar do outro

       Estudos iniciais

       A hipótese de ativação de Zajonc e o papel moderador da dificuldade da tarefa

       Porquê a facilitação social?

        Receio de avaliação

        A interpretação da situação como ameaça ou desafio

        O papel da distração

        Apatia social

       Os estudos de Latané e Darley sobre reação em situação de emergência

       Os estudos sobre comportamentos de ajuda nas cidades

       Porquê a apatia social?

        O modelo de etapas e Latané e Darley

        A identificação com o alvo

        As normas de grupo

        A importância do tipo de relação entre os observadores

 

Bibliografia específica

 

Leyens, J.Ph, Yzerbit, V. (2000). Psicologia Social. Lisboa : Ediçoes 70.(cap 1: pags 17-22; 232-242)

 

A pesquisa em primeira mão:

Batista, M.T., & Lima, M.L. (2013). Quem está comendo comigo?: Influência social indirecta no comportamento alimentar ambivalente. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 113-121.

Darley, J.M., & Latané, B. (1968). Bystander intervention in emergencies: Difusion of responsability. Journal of Personality and Social Psychology, 8, 377-383. (tradução de Carla Mouro).

Kamps, F.S., Morris, E.J., & Dilks, D.D. (2019). A face is more than just the eyes, nose, and mouth: fMRI evidence that face-selective cortex represents external features. NeuroImage 184, 90–100.

Levine, R. V. (2003). Measuring Helping Behavior Across Cultures. Online Readings in Psychology and Culture, 5(3). https://doi.org/10.9707/2307-0919.1049

Liebst, L. S., Philpot, R., Bernasco, W., Dausel, K. L.; Ejbye-Ernst, P., Nicolaisen, M. H., Lindegaard, M. R. (2019). Social relations and presence of others affect bystander intervention : Evidence from violent incidents captured on CCTV. Aggressive Behavior, 45, 598–609.

 

Aula PL2

10 Outubro 2025, 13:00 Ângela dos Santos Romão


Exercício de mapas de identidade social

 - elaboração de mapas individuais
 - discussão em pequenos grupos
 - discussão em grande grupo

Aula PL2

10 Outubro 2025, 11:00 Ângela dos Santos Romão


Exercício de mapas de identidade social

 - elaboração de mapas individuais
 - discussão em pequenos grupos
 - discussão em grande grupo