Sumários
Condicionamento de respostas emocionais e áreas de aplicação dos princípios de condicionamento clássico
26 Outubro 2021, 11:00 • Rita Sousa
Condicionamento de respostas emocionais e áreas de aplicação dos princípios de condicionamento clássico. Exemplificação de experiências de condicionamento em animais e humanos:
-Condicionamento do medo e contra-condicionamento: Contributos de Watson e Rayner (1920), Mary Cover Jones (1924), John Wolpe (1954).
Exemplificação de alguns princípios de condicionamento clássico aplicados ao tratamento de algumas perturbações de ansiedade em crianças e adultos.
--Condicionamento da aversão gustativa (Conditioned taste aversion, CTA) e referência aos estudos de Garcia (e.g., Garcia & Koelling, 1966), destacando a introdução de novos pressupostos de aprendizagem baseados no condicionamento clássico.
--Documentário com Paul Rozin sobre a origem e a evolução da emoção repugnância.
Condicionamento de respostas emocionais e áreas de aplicação dos princípios de condicionamento clássico
26 Outubro 2021, 09:30 • Rita Sousa
Condicionamento de respostas emocionais e áreas de aplicação dos princípios de condicionamento clássico. Exemplificação de experiências de condicionamento em animais e humanos:
-Condicionamento do medo e contra-condicionamento: Contributos de Watson e Rayner (1920), Mary Cover Jones (1924), John Wolpe (1954).
Exemplificação de alguns princípios de condicionamento clássico aplicados ao tratamento de algumas perturbações de ansiedade em crianças e adultos.
--Condicionamento da aversão gustativa (Conditioned taste aversion, CTA) e referência aos estudos de Garcia (e.g., Garcia & Koelling, 1966), destacando a introdução de novos pressupostos de aprendizagem baseados no condicionamento clássico.
--Documentário com Paul Rozin sobre a origem e a evolução da emoção repugnância.
Introdução à escola de pensamento comportamentalista e ao condicionamento clássico
22 Outubro 2021, 11:00 • Rita Sousa
A importância da cultura e do contexto na aprendizagem das emoções.
Definição geral do conceito ""Aprendizagem"".
Introdução à escola de pensamento comportamentalista e ao condicionamento clássico:
- Contributo de Ivan Pavlov e definição dos principais conceitos: estímulo incondicionado (UCS), resposta incondicionada (UCS), estímulo condicionado (CS) e resposta condicionada (CR).
- Princípios gerais de condicionamento clássico: extinção, recuperação espontânea, generalização, discriminação e condicionamento diferencial (CS+, CS-)
Introdução à escola de pensamento comportamentalista e ao condicionamento clássico
22 Outubro 2021, 09:30 • Rita Sousa
A importância da cultura e do contexto na aprendizagem das emoções.
Definição geral do conceito ""Aprendizagem"".
Introdução à escola de pensamento comportamentalista e ao condicionamento clássico:
- Contributo de Ivan Pavlov e definição dos principais conceitos: estímulo incondicionado (UCS), resposta incondicionada (UCS), estímulo condicionado (CS) e resposta condicionada (CR).
- Princípios gerais de condicionamento clássico: extinção, recuperação espontânea, generalização, discriminação e condicionamento diferencial (CS+, CS-)
Pressupostos das Abordagens Evolutivas e Critérios para emoções básicas
19 Outubro 2021, 11:00 • Rita Sousa
A Hipótese do Feedback Facial, resultados de investigação e implicações
Conclusão dos Pressupostos das Abordagens Evolutivas e Critérios para emoções básicas
Breve reflexão sobre as dificuldades sentidas no reconhecimento das emoções, designadamente com o uso de máscara:
TPC: Tarefa ""Reading the Mind in the Eyes Test (RMET)"