Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Explicar e argumentar acerca da relação entre pensamento e linguagem; OA2: Identificar as principais abordagens teóricas ao estudo do pensamento e os pressupostos da psicolinguística cognitiva OA3: Identificar os diferentes tipos de resolução de problemas, raciocínio, e tomada de decisão, e reconhecer os modelos normativos de pensamento OA4: Descrever os processos implicados nas várias formas de pensamento e suas limitações; OA5: Descrever e comparar as principais teorias da percepção e produção da palavra OA6: Identificar efeitos e descrever processos de compreensão da palavra em contexto de frase e de compreensão de texto. OA7: Apresentar as principais evidências empíricas que suportam e põem em causa as teorias e modelos teóricos apresentados
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O objectivo fundamental desta UC consiste introduzir aos estudantes as bases conceptuais e teóricas necessárias para compreender os processos de pensamento humano (incluindo os processos de resolução de problemas, raciocínio e de tomada de decisão), bem como os processos de compreensão e produção da linguagem. Pretende-se ainda dotar os estudantes da capacidade de reflexão crítica acerca da relação entre pensamento e linguagem.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Relação entre linguagem e pensamento - A natureza da linguagem e do pensamento - Perspectivas teóricas acerca da relação entre linguagem e pensamento CP2. Resolução de Problemas - Tipos de problemas e diferentes abordagens teóricas - Representação do problema e processos de resolução de problemas - Factores que influenciam a resolução de problemas CP3. Raciocínio - Raciocínio Dedutivo e Indutivo - Falácias e enviesamentos versus racionalidade no raciocínio CP4. Julgamento e Tomada de Decisão - Modelos normativos - Modelos descritivos: Heurísticas e enviesamentos cognitivos CP5. Linguagem - A especificidade da psicolinguística cognitiva - Representação cognitiva da linguagem - Percepção e produção da palavra falada - Efeitos de contexto na percepção da palavra - Compreensão de texto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) estão expressos em objetivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade desses conteúdos: O OA1 será concretizado no CP1, através da realização de trabalho de análise crítica sobre a relação entre pensamento e linguagem. Os CP2 a 4 contribuirão para os OA3 e 4, através da apresentação e análise de tipos de resolução de problemas, raciocínio, e tomada de decisão, bem como da discussão de enviesamentos do pensamento. O CP5 contribuirá para os OA5 e 6, sendo apresentadas e comparadas teorias da perceção e produção da palavra falada, bem como analisados efeitos empíricos e processos da compreensão de frases e texto. O OA2 será promovido por todos os CP exceto o CP1. Através da análise de teorias e efeitos empíricos espera-se contribuir para a capacidade de identificação de abordagens teóricas ao estudo do pensamento e dos pressupostos da psicolinguística cognitiva Todos os CP contribuirão para o OA7, promovendo a análise de evidências empíricas.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Recensão crítica, em grupo sobre a relação entre pensamento e linguagem: relatório (20%); apresentação oral (20%). Feedback a outro grupo (10%). Resposta individual, em casa, a duas questões, no final do CP4 e do CP5 (20%). Teste: Resposta individual, presencial, a perguntas de escolha múltipla (25%). Participação em investigação ou elaboração de relatório a ser proposto (5%). Requer >= 8,5 valores em cada elemento (>= 9,5 média final ponderada). Exame: os estudantes terão acesso a exame final (1ª e/ou 2ª época), nas condições vigentes no REACC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas (TP), adoptando-se metodologias: Expositivas: Apresentação dos principais conceitos, modelos teóricos e evidências empíricas; Ativas: Realização do trabalho de grupo Participativas: Realização de exercícios; Discussão de evidências empíricas; Discussão dos trabalhos; Auto-estudo: Análise de exercícios, leitura de textos e preparação dos trabalhos. Orientação tutorial (OT): esclarecimento de dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem e cada cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: Metodologia Expositiva: OA2 a 6. Metodologia Activa e Participativa para elaboração e discussão dos trabalhos de grupo: OA1 e 6. A análise crítica e discussão envolvida na elaboração dos trabalhos de grupo contribuirá para o desenvolvimento e demonstração da capacidade para explicar e argumentar acerca da relação entre pensamento e linguagem (OA1), bem como para a capacidade para apresentar evidências empíricas que suportam e põem em causa as perspectivas teóricas (OA6). Metodologia Participativa para realização de exercícios: OA3 e 4 Metodologia Participativa para discussão de evidências empíricas: OA3 a 5 Metodologia de Auto-estudo para análise de exercícios e leituras: Todos O tempo de trabalho total (150h) é distribuído da seguinte forma: - 25h em tempo de contacto (24h TP + 1h OT) - 42h para a avaliação final (2h de frequência e 40h de estudo) - 53h para o trabalho de grupo (25h de pesquisa bibliográfica + 10h de escrita da versão preliminar do relatório + 8h para análise e discussão dos comentários realizados à versão preliminar e decorrentes da discussão + 10h para eventual pesquisa bibliográfica adicional e escrita da versão final do relatório). - 30h de análise de exercícios e de leituras
Observações / Observations
A submissão dos trabalhos será realizada via ferramenta de detecção de plágio na plataforma oficial do Iscte. Horário de atendimento (mediante marcação prévia via email): 3ª feira 14:30-15:30
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook. London: Psychology Press. Gleitman, H., Gross, J., & Reisberg, D. (2010). Psychology, Eight Edition. New York: W W Norton & Co Inc. Manktelow, K. (2012). Thinking and reasoning: An introduction to the psychology of reason, judgment and decision making. New York: Psychology Press. Sternberg, R., & Sternberg, K. (2011). Cognitive Psychology. Belmont: Wadsworth Publishing. Harley, T. (2001). The psychology of language: From data to theory. East Sussex, UK: Psychology Press. Spinelli, E., & Ferrand, L. (2005). Psychologie du langage: L'écrit et le parlé, du signal à la signification. Paris: Armand Colin. Spivey, M., McRae, K., & Joanisse, M. (Eds., 2012). The Cambridge handbook of psycholinguistics (Caps. 1, 4, 5, 12). New York: Cambridge University Press. Warren, P. (2012). Introducing psycholinguistics. New York: Cambridge University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Pensamento Whitman, D. (2010). Cognition (Cap. 13). Wiley Newell, A., Shaw, J. C., & Simon, H. A. (1958). Elements of a theory of human problem solving. Psychological Review, 65, 151-166 Hastie, R. & Dawes, R. M. (2001) Rational Choice in an Uncertain World: The Psychology of Judgment and Decision Making (Caps. 1-6, 8, 12-13). London: Sage Publications. Hardman, D. (2009). Judgment and decision making: Psychological Perspectives (Caps. 3, 4, 7, 8). Wiley Levitin, D. J. (Ed.) (2002). Foundations of cognitive psychology: Core readings (Caps. 22, 25, 26). Massachusetts, USA: MIT Press. Gilovich, T., Vallone, R., & Tversky, A. (1985). The hot hand in basketball: On the misperception of random sequences. Cognitive Psychology, 17, 295-314. Nickerson, R.S. (1998). Confirmation bias: A ubiquitous phenomena in many guises. Review of General Psychology, 2(2), 175-220. Linguagem: Carroll, D. (1999). The Psychology of Language (3rd ed.). Pacific Grove, Ca: Brooks-Cole. Faust, M. (Ed., 2012) The handbook of neuropsychology of language (Cap. 37). Wiley-Blackwell Denes, G. (2011). Talking heads: The neuroscience of language (Cap.6). East Sussex: Psychology Press Levelt, W. J. M. (1999). Models of word production. Trends in Cognitive Sciences, 3, 223- 231. Segui, J., & Ferrand, L. (2000). Leçons de parole (Caps. 8 e 9). Paris: Éditions Odile Jacob. Chomsky, N. (2006) Language and mind. New York: Cambridge University Press. Morais, J. (1997) A arte de ler: Psicologia cognitiva da linguagem. Lisboa: Edições Cosmos.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-28