Métodos de Ensino e Avaliações
Actividades de ensino-aprendizagem envolvendo sessões teórico-práticas, sessões laboratoriais e orientação tutorial. Destaque ainda para o trabalho individual e de grupo por parte dos estudantes. À semelhança do que aconteceu na unidade curricular anterior, a exposição dos diferentes métodos de amostragem e procedimentos de inferência estatística é sempre acompanhada da apresentação de situações reais de investigação empírica, particularmente adequadas ao contexto da Sociologia. A utilização da plataforma de e-Learning, constitui um meio fundamental de aprendizagem. Ao disponibilizar os recursos e comunicação on-line, há uma maior interacção e participação por parte dos alunos relativamente à disciplina. A utilização desta plataforma permite o acesso a todos os materiais necessários ao acompanhamento das sessões teórico-práticas e laboratoriais. É ainda um meio eficaz de divulgação de todo o tipo de informação respeitante à disciplina: avisos, marcação de reuniões, data de avaliações, etc. | 1. AVALIAÇÃO PERIÓDICA Resulta da ponderação de duas componentes: 1) Prova individual (2 exercícios, de 30% cada); 2) Trabalho de grupo, com discussão ? 40%. A classificação final da prova individual resulta da soma das notas obtidas em 1) (cuja nota mínima e máxima são respectivamente 4 e 10 valores) e corresponderá a 60% da nota. A nota do trabalho não pode ser inferior a 10 valores. A classificação final resulta da média das duas componentes e tem de ser positiva. Caso a nota mínima não seja atingida o aluno pode ser avaliado em exame. 2. AVALIAÇÃO POR EXAME Resulta da ponderação de três componentes: 1) Trabalho de grupo, com discussão ? 30%; 2) Exercício de aplicação com o programa estatístico SPSS ? 10%; 3) Prova individual ? 60% A nota do trabalho e do exercício de aplicação com o programa estatístico não podem ser inferiores a 10 valores e a do exercício escrito individual não pode ser inferior a 8 valores. A classificação final resulta da média das três componentes, tem de ser positiva.