Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objetivo a aquisição e o desenvolvimento de competências básicas de utilização e avaliação de fontes de informação estatística oficial por parte dos alunos/as. Tal permitirá aos alunos/as ler, interpretar e usar criticamente essas fontes na execução de trabalhos académicos bem como, mais tarde, no desenvolvimento da sua vida profissional. Procurar-se-á ainda, através da execução desta UC, que os alunos conheçam as características fundamentais da sociedade portuguesa em termos populacionais, sociais, económicos e culturais a partir da informação estatística oficial, bem como a respetiva articulação com a produção científica nacional em sociologia utilizadora destes mesmos recursos empíricos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar as principais fontes e áreas de produção estatística em Portugal, bem como as principais agências estatísticas internacionais; OA2. Descrever os diferentes métodos e objetivos da produção estatística, a informação que incorporam e os seus limites interpretativos; Comparar de forma informada as diferentes fontes de produção estatística, avaliar a respetiva qualidade e rigor e demonstrar as diferenças encontradas; OA3. Dominar as principais plataformas de procura e apuramento de dados estatísticos nacionais (INE, órgãos com competências delegadas) e internacionais (Eurostat, OCDE, agências das Nações Unidas); OA4. Ler, analisar e interpretar corretamente quadros e gráficos; OA5. Produzir quadros, tabelas e gráficos adequados a trabalhos académicos; OA6. Conciliar informação estatística com outras fontes.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Estatística e Sociedade. O uso de indicadores estatísticos como alicerce do conhecimento sobre dimensões relevantes da vida social: população, economia, educação, emprego, cultura, entre outros. CP2. Meta-informação estatística. Cautela na leitura e interpretação da informação estatística. CP3. Sistema estatístico nacional: história, organização e instituições. Plataformas de acesso a dados. CP4. Sistema estatístico internacional. Plataformas de acesso a dados. CP5. Organização e apresentação da informação estatística. Elaboração de quadros e gráficos com o Excel. CP6. Temas estatísticos a) População e famílias. b) Educação. c) Economia, mercado de trabalho e emprego. d) Participação política e cívica. e) Sociedade da informação f) Desigualdades de rendimento.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Identificar as principais fontes e áreas de estatísticas oficiais no plano nacional e internacional (OA1) envolve conhecer um grande número de instituições produtoras e de temas estatísticos (CP3, CP4), os temas em que trabalham e a informação que produzem bem como os respetivos portais de acesso à informação (CP1) O reconhecimento dos diferentes modos de produção de informação estatística, bem como as respetivas diferenças (OA2) mobiliza um conhecimento detalhado das fontes estatísticas e da respetiva meta-informação associada (CP1, CP2). O domínio das principais plataformas de procura e apuramento de dados estatísticos nacionais e internacionais (OA3), implica um trabalho continuado com as mesmas (CP3, CP4). A capacidade de corretamente ler, analisar e interpretar produtos estatísticos (AO4), bem como a sua correspondente produção (OA5 e OA6) envolve um conhecimento aprofundado das áreas estatísticas, da respetiva meta-informação e de utilização do Excel (CP2, CP3, CP4, CP5, CP6)
Avaliação / Assessment
A avaliação compreende dois regimes: 1) ao longo do semestre e 2) por exame. 1) Serão cinco os momentos de avaliação ao longo do semeste: quatro trabalhos de grupo (ponderação 45%) e uma prova escrita individual na 1ª Época de Exame (ponderação 40%), sendo ainda considerada a assiduidade e participação nas aulas (15%). Este regime revela as competências no domínio escrito e oral, a qualidade da pesquisa realizada e os conhecimentos adquiridos. 2a) Os/as estudantes que não tenham obtido aproveitamento na avaliação ao longo do semestre deverão realizar a avaliação por exame, com a execução de uma prova escrita em 2ª época 2b) Os estudantes poderão optar, em qualquer momento, pela avaliação por exame em 1ª época 2c) A opção pela melhoria de nota realiza-se exclusivamente em 2ª época. 3d) Os estudante poderão ainda optar pela Época Especial se estiverem cobertos pela legislação aplicável.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas serão Laboratoriais (36 horas de contacto): As aulas compreendem um período de exposição do/a docente relativamente ao tema da aula, seguido de um período de realização de exercícios práticos. Esses exercícios práticos decorrem de um desafio de acordo com o tema da aula, compreendendo a pesquisa da informação estatística necessária na plataforma indicada, a consulta da meta-informação associada, a formatação da informação com o Excel (incluindo os cálculos necessários) e, posteriormente, a elaboração de um gráfico ou mapa a partir da informação estatística formatada. Seguidamente procede-se à leitura e análise crítica do produto estatístico obtido em contexto de sala de aula em debate com o/a docente, procurando-se determinar a correspondência do produto com objetivo de partida. Nesta discussão os/as alunos/as deverão apreender a correta leitura e interpretação dos dados, bem como a respetiva transposição para contextos mais alargados. A orientação tutorial (1h de contacto) é utilizada para esclarecimento de dúvidas e preparação das avaliações: Realização de 4 trabalhos de grupo em sala de aula (8 horas de contacto adicionadas de 80 horas de trabalho autónomo: 40 horas de leitura, 40 horas de pesquisa. Realização do teste individual: 2 horas de teste + 33 horas de leitura e pesquisa
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino (aulas teórico-práticas) está muito claramente articulada com o método de trabalho em sala de aula e também com o trabalho autónomo a desenvolver pelo aluno, a partir do qual serão também desenvolvidos os elementos de avaliação da unidade curricular. Cada aula contará com uma breve exposição do docente acerca de cada área estatística e respetivas fonte, métodos de recolha e produtos estatísticos por esta originados ao que se seguirá um exercício prático com vista à sedimentação de conhecimentos e rotinização por parte dos alunos do trabalho com estas fontes a partir da internet. Esse exercício permitirá não só um domínio adequado das plataformas de acesso a informação estatística disponíveis (INE, PORDATA, Eurostat, OCDE, etc.) como dos processos adequados de construção de tabelas e gráficos a partir da informação acedida e respetiva manipulação a partir do uso do Excel. Este trabalho de procura de informação (utilizando conceitos, indicadores, variáveis, instrumentos de recolha) e de modelação da mesma consistirá num contributo fundamental para a apreensão, por parte dos alunos, da qualidade da informação obtida em contraste com os objetivos definidos, bem como dos respetivos limites interpretativos. As competências acumuladas de procura de informação, manipulação e exposição da mesma e, finalmente, da respetiva interpretação e análise em articulação com fontes analíticas e bibliográficas no desenvolvimento de um produto académico será avaliada nos momentos de avaliação previstos (trabalhos de grupo, teste individual).
Observações / Observations
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que mais facilmente se pode associar à UC é a promoção de uma Educação de Qualidade, a partir da convocatória dos recursos de natureza teórica, metodológica e empírica para a construção de relatórios ou outputs científicos de qualidade Os recursos de inteligência artificial poderão ser utilizados na execução do trabalho escrito previsto para a avaliação final, desde que o respetivo recurso e prompts de conteúdo utilizados sejam incluídos na redação, bem como o objetivo e estratégia de utilização deste recurso.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Levitas, Ruth, Guy, Will (1996), Interpreting Official Sstatistics, Londres, Routledge. Jannuzzi, Paulo (2002), "Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais", in Revista de Administração Pública, vol. 36 (1), pp. 51-72. INE/DME (2005), Sistema Integrado de Metainformação ? Lisboa, INE. Cunha, Adrião (1997), "Em torno da engenharia dos Sistemas Estatísticos Nacionais, in Revista de Estatística, vol.1 (1º quadrimestre), pp. 75-97. Besson, Jean-Louis (1992b), "Les statistiques: vraies ou fausses?", in Jean-Louis Besson (org.), La cité des chiffres ou l'illusion des statistiques, Paris: Autrement, pp. 26-62. Besson, Jean-Louis (1992) (org.), La Cité des Chiffres ou l'illusion des Statistiques, Paris: Autrement. Bacelar, Sérgio (1996), "Para uma sociologia da produção estatística: virtualidades duma leitura sintomática da informação estatística", in Revista de Estatística, vol. 1 (1), pp. 47-61.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26