Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5404
Acrónimo :
L5404
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo a aquisição e o desenvolvimento de competências básicas de utilização e avaliação de fontes de informação estatística. Tal permitirá aos alunos ler, interpretar e usar criticamente essas fontes. Procurar-se-á ainda que os alunos conheçam as características da sociedade portuguesa a partir da informação estatística oficial, bem como a respetiva articulação com a produção científica nacional em sociologia e ciência política utilizadora destes recursos empíricos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar as principais fontes e áreas de produção estatística em Portugal, bem como as principais agências estatísticas internacionais; OA2. Descrever os diferentes métodos e objetivos da produção estatística, a informação que incorporam e os seus limites interpretativos; Comparar de forma informada as diferentes fontes de produção estatística, avaliar a respetiva qualidade e rigor e demonstrar as diferenças encontradas; OA3. Dominar as principais plataformas de procura e apuramento de dados estatísticos nacionais (INE, órgãos com competências delegadas) e internacionais (Eurostat, OCDE, agências das Nações Unidas); OA4. Ler, analisar e interpretar corretamente quadros e gráficos; OA5. Produzir quadros, tabelas e gráficos adequados a trabalhos académicos; OA6. Conciliar informação estatística com outras fontes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Estatística e Sociedade. Indicadores estatísticos: conceito, definições e uso. CP2. Meta-informação estatística. Cautela na leitura e interpretação da informação estatística. CP3. Sistema estatístico nacional: história, organização e instituições. Plataformas de acesso a dados. CP4. Sistema estatístico internacional. Plataformas de acesso a dados. CP5. Organização e apresentação da informação estatística. Elaboração de quadros e gráficos com o Excel. CP6. Temas estatísticos a)População e famílias. b)Educação. c)Economia, mercado de trabalho e emprego. d)Participação política e cívica. e)Desigualdades sociais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1, 3, 4 OA2 - CP1, 2 OA3 - CP3, 4 OA4 - CP2, 3, 4 OA5 - CP3, 4, 5 OA6 - CP2, 3, 4, 5, 6

Avaliação / Assessment


A avaliação compreende dois regimes: 1) contínua e 2) final. 1) Serão cinco os momentos de avaliação: quatro trabalhos de grupo (ponderação 45%) e um teste escrito individual (ponderação 40%), sendo ainda considerada a assiduidade e participação nas aulas (15%). Este regime revela as competências no domínio escrito e oral, a qualidade da pesquisa realizada e os conhecimentos adquiridos. 2) Os estudantes que optem pela avaliação final poderão realizar um exame de 1ª/2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas serão Laboratoriais (36 horas de contacto): apresentação do docente adicionada da realização de um exercício prático. A orientação tutorial (1h de contacto) para esclarecimento de dúvidas e preparação das avaliações: Realização de 4 trabalhos de grupo em sala de aula (8 horas de contacto adicionadas de 80 horas de trabalho autónomo: 40 horas de leitura, 40 horas de pesquisa. Realização do teste individual: 2 horas de teste + 33 horas de leitura e pesquisa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino (aulas teórico-práticas) está muito claramente articulada com o método de trabalho em sala de aula e também com o trabalho autónomo a desenvolver pelo aluno, a partir do qual serão também desenvolvidos os elementos de avaliação da unidade curricular. Cada aula contará com uma breve exposição do docente acerca de cada área estatística e respetivas fonte, métodos de recolha e produtos estatísticos por esta originados ao que se seguirá um exercício prático com vista à sedimentação de conhecimentos e rotinização por parte dos alunos do trabalho com estas fontes a partir da internet. Esse exercício permitirá não só um domínio adequado das plataformas de acesso a informação estatística disponíveis (INE, PORDATA, Eurostat, OCDE, etc.) como dos processos adequados de construção de tabelas e gráficos a partir da informação acedida e respetiva manipulação a partir do uso do Excel. Este trabalho de procura de informação (utilizando conceitos, indicadores, variáveis, instrumentos de recolha) e de modelação da mesma consistirá num contributo fundamental para a apreensão, por parte dos alunos, da qualidade da informação obtida em contraste com os objetivos definidos, bem como dos respetivos limites interpretativos. As competências acumuladas de procura de informação, manipulação e exposição da mesma e, finalmente, da respetiva interpretação e análise em articulação com fontes analíticas e bibliográficas no desenvolvimento de um produto académico será avaliada nos momentos de avaliação previstos (trabalhos de grupo, teste individual).

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Levitas, Ruth, Guy, Will (1996), Interpreting Official Sstatistics, Londres, Routledge. Jannuzzi, Paulo (2002), "Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais", in Revista de Administração Pública, vol. 36 (1), pp. 51-72. INE/DME (2005), Sistema Integrado de Metainformação ? Lisboa, INE. Cunha, Adrião (1997), "Em torno da engenharia dos Sistemas Estatísticos Nacionais, in Revista de Estatística, vol.1 (1º quadrimestre), pp. 75-97. Besson, Jean-Louis (1992b), "Les statistiques: vraies ou fausses?", in Jean-Louis Besson (org.), La cité des chiffres ou l'illusion des statistiques, Paris: Autrement, pp. 26-62. Besson, Jean-Louis (1992) (org.), La Cité des Chiffres ou l'illusion des Statistiques, Paris: Autrement. Bacelar, Sérgio (1996), "Para uma sociologia da produção estatística: virtualidades duma leitura sintomática da informação estatística", in Revista de Estatística, vol. 1 (1), pp. 47-61.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Visser, Jelle (2006), "Union membership statistics in 24 countries", in Monthly Labor Review (January), pp. 38-49. Sousa, Fernando (1995), História da Estatística em Portugal, Lisboa, INE. Sorrentino, Constance (2000), "International unemployment rates: how comparable are they", Monthly Labor Review (June), pp. 3-20. Singly, François (1984), "Les bons usages de la statistique dans la recherche sociologique", in Économie et Statistique, (168), pp. 13-21. Silva, Ana Alexandrino (2006), Gráficos e Mapas ? Representação de Informação Estatística, Lisboa, Lidel. Neto, Wadih; Jannuzzi, Paulo; Silva, Pedro (2008), "Sistemas de indicadores ou indicadores sintéticos: do que precisam os gestores de programas sociais?", Caxambu: Comunicação ao XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Merllié, Dominique (1984), "Que mesure la statistique?", in Économie et Statistique, (168), pp. 2-4. Mauriti, Rosário et al. (2002), "Utilização de bases de dados de microdados na investigação em ciências sociais, in Revista de Estatística, vol. 2 (2º quadrimestre), pp. 47-64. Martins, Clítia; Oliveira, Naia (2005), "Indicadores de sustentabilidade: a necessária integração das dimensões social, económica e ambiental", Comunicação ao VI Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Martin, Olivier (2001), "Da estatística política à sociologia estatística. Desenvolvimento e transformações da análise estatística da sociedade (séculos XVII-XIX)", in Revista Brasileira de História, vol. 21 (41), pp. 13-34. Lemel, Yannick (1988), "Qu'est-ce qu'une enquête statistique? Problèmes de collecte et d'observation", in Les Collections de l'INSEE, (572), Série M. Leite, Sofia (2002), "População presente e população residente segundo o sexo e idades através dos censos", in Revista de Estudos Demográficos, (32), pp. 5-50. Jannuzzi, Paulo (2001), Indicadores Sociais no Brasil. Conceitos, Fontes de Dados e Aplicações, Campinas, Alínea Editora. Héran, François (1984), "L'assise statistique de la sociologie", in Économie et Statistique, (168), pp. 23-35. Guimarães, José; Jannuzzi, Paulo (2004), "Indicadores sintéticos no processo de formulação e avaliação de políticas públicas: limites e legitimidades", Caxambu, Comunicação ao XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Ghiglione, Rodolphe, Matalon, Benjamin (2001), O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta. Gama, Ana (1996), "A realização de estudos nos institutos de estatística", in Revista de Estatística, vol. 1 (2º quadrimestre), pp. 71-80. Freire, João (1999), "Problemas técnico-metodológicos em inquéritos sociológicos: a propósito de questões de valores e orientações dos sujeitos em matéria sócio-económica", Revista Crítica de Ciências Sociais, (55), pp. 37-51 Freire, André; Magalhães, Pedro (2003), "A abstenção portuguesa em perspectiva comparativa", in Eleições, (7), pp. 7-36. Freire, André (2005), "Eleições de segunda ordem e ciclos eleitorais no Portugal democrático, 1975-2005", in Análise Social, vol. XL (177), pp. 815-846. Freire, André (2000), "Participação e abstenção em eleições legislativas, 1975-1995", in Análise Social, vol. XXXV (154), pp. 115-146. Fouquet, Annie (1992), "Les statistiques dans le débat social", in Jean-Louis Besson (org.), La cité des chiffres ou l'illusion des statistiques, Paris: Autrement, pp. 118-129. Ferreira, Maria João; Tavares, Isabel (s.d.), Notas sobre a História da Estatística, Lisboa, INE. Desrosières, Alain (1992), "Entre la science universelle et les traditions nationales", in Jean-Louis Besson (org.), La cité des chiffres ou l'illusion des statistiques, Paris: Autrement, pp. 146-159. Demetriades, Stavroula; Pedersini, Roberto (2008), Industrial Relations in the EU and other Global Economies, 2006-2007, Dublin, EIRO. Comte, Maurice (1992), "Trois millions de chômeurs", in Jean-Louis Besson (org.), La cité des chiffres ou l'illusion des statistiques, Paris: Autrement, pp. 86-99. Comissão Europeia (2007), Key Figures 2007 on Science, Technology and Innovation ? Towards a European Research Area, Bruxelas, Directorate-General for Research CE. Casimiro, Fernando (2003), "Os conceitos de família e núcleo familiar nos recenseamentos da população em Portugal", in Revista de Estudos Demográficos, (33), pp. 5-21. Carvalho, Marília Pinto de (2001), "Estatísticas de desempenho escolar: o lado avesso", in Educação & Sociedade, vol. XXII (77), pp. 231-252. Carrilho, Maria José (1996), "População activa: conceito e extensão através dos censos", in Revista de Estatística, vol. 1 (3º quadromestre), pp. 71-88. Carley, Mark (2008), Developments in Industrial Action, 2003-2007, Dublin, EIRO. Bradbury, Katharine (2006), "Measurement of unemployment", in Public Policy Briefs, n.º 06-2. http://www.eurofound.europa.eu/ http://www.ilo.org http://www.unesco.org http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/ http://www.oecd.org http://www.ine.pt Bases de Dados de Informação Estatística:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16