Sumários
Aula 14
31 Março 2025, 19:30 • Nuno de Almeida Alves
Realização de um exercício sobre a taxa bruta
de escolarização desde o início do século. Recolha de informação no INE, formatação da informação e cálculo do indicador. Interpretação dos
resultados em função do conceito e das características do sistema educativo em
Portugal e respetivas mudanças nos últimos anos, em particular da extensão da
escolaridade obrigatória até aos 12º/18 anos.
Aula 13
31 Março 2025, 18:00 • Nuno de Almeida Alves
Estatísticas da Educação em Portugal.
Apresentação das Fontes e breve resenha histórica da Educação em Portugal desde
a Monarquia Constitucional até ao presente para contextualização do défice estrutural
de escolarização da população portuguesa.
Taxas real e bruta da escolarização desde 1960
até à atualidade. O Recenseamento Escolar e a progressão de matriculados por
ciclo de ensino (do pré-escolar ao ensino superior) desde 2000 até à
atualidade.
Políticas Públicas de alargamento do público
escolar e de diminuição do abandono e retenção, bem como de redução de
equipamentos e pessoal ao serviço.
Aula 14
31 Março 2025, 11:00 • Nuno de Almeida Alves
Realização de um exercício sobre a taxa bruta
de escolarização desde o início do século. Recolha de informação no portal do INE, formatação da informação e cálculo do indicador. Interpretação dos
resultados em função do conceito e das características do sistema educativo em
Portugal e respetivas mudanças nos últimos anos, em particular da extensão da
escolaridade obrigatória até aos 12º/18 anos.
Aula 13
31 Março 2025, 09:30 • Nuno de Almeida Alves
Estatísticas da Educação em Portugal.
Apresentação das Fontes e breve resenha histórica da Educação em Portugal desde
a Monarquia Constitucional até ao presente para contextualização do défice estrutural
de escolarização da população portuguesa.
Taxas real e bruta da escolarização desde 1960
até à atualidade. O Recenseamento Escolar e a progressão de matriculados por
ciclo de ensino (do pré-escolar ao ensino superior) desde 2000 até à
atualidade.
Políticas Públicas de alargamento do público
escolar e de diminuição do abandono e retenção, bem como de redução de
equipamentos e pessoal ao serviço.