Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Constituem objectivos gerais da UC, a formação introdutória à sociologia, através da aprendizagem da relação entre cultura e sociedade, tanto no que concerne à origem da sociologia, como às questões metodológicas e epistemológicas; bem assim como uma primeira aquisição do conhecimento dos temas e conceitos centrais desta ciência.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta unidade curricular proporciona um primeiro contacto dos estudantes com a ciência sociológica e os seus conceitos e temas centrais. Constituem-se como principais objectivos, proporcionar as seguintes aprendizagens: a) Conhecer os conceitos centrais da análise sociológica e as principais perspectivas teóricas da sua abordagem: cultura, socialização, interacção social, desvio social, controlo social, estrutura e acção. b) Desenvolver a capacidade de relacionar os conceitos estudados com investigações empíricas; c) Construir uma reflexão sociológica crítica, desenvolvendo a imaginação sociológica (C.W. Mills) no estudo da realidade social; d) Contribuir para o desenvolvimento de competências gerais, tais como: estudar e pesquisar individualmente, trabalhar em equipa, interpretar textos e relacionar a teoria com a realidade empírica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Cultura e Sociedade: uma introdução à sociologia 1.1. Questões prévias e obstáculos ao conhecimento sociológico 1.2. Definições possíveis de sociologia. O que é e o que faz a sociologia 1.3. As condições históricas do surgimento da sociologia. 2. Cultura e Sociedade: temas e conceitos centrais 2.1. O conceito sociológico de cultura 2.2. Os processos de socialização: transmissão cultural e estruturação social do indivíduo 2.3. A interacção social 2.4. O desvio e o controlo social 2.5. Formas de estruturação das sociedades: grupos e organizações 2.6. A centralidade dos conceitos de estrutura e acção na sociologia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos do ponto 1 do programa, onde se procede a uma primeira abordagem de introdução à sociologia, respondem directamente ao objectivo de aprendizagem c) de construir uma reflexão sociológica crítica, desenvolvendo a imaginação sociológica (C.W. Mills) no estudo da realidade social. O ponto 2 do programa prossegue uma abordagem introdutória da sociologia, com enfoque em temas e conceitos chave desta ciência (cultura, socialização, interacção, desvio e controlo social, estrutura e acção), exemplificando com investigações empíricas realizadas, e dando conta das diversas perspectivas teóricas da sua análise. Este ponto do programa responde, assim, aos objectivos de aprendizagem referidos em a) de conhecer os conceitos centrais da análise sociológica e em b) de desenvolver a capacidade de relacionar os conceitos estudados com investigações empíricas.
Avaliação / Assessment
A Avaliação ao longo do semestre exige a frequência de pelo menos 2/3 das aulas e consiste no seguinte: a) Participação nas aulas (20%); b) Uma ficha analítica, realizada em aula, sobre texto a fornecer previamente pelo docente (30%); c) Um exercício escrito (teste) realizado na data da primeira época de exames (50%). Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação ao longo do semestre, um exame final que incide sobre todas as matérias do programa. O exame de 1ª época destina-se aos estudantes que não optaram pela avaliação ao longo de semestre. Os estudantes que optem pela avaliação ao longo do semestre e que nela não tenham obtido aprovação (reprovaram ou desistiram), apenas podem procurar obter aprovação na 2ª época de exames, também designada por época de recurso. A participação nas aulas consiste na implicação dos estudantes na realização, em equipa, dos exercícios práticos, bem como nas suas intervenções orais exigidas pelas apresentações desses exercícios e na sua interacção com o docente. A ficha de leitura sobre texto(s) seleccionado(s) pela equipa docente, traduzirá a capacidade de os estudantes saberem distinguir o que é a problemática do texto, os seus principais conceitos, as suas principais proposições. Já o exercício escrito final, pretende que os estudantes sejam capazes de articular os temas e conceitos do programa, e a diversidade teórica da sua abordagem, de uma forma adequada, abrangente e desenvolvida.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga as exposições e enquadramentos por parte do docente, sobre os diversos temas e conceitos do programa, com a realização de exercícios práticos sobre aqueles temas e conceitos, elaborados pelos estudantes, em grupos, em aula e em interacção permanente com o docente, que no final de cada aula devolve aos estudantes o feedback dos resultados do exercício. Esses exercícios pressupõem o trabalho autónomo prévio dos estudantes, através da leitura de textos e outros materiais (incluindo os enunciados dos exercícios) disponíveis na plataforma de e-learning Moodle, como preparação dos exercícios feitos em aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Uma metodologia de ensino-aprendizagem que conjuga as exposições e enquadramentos por parte do docente, sobre os diversos temas e conceitos do programa, com a realização de exercícios práticos sobre aqueles temas e conceitos, precedidos de trabalho autónomo dos estudantes, através da leitura de textos e outros materiais; afigura-se como a mais adequada e eficaz para atingir os objectivos de aprendizagem a) conhecer os conceitos centrais da análise sociológica, b) desenvolver a capacidade de relacionar aqueles conceitos com investigações empíricas, c) construir uma reflexão sociológica crítica, desenvolvendo a imaginação sociológica (C.W. Mills) no estudo da realidade social e d) contribuir para o desenvolvimento de competências gerais, tais como: estudar e pesquisar individualmente, trabalhar em equipa, interpretar textos e relacionar a teoria com a realidade empírica. Em articulação com a metodologia de ensino-aprendizagem adoptada, também a metodologia de avaliação se afigura ser a mais coerente com aqueles objectivos de aprendizagem. Nomeadamente, porque privilegia a) a participação nas aulas mediante a implicação dos estudantes na realização dos exercícios práticos, bem como nas suas intervenções orais exigidas pelas apresentações desses exercícios e na sua interacção permanente com o docente; b) a realização de uma ficha de leitura sobre texto(s) seleccionado(s) pela equipa docente, traduzindo a capacidade de os estudantes saberem distinguir o que é a problemática do texto, os seus principais conceitos, as suas principais proposições e c) um exercício escrito final, em que os estudantes sejam capazes de articular os temas e conceitos do programa, e a diversidade de perspectivas teóricas da sua abordagem, de uma forma adequada, abrangente e desenvolvida.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Campenhoudt, Luc Van (2012), Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, 2ª ed., Lisboa, Gradiva. - Costa, António Firmino da (2009), Sociologia, Lisboa, Quimera, 6ª. edição. - Demartis, Lucia (2012), Compêndio de Sociologia, Lisboa, Edições70. - Giddens, Anthony (2014), Sociologia, Lisboa, Gulbenkian, 9ª edição. - Wieviorka, Michel (2010), Nove Lições de Sociologia, Lisboa, Editora Teorema.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Berger, Peter e Luckmann, Thomas (2010), A Construção Social da Realidade, Lisboa, Dinalivro. - Javeau, Claude (1998), Lições de Sociologia, Oeiras, Celta Editora. - Elias, Norbert (2011), Introdução à Sociologia, Lisboa, Edições 70. - Costa, António Firmino da (2008), Sociedade de Bairro, 2ª ed., Lisboa, Celta Editora. - Turner, Jonathan (2000), Sociologia: conceitos e aplicações, São Paulo, Makron Books.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23