Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sólidos conhecimentos de mercados e activos financeiros e cálculo financeiro.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, nos planos conceptual e prático, compreender os conceitos relacionados com a análise avaliação e gestão de investimentos financeiros tendo em conta o binómio risco/rendibilidade; identifique e seja capaz de utilizar os principais modelos de gestão de portfolios de activos financeiros, e identifique e saiba aplicar estratégias de imunização do risco de taxa de juro em portfolios de obrigações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1.Ser capaz de expor oralmente as ideias de uma maneira lógica e clara para um público específico e resumir as conclusões de forma eficaz; 2.Conhecer e identificar as principais características da organização e funcionamento dos mercados; 3.Conhecer e aplicar os principais modelos de avaliação e arbitragem. 4.Utilizar as metodologias de avaliação do desempenho na gestão de carteiras de investimento; 5.Conhecer os modelos, as estratégias e as técnicas relevantes para a gestão de portfólios de investimentos; 6.Conhecer a importância da gestão do risco de taxa de juro em portfolios de obrigações e saber aplicar as estratégias de imunização convencional a portfolios de obrigações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Introdução 2.Risco e retorno: Markowitz, Capital Asset Pricing Model, Arbitrage Pricing Theory e Three Factors Fama & French Model 3.Utilidade e aversão ao risco 4.Avaliação da performance na gestão de carteiras 5.Gestão activa versus gestão passiva de carteiras 6.Gestão de porfolios de obrigações
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: Transversal a todo o programa OA2, OA3 e OA5: 1. Introdução; 2. Risco e retorno: Markowitz, Capital Asset Pricing Model, Arbitrage Pricing Theory e Three Factors Fama & French Model; 3. Utilidade e aversão ao risco OA4 4. Avaliação da performance na gestão de carteiras OA5: 6. Gestão de portfolios de obrigações
Avaliação / Assessment
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos de estudo 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: Trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | 1) Avaliação regular: - Um teste intermédio individual (50%) - Um teste final (frequência) individual (50%) - Uma assiduidade mínima de 80% 2) Exame (1ª época) O aluno terá aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o coordenador da UC na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos de estudo 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: Trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. Transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. Transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planea-mento das Aulas. Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Iscte Business School, numa parceria com o BNP Paribas, oferece uma oportunidade inédita aos estudantes das licenciaturas em Gestão, Economia e Finanças e Contabilidade. Os alunos que concluam com sucesso as três UCs abaixo terão acesso a um processo de recrutamento privilegiado e mais curto. ? Investimentos (Inv) ? Gestão de Ativos Financeiros (GAF) ? Securities Markets Operations (SMO)(Operações em Mercados Financeiros). Mais informações: https://ibs.iscte-iul.pt/assets/files/2021/04/21/1618992407832_Parceria_Iscte_Business_School_e_BNP_Paribas__2_.pdf (e-mail: ibs@iscte-iul.pt)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Reilly, F., K. Brown S. Leeds, Investment Analysis and Portfolio Management, 11th Ed., Cengage Learning, 2012. - Haugen, R., Modern Investment Theory, Prentice-Hall, 5th edition, 2001. - Elton, E., M. Gruber, S. Brown and W. Goetzmann, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, 9th edition, 2014. - Bodie, Z., A. Kane, and A. Marcus, Investments, McGraw-Hill, 11th edition, 2017. - Miguel, A. et. al. Investimentos Financeiros: Teoria e Prática, Ed. Sílabo, 3ª edição, 2018 - Nunes, J. e L. Oliveira, Mercados de Taxas de Juro: Avaliação de Obrigações, Estimação de Funções de Desconto e Gestão do Risco de Taxa de Juro, 2014.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Outros a indicar ao longo do semestre lectivo. - Jornais da base de dados da Biblioteca do ISCTE ?A..Z?, ou ?b-on?, relacionados com as principais temáticas da UC. - Jornais diários e/ou semanários com temáticas de economia, finanças e gestão (v.g. Diário Económico; suplementos de economia de jornais diários, etc); - Sebenta da UC Investimentos
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16