Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6099
Acrónimo :
L6099
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC está localizada no 1º semestre do 2º ano do plano de estudos das licenciaturas em Sociologia e Sociologia-PL. Faz parte do bloco de laboratórios de sociologia, destinados essencialmente ao desenvolvimento de competências de trabalho sociológico, através da realização de atividades práticas. Neste caso, e após a aquisição, em unidades curriculares do 1º ano, das competências básicas de utilização de duas das três fontes principais do trabalho sociológico (bibliografia, indicadores) -, o objetivo geral de Laboratório de Pesquisa Observacional é o de dotar os/as estudantes de competências básicas na terceira dessas fontes: o terreno de pesquisa. Visa, por isso, proporcionar a aquisição de um conjunto de conhecimentos práticos no domínio da pesquisa observacional, suscetíveis de serem usados na investigação sociológica e nos seus múltiplos desempenhos profissionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Desenvolvimento de capacidades de observação, registo e interpretação da informação recolhida no âmbito da pesquisa; OA2. Contacto com terreno da investigação nos seus diversos contextos, abertos e fechados, formais e informais, próximos e desconhecidos; OA3. Identificação e regulação de situações de interação em diferentes contextos observacionais e perante interlocutores c/distintos; OA4. Aquisição de competências relacionais e capacidade de abordagem a pessoas e entidades relacionadas com os objetos de estudo; OA5. Estabelecimento de estratégias e condições de acesso a observáveis, através de procedimentos formais e da mobilização de relações informais e de interconhecimento; OA6. Domínio dos princípios deontológicos orientadores da conduta do/a sociólogo/a no contacto c/observáveis; OA7. Desenvolvimento de capacidades de estudo e pesquisa, trabalho em equipa, interpretação de textos e dados, relacionamento entre teoria e dados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Observação sociológica: O quê e como?; Como registar, analisar e interpretar? Observação orientada teoricamente; Conceitos observacionais; Familiarização e distanciamento; Observação emic e etic; CP2. Contextos de observação: Espaços abertos e fechados; Contextos formais e informais; Contextos organizacionais e não organizacionais; CP3. Interação observacional: Estabelecer contactos; Situações de interação e definição da situação; Processos de comunicação; Regulação da interação; Papéis e identidades na relação interativa. CP4. Acesso à observação: Estabelecer acesso; Estratégias de acesso; A importância do interconhecimento e das relações informais; Etapas e fronteiras. CP5. Registos de observação: Suportes de registo; Formas e instrumentos de registo; Guiões, grelhas e categorias de observação. CP6. Análise e interpretação: Tratamento dos registos observacionais; Análise sociológica das observações. CP7. Exercícios

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A aquisição de capacidades de observação, registo e interpretação de informação no âmbito da pesquisa sociológica (OA1) envolve todos os conteúdos programáticos (CP1-CP7) elencados. Treinar o contacto com o terreno de investigação (OA2) implica conhecer as suas diversas modalidades e características (CP2), bem como a aquisição de competências relacionais de abordagem de pessoas e entidades (CP4). A capacidade de identificar e regular as diferentes situações de interação (OA3 e OA4) e respetivas condições de acesso (OA5) pressupõe a aquisição de conhecimento relativamente às situações de interação (CP3) e construção de competências relacionais (CP4) O domínio dos princípios deontológicos orientadores do investigador em sociologia (OA6) pressupõe não só o domínio das componentes fundamentais da observação sociológica como (CP1) como da respetiva capacidade de análise e interpretação (CP6) O relato da observação (OA7) inclui a capacidade de observar (CP1), analisar (CP6) e relatar (CP7)

Avaliação / Assessment


A avaliação é efetuada ao longo do semestre, implicando um mínimo de 2/3 de assiduidade às aulas lecionadas. A avaliação tem por base: A participação e presença ativa e regular nas aulas e o desenvolvimento das atividades nelas previstas (designadamente o planeamento do trabalho de observação e a apresentação e discussão dos resultados da observação); a apresentação de um texto; a elaboração de uma reflexão final individual sobre os conhecimentos adquiridos na UC. Ponderação dos diferentes elementos que contribuem para a avaliação: Assiduidade e participação nas atividades: 20% Apresentação de texto individual: 10% Relatório final individual: 20% Portfólio de grupo (conjunto dos exercícios de grupo): 50% Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular, não está prevista a avaliação dos/as estudantes através de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A feição laboratorial desta unidade curricular incorpora uma ampla diversidade de metodologias de ensino e aprendizagem. Estas metodologias incluem a exposição teórica e metodológica efetuada pelo docente relativamente aos conteúdos fundamentais da UC; a leitura de textos e preparação de apresentações orais; o desenvolvimento de trabalho de campo em grupo e a preparação de apresentações orais e relatórios escritos em grupo; a discussão seminarial das apresentações orais realizadas individualmente e em grupo com o docente e colegas; a reflexão individual sobre o trabalho desenvolvido em ensaio individual. Uma das frentes de trabalho que decorrerá ao longo do semestre será a leitura e discussão de textos presentes no Moodle. Cada aluno/a terá de ler e preparar a apresentação de um texto, sendo o aluno apresentador/a escolhido por sorteio imediatamente antes da apresentação. A apresentação e conteúdos do texto serão posteriormente discutidos com os colegas e docente. Um outro conjunto de trabalhos práticos a realizar pelos alunos/as consiste na preparação e execução de um conjunto de observações de natureza sociológica de complexidade crescente ao longo do semestre. Essas observações e respetivos relatos analíticos (um total de 5 ao longo do semestre) serão efetuadas em grupo e posteriormente apresentados em sala de aula, por um dos grupos escolhido por sorteio (a ordenação das apresentações em grupo é feita antecipadamente). O grupo ou grupos não selecionado no sorteio terá a missão de discutir o trabalho efetuado pelos colegas em conjunto com o docente. No final do semestre o conjunto de exercícios efetuados deve ser compilado num dossier de grupo, incluindo ainda a reflexão individual efetuada por cada estudante relativamente ao trabalho desenvolvido

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O caráter laboratorial desta UC implica o planeamento e realização de exercícios práticos de observação, registo e análise sociológica, relacionados com os objetivos de aprendizagem. Ao longo do semestre os/as alunos/as acedem a uma diversidade de contextos e situações do quotidiano, com os quais estabelecem contacto e treinam procedimentos observacionais. As sessões teórico-práticas e as leituras orientam os/as alunos/as na preparação do trabalho de terreno. As sessões seminariais permitem a discussão, partilha e o debate com o/a docente e os/as colegas.

Observações / Observations


O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que mais facilmente se pode associar à UC é a promoção de uma Educação de Qualidade, a partir da convocatória dos recursos de natureza teórica, metodológica e empírica para a construção de relatórios ou outputs científicos de qualidade Os recursos de inteligência artificial poderão ser utilizados na execução do trabalho escrito previsto para a avaliação final, desde que o respetivo recurso e prompts de conteúdo utilizados sejam incluídos na redação, bem como o objetivo e estratégia de utilização deste recurso.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Beaud, S. e Weber, F. (2007 [1998]), Guia para pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos, Rio de Janeiro, Vozes; Burgess,R. (2001), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta Editora; Costa, A. F. (1986), «A Pesquisa de Terreno em Sociologia», em J. M. Pinto e A. Santos Silva, Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento; Peretz, H. (2000), Métodos em Sociologia, Lisboa, Temas e Debates; Sieber, T. (2008), Ruas da cidade e sociabilidade pública: um olhar a partir de Lisboa?, em Graça Índias Cordeiro e Frédéric Vidal (org.) A rua. Espaço, tempo, sociabilidade, Lisboa, Livros Horizonte, 47-62; Velho, G. (1981), Observando o Familiar, em Individualismo e Cultura, Rio de Janeiro, Zahar; Velho, G. (1994), Unidade e Fragmentação em Sociedades Complexas? em Projeto e Metamorfose, Rio de Janeiro, Zahar; White, W. F. (2005), Sociedade de Esquina, Rio de Janeiro, Zahar.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Becker, Howard S. 1997 (1958) «Problemas de inferência e prova na observação participante» in Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais, São Paulo: Editora Hucitec, pp.47-64 Benavente, Ana, Costa, António Firmino da, Machado, Fernando Luís e Neves, Manuela Castro (1991), «Perspectivas e Métodos da Sociologia no Estudo dos Meios Sociais», em Do Outro Lado da Escola, Lisboa, Editorial Teorema Campenhoudt, Luc Van (2001), Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, Lisboa, Gradiva Denzin, Norman K. (2000), Handbook of Qualitative Research, London, Sage Publications Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1992) «A aplicação de um inquérito» em O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta, pp.159-174 Goffman, Erving (1963), Behaviour in Public Places, New York, The Free Press Goffman, Erving (1999), Os Momentos e os seus Homens, Lisboa, Relógio d'Água Lee, Raymond M. (2002), Métodos não Interferentes em Pesquisa Social, Lisboa, Gradiva Hall, Edward T. (1986), A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d'Água Hall, Edward T. (1984), A Dança da Vida, Lisboa, Relógio d'Água Pais, José Machado (2002), Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa, ICS Pereira, Maria do Mar (2012), Fazendo Género no Recreio, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais Ruquoy, Danielle (1997), «Situação de entrevista e estratégia do entrevistador» em Luc Albarello et al, Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, pp. 84-116 Simões, José Alberto (2012), ?Investigando a rua através da internet (e vice-versa): considerações teórico-metodológicas sobre um itinerário etnográfico?, Análise Social, 205, XLVII, pp. 792-817 Smith, Dorothy E. (2005), Institutional Ethnography: A Sociology for People, Oxford, Altamira Press A.P.S., Associação Portuguesa de Sociologia, Código Deontológico, http://www.aps.ics.pt

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25