Sumários

Análise de Imagem: A Socio-Semiótica Visual

20 Novembro 2024, 14:00 Cláudia Álvares


  • Objetivo - desconstrução de relações de poder por detrás das imagens, vistas como cumprindo uma função ideológica.
  • Semelhança com Análise Crítica do Discurso
  • Gramática Visual de Kress e Van Leeuwen: Dimensões representacionais, interacionais e composicionais
  • Análise de numerosos exemplos com base na interação desses três eixos da imagem
Bibliografia:

Kress, G. & van Leeuwen, T. (1996) Reading Images: The Grammar of Visual Design. Victoria: Deakin University. 


Exercício de Análise de Discurso Foucauldiana

13 Novembro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


Exercício: Análise de Poder, Conhecimento e Resistência no Discurso Público

Objetivo: Aplicar a análise foucauldiana do discurso para explorar como o poder e o conhecimento se entrecruzam para moldar identidades, práticas sociais e formas de resistência dentro de um tipo específico de discurso público

Passo 1: Escolher um Estudo de Caso

Passo 2: Definir Questões-Chave para a Análise

  • Poder e Conhecimento
  • Regimes de Verdade
  • Mecanismos Disciplinares
  • Resistência e Contra-Discursos

Passo 3: Realizar Análise Intertextual

  • Texto Principal: Analisar o discurso principal, identificando temas recorrentes, escolhas linguísticas e elementos visuais.
  • Textos Suplementares: Examinar textos relacionados que contribuam para ou desafiem o discurso principal, como reações nas redes sociais ou fontes de notícias alternativas.

Passo 4: Refletir sobre as Conclusões

  • A construção e manutenção da ‘verdade’
  • Como os sujeitos são disciplinados através do discurso
  • Instâncias e formas de resistência

 


Exercício de Análise do Discurso Foucauldiana

13 Novembro 2024, 14:00 Cláudia Álvares


Exercício: Análise de Poder, Conhecimento e Resistência no Discurso Público

Objetivo: Aplicar a análise foucauldiana do discurso para explorar como o poder e o conhecimento se entrecruzam para moldar identidades, práticas sociais e formas de resistência dentro de um tipo específico de discurso público

Passo 1: Escolher um Estudo de Caso

Passo 2: Definir Questões-Chave para a Análise

  • Poder e Conhecimento
  • Regimes de Verdade
  • Mecanismos Disciplinares
  • Resistência e Contra-Discursos

Passo 3: Realizar Análise Intertextual

  • Texto Principal: Analisar o discurso principal, identificando temas recorrentes, escolhas linguísticas e elementos visuais.
  • Textos Suplementares: Examinar textos relacionados que contribuam para ou desafiem o discurso principal, como reações nas redes sociais ou fontes de notícias alternativas.

Passo 4: Refletir sobre as Conclusões

  • A construção e manutenção da ‘verdade’
  • Como os sujeitos são disciplinados através do discurso
  • Instâncias e formas de resistência

 


Análise do Discurso (Abordagem de Michel Foucault)

6 Novembro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


  • Definição de Discurso
  • Formação Discursiva, Regime de Verdade e Tecnologias de Disciplinarização do Sujeito e da Subjetividade
  • Disciplinar através da Produção Discursiva
  • Poder como Produtivo e não Repressivo: Ubiquidade
  • Eixo Poder/Conhecimento
  • Poder/Resistência
  • Análise foucauldiana: Como e não Porquê
  • Procedimentos a Seguir

Referências: 

Rose, G. (2008) ‘Discourse Analysis I’, in Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London: Sage, pp. 141-171.

Graham, L. (2005) ‘Discourse Analysis and the Critical use of Foucault’. Paper presented at Australian Association for Research in Education. 2005 Annual Conference, Sydney, 27th November – 1st December.

Moore, S. (1997) ‘“Whom does this discourse serve?” Some requirements for communication suggested by Foucault’s analysis of power.’ New Jersey Journal of Communication 5(2), 150–166.


Análise do Discurso (Abordagem de Michel Foucault)

6 Novembro 2024, 14:00 Cláudia Álvares


  • Definição de Discurso
  • Formação Discursiva, Regime de Verdade e Tecnologias de Disciplinarização do Sujeito e da Subjetividade
  • Disciplinar através da Produção Discursiva
  • Poder como Produtivo e não Repressivo: Ubiquidade
  • Eixo Poder/Conhecimento
  • Poder/Resistência
  • Análise foucauldiana: Como e não Porquê
  • Procedimentos a Seguir

Referências: 

Rose, G. (2008) ‘Discourse Analysis I’, in Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London: Sage, pp. 141-171.

Graham, L. (2005) ‘Discourse Analysis and the Critical use of Foucault’. Paper presented at Australian Association for Research in Education. 2005 Annual Conference, Sydney, 27th November – 1st December.

Moore, S. (1997) ‘“Whom does this discourse serve?” Some requirements for communication suggested by Foucault’s analysis of power.’ New Jersey Journal of Communication 5(2), 150–166.