Sumários

Análise Crítica Histórico-Discursiva (Ruth Wodak)

16 Outubro 2024, 14:00 Cláudia Álvares


. 5 principais estratégias para justificar a inclusão/exclusão de indivíduos: estratégia de nominalização, predicação, argumentação, perspetivação, intensificação/mitigação

- análise de falácias discursivas
- topoi e amiguidade discursiva 
- introdução a exercício conjunto

Bibliografia: 

Wodak, R. (2009) ´The Irrationality of Politics', in The Discourse of Politics in Action: Politics as Usual. Hampshire: Palgrave Macmillan, pp. 28-56.
Wodak, R. (2007) 2007. ‘Pragmatics and Critical Discourse Analysis. A cross-disciplinary Inquiry.’ Pragmatics and Cognition, 15 (1): 203–225.
Wodak, R. (1999) ‘Critical Discourse Analysis at the End of the 20th Century.’ Research on Language & Social Interaction 32(1-2): 185–193.

Exercício em Aula sobre Enquadramentos Discursivos

9 Outubro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


Enunciado de Exercício sobre Enquadramentos respondido pelos Alunos em Aula com base em notícias sobre incêndios florestais retirados ao Público, Observador e Correio da Manhã


1) Identificar padrões repetidos na cobertura de notícias, para ampliar, enfatizar ou salientar determinado aspeto
2) Procurar narrativas mestras ou temas (identificar 'ingroup' Vs. 'outgroup')
3) Procurar pistas estilísticas como modos de referência, uso de citações e atribuições
4) Explicar as suposições subjacentes aos enquadramentos encontrados
5) Identificar o que os enquadramentos excluem da discussão
6) Identificar quais as visões do mundo reforçados pelos enquadramentos discursivos

Bibliografia: 
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Exercício em Aula sobre Enquadramentos Discursivos

9 Outubro 2024, 14:00 Cláudia Álvares


Enunciado de Exercício sobre Enquadramentos respondido pelos Alunos em Aula com base em notícias sobre incêndios florestais retirados ao Público, Observador e Correio da Manhã


1) Identificar padrões repetidos na cobertura de notícias, para ampliar, enfatizar ou salientar determinado aspeto
2) Procurar narrativas mestras ou temas (identificar 'ingroup' Vs. 'outgroup')
3) Procurar pistas estilísticas como modos de referência, uso de citações e atribuições
4) Explicar as suposições subjacentes aos enquadramentos encontrados
5) Identificar o que os enquadramentos excluem da discussão
6) Identificar quais as visões do mundo reforçados pelos enquadramentos discursivos

Bibliografia: 
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I. Enquadramentos e Análise do Discurso

2 Outubro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


I. Abordagens ao ‘Framing’
II. Enquadramentos de Valência

III. O Impacto das Redes Sociais nos Enquadramentos Discursivos

Bibliografia: 

Alvares, C. (2017) ‘Mediatising the Radical: The Implied Audience in Islamic State Propaganda Videos’. In: Digitale Medien und politischweltanschaulicher Extremismus im Jugendalter: Erkenntnisse aus Wissenschaft und Praxis, ed. Sally Hohnstein & Maruta Herding. Halle: Deutsches Jugendinstitut e.V.: pp. 39-58.

 

Boomgaarden, H./De Vreese, C. (2003) ‘Valenced news frames and public support for the EU’. In: Communications, Vol. 28, pp. 361–381.

 

Entman, R. (1993) ‘Framing: Toward Clarification of a Fractured Paradigm.’ In: Journal of Communication 43(4): 51–58.

 

I. Enquadramentos e Análise do Discurso

2 Outubro 2024, 14:00 Cláudia Álvares


I. Abordagens ao ‘Framing’
II. Enquadramentos de Valência

III. O Impacto das Redes Sociais nos Enquadramentos Discursivos

Bibliografia: 

Alvares, C. (2017) ‘Mediatising the Radical: The Implied Audience in Islamic State Propaganda Videos’. In: Digitale Medien und politischweltanschaulicher Extremismus im Jugendalter: Erkenntnisse aus Wissenschaft und Praxis, ed. Sally Hohnstein & Maruta Herding. Halle: Deutsches Jugendinstitut e.V.: pp. 39-58.

 

Boomgaarden, H./De Vreese, C. (2003) ‘Valenced news frames and public support for the EU’. In: Communications, Vol. 28, pp. 361–381.

 

Entman, R. (1993) ‘Framing: Toward Clarification of a Fractured Paradigm.’ In: Journal of Communication 43(4): 51–58.