Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M0653
Acrónimo :
M0653
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir os estudantes aos fundamentos da gestão da qualidade, explorando os principais conceitos, modelos e ferramentas, bem como os contributos teóricos e práticos dos principais autores da área. Visa-se ainda promover a compreensão da aplicação dos sistemas de gestão da qualidade em contextos organizacionais diversos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o Estudante deverá ser capaz de adquirir o seguinte conhecimento: OA1: Explicar os conceitos-chave da gestão da qualidade e a evolução do pensamento da qualidade; OA2: Analisar criticamente os contributos dos principais autores da área; OA3: Aplicar ferramentas da qualidade na análise e melhoria de processos; OA4: Avaliar a aplicação de sistemas de gestão da qualidade em diferentes organizações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à Qualidade, à Gestão da Qualidade e à Gestão da Qualidade Total (TQM); CP2: Principais autores do movimento da Qualidade: As referências Ocidentais e as Japonesas; CP3: Ferramentas da Qualidade; CP4: Qualidade em Serviços: dimensões, desafios e modelos de avaliação; CP5: Sistemas de Gestão da Qualidade: ISO 9001 e Modelos de Excelência (EFQM).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram organizados para alinhar-se diretamente com os objetivos de aprendizagem, promovendo uma progressão lógica de conhecimentos e competências. -CP1 introduz a Qualidade e a TQM, base para o OA1. -CP2 explora os principais autores (Deming, Juran, Ishikawa), permitindo análise crítica para o OA2. -CP3 foca em ferramentas práticas (causa-efeito, gráficos de controlo, folhas de verificação), essenciais para o OA3. -CP4 e CP5 abordam a qualidade em serviços e os sistemas de gestão (ISO 9001, EFQM), contribuindo para o OA4 com avaliação crítica da eficácia e aplicabilidade em diferentes contextos.

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: Avaliação ao Longo do Semestre (*) i)Trabalho de grupo (entrega de apresentação e de relatório): 30% - Apresentação com participação de todos os estudantes; - Entrega antecipada do relatório (na semana anterior à apresentação), com entrega do documento de suporte (slides, ppt, etc) no dia apresentação; - Nota mínima: 10 valores ii)Teste individual final: 70% - Nota mínima: 8,5 valores Classificação ponderada mínima final para aprovação: 10 valores OPÇÃO 2: Exame no final do semestre (*) i)Exame individual final: 100% -Nota mínima para aprovação: 10 valores (*) Nota: Estudantes com resultados finais iguais ou superiores a 17 valores poderão ser convocados para uma prova oral de aferição. Os estudantes podem escolher ser dispensados da prova oral e ficar com a classificação de 16 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está organizada em torno de aulas teórico-práticas, assentando num modelo pedagógico ativo e centrado no estudante. As metodologias incluem: i) Exposição teórica (ME1), para enquadramento dos conceitos fundamentais; ii) Discussão de artigos e casos de estudo (ME2), promovendo a análise crítica; iii) Realização de trabalho de grupo (ME3), com aplicação prática das ferramentas; iv) Trabalho autónomo orientado (ME4), com leitura e preparação de atividades e avaliações. Será ainda utilizado o recurso ao auto-estudo e ao trabalho de grupo, para execução do trabalho autónomo. Os estudantes devem ler os slides e textos relevantes indicados para cada tópico, preferencialmente antes da aula teórica. O trabalho autónomo inclui ainda a preparação de apresentações de casos de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adotadas na UC foram selecionadas de modo a garantir uma correspondência clara com os objetivos de aprendizagem e com o perfil de competências pretendido no final do processo formativo. A diversidade metodológica visa responder às diferentes dimensões da aprendizagem — conceptual, analítica, aplicada e avaliativa — conforme se descreve: -ME1 – Exposição teórica: contribui de forma central para o OA1, ao fornecer aos estudantes os quadros teóricos necessários para compreender os conceitos-chave da gestão da qualidade. Também sustenta os OA3 e OA4, ao introduzir os modelos e normas utilizados nas organizações. -ME2 – Discussão de artigos e casos de estudo: fomenta a análise crítica e reflexiva, articulando-se diretamente com o OA2, ao promover a leitura, interpretação e discussão fundamentada de autores clássicos e contemporâneos da área. Também contribui para os OA3 e OA4, ao aplicar teorias e modelos a contextos organizacionais reais. -ME3 – Trabalho de grupo: está diretamente associado ao OA3 (aplicação de ferramentas da qualidade), ao proporcionar uma experiência prática colaborativa de análise e proposta de melhorias. Simultaneamente, reforça o OA4, ao exigir a avaliação de modelos de gestão da qualidade num caso concreto. -ME4 – Trabalho autónomo orientado: é transversal a todos os objetivos (OA1 a OA4), promovendo a consolidação dos conhecimentos, a preparação para avaliações e a integração de diferentes perspetivas teóricas e práticas. Esta coerência entre metodologias e objetivos assegura que o processo de ensino-aprendizagem é sistemático, alinhado e orientado para o desenvolvimento de competências relevantes no domínio da gestão da qualidade.

Observações / Observations


Esta UC contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.º 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas) e n.º 12 (Produção e Consumo Sustentáveis), ao abordar a melhoria contínua e a eficiência de processos organizacionais. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC e o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


António, N, A. Teixeira e A. Rosa (2016). Gestão da Qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM, Ed. Sílabo Foster, S. (2013) Managing Quality: Integrating the Supply Chain 5th Edition, Pearson ISO. (2023). ISO 9001: Quality Management Systems – Requirements. ISO. Juran, J. M., & Godfrey, A. B. (1999). Juran's Quality Handbook (5th ed.). McGraw-Hill. Kiran, D.R. (2016). Total Quality Management: Key Concepts and Case Studies. Butterworth-Heinemann Pires, A. (2012) Sistemas de Gestão da Qualidade, Ed. Sílabo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Deming, E. (1986) Out of crisis, Cambridge University Press Imai, M. (2012) Gemba Kaizen, McGraw-Hill Zeithamal, V., A. Parasuraman & L. Berry (1990) Delivering Quality Service, Free Press

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-05