Sumários

Resistências no trabalho na era do capitalismo flexível

26 Novembro 2025, 18:00 Paulo Marques Alves


A degradação, desumanização e desvalorização do trabalho na era do capitalismo flexível.

O tempo de trabalho e os salários.

As consequências para a saúde dos trabalhadores.

O Eurofound e os inquéritos às condições de trabalho.

A agenda pelo trabalho digno da OIT.

Resistências no trabalho. O conceito de resistência. Resistências individuais e coletivas entre os trabalhadores de call centre e os trabalhadores das plataformas digitais.

A degradação, desumanização e desvalorização do trabalho na época do capitalismo flexível

19 Novembro 2025, 18:00 Paulo Marques Alves


Na primeira parte da aula realizou-se uma conferência da Professora Doutora Lucinéia Scremin Martins, docente da UFG – Universidade Federal de Goiás e investigadora do NEST – Núcleo de Estudos de Sociologia do Trabalho, que apresentou a comunicação “Sobreviver em meio à crise: Informalidade, pandemia e sobrevivência de trabalhadores e trabalhadoras em Goiânia-GO, Brasil”

Após a palestra seguiu-se um período de debate.

Com base na comunicação os/as alunos/as irão realizar um momento de avaliação em grupo.

Na segunda parte da aula prosseguiu-se com os conteúdos previstos no programa da UC, tendo sido abordada a questão da degradação, desumanização e desvalorização do trabalho na época do capitalismo flexível, com especial ênfase no trabalho digital: degradação real do trabalho virtual. Da callcentarização à uberização.

Conferências das Professoras Doutoras Ana Cristina Oliveira e Clarissa Maranhão

12 Novembro 2025, 18:00 Paulo Marques Alves


A aula consistiu na realização de duas conferências, uma a cargo da Professora Doutora Ana Cristina Oliveira, docente da UFF-Universidade Federal Fluminense, e outra a cargo da Professora Doutora Clarissa Maranhão, docente da UFAL-Universidade Federal de Alagoas.

A Professora Ana Cristina Oliveira apresentou a comunicação "Capitalismo Dependente, Reprodução Social e Trabalho Doméstico Feminino Racializado: pesquisa comparativa em movimento Brasil e Portugal".

A Professora Clarissa Maranhão apresentou a comunicação "Informalidade e pobreza: a superexploração da força de trabalho no capitalismo contemporâneo".

Após cada uma das comunicações seguiu-se um período de debate.

Com base nas comunicações os/as alunos/as irão realizar um momento de avaliação em grupo.

O trabalho nos serviços. O trabalho digital

5 Novembro 2025, 18:00 Paulo Marques Alves


O trabalho nos serviços. Os vários tipos de trabalho terciário. As tarefas. Os sistemas de trabalho na indústria e nos serviços. A proposta de classificação dos serviços de Jean Gadrey. Visionamento de um filme sobre serviços e produção em massa.

O trabalho digital. Sua definição. A fileira do trabalho digital.

 

Da abordagem sociotécnica à reestruturação produtiva

29 Outubro 2025, 18:00 Paulo Marques Alves


A abordagem sociotécnica, uma ótica intervencionista de reestruturação do trabalho. Os postulados. Os principais contributos. As experiências.

O modelo antropocêntrico, produção reflexiva ou volvoismo: um novo paradigma produtivo centrado no indivíduo. A fábrica da Volvo de Kalmar como símbolo da rutura com o modelo burocrático-mecanicista. A fábrica de Uddevalla, a primeira fábrica da indústria automóvel sem cadeia de montagem. Visionamento de um filme sobre a fábrica de Kalmar da Volvo.

A perspetiva tecnocêntrica. A técnica como fator essencial de competitividade. A manutenção da taylorização.

A "lean production" ou TPS - Toyota Production System: uma terceira via? Visionamento de um filme sobre a fábrica NUMMI.

Fordismo, "lean production" e modelo antropocêntrico em perspetiva comparada.

Fim do taylorismo e do fordismo?