Sumários

Cânone(s) e Cultura: questionamento e revisão

15 Abril 2024, 18:00 Cecília Vaz


- Discussão do texto Miguel Tamen, «Cânone 4», in: António M. Feijó, João R. Figueiredo e Miguel Tamen (eds.), O Cânone, Lisboa: Fundação Cupertino de Miranda e Tinta-da-china, 2020, pp. 523-526.
- O acesso ao cânone
- Objeções ao cânone

Cânone e Cultura: construção, transmissão e perpetuação

8 Abril 2024, 20:30 Cecília Vaz


- Diferentes acepções de cânone em diversas áreas

- Construção e transformação do Cânone

- Processos de transmissão e perpetuação do Cânone

Cânone e Cultura: construção, transmissão e perpetuação

8 Abril 2024, 18:00 Cecília Vaz


- Diferentes acepções de cânone em diversas áreas

- Construção e transformação do Cânone

- Processos de transmissão e perpetuação do Cânone

Síntese dos conteúdos das aulas anteriores. Apresentação e discussão do ensaio orientado (avaliação).

18 Março 2024, 20:30 Vera Borges


Síntese dos conteúdos das aulas anteriores.
Apresentação do ensaio orientado, seguindo três questões:
  1. conceito de cultura e a noção de “valor cultural”,
  2. Implicações teóricas e práticas da utilização da metáfora “diplomacia das interdependências” (Morizot, 2022), e a “cultura como um organismo” (Holden, 2015), para a análise da diversidade e sustentabilidade na cultura;
  3. Relações possíveis entre produção cultural | mediação | linhas de ação da UE e o omnivorismo cultural nas sociedades europeias contemporâneas.
Trabalho em grupo (pares), debate e propostas de resolução do Ensaio final (avaliação). 

Síntese dos conteúdos das aulas anteriores. Apresentação e discussão do ensaio orientado (avaliação).

18 Março 2024, 18:00 Vera Borges


Síntese dos conteúdos das aulas anteriores.
Apresentação do ensaio orientado, seguindo três questões:
  1. conceito de cultura e a noção de “valor cultural”,
  2. Implicações teóricas e práticas da utilização da metáfora “diplomacia das interdependências” (Morizot, 2022), e a “cultura como um organismo” (Holden, 2015), para a análise da diversidade e sustentabilidade na cultura;
  3. Relações possíveis entre produção cultural | mediação | linhas de ação da UE e o omnivorismo cultural nas sociedades europeias contemporâneas.
Trabalho em grupo (pares), debate e propostas de resolução do Ensaio final (avaliação).