Sumários

A “diplomacia das interdependências” e a gestão de ecossistemas (cultura, natureza e sustentabilidade).

26 Fevereiro 2024, 18:00 Vera Borges


Cultura e natureza.
A “diplomacia das interdependências” e a gestão de ecossistemas nas artes.
As perspetivas de J. Holden (2015) e B. Morizot (2022).


Cultura e sustentabilidade.
Complexidades, estratégias inovadoras e desenvolvimento de iniciativas “no terreno”.
A perspetiva de N. Duxburg (2017, 2020).
Visionamento de teaser de CREATOUR.

Exercício Prático 1: Mapeamento feito pelos/as Estudantes e uma tipologia coletiva.
Perfil-tipo 1 - Estruturas com missões artísticas e ambientais. Festival Nascentes (Leiria); CooLabora e À Escuta (Seia);
Perfil-tipo 2 - Estruturas com missões de intervenção e inclusão social, e desenvolvimento humano sustentável: Ação nas Escadinhas; Interrogação - Castelo Branco; Renovar A Mouraria; Hangar; ATLAS Velhos são os trapos.
Perfil-tipo 3 - Estruturas com missão de diplomacia cultural: Centro Cultural Português, em Luanda.

Exercício Prático 2: Seleção de linhas orientadoras e de ação, do Plano de Trabalho para a Cultura da UE.
Trabalho em grupos, apresentação e discussão:
Cultura para o Planeta e Alterações climáticas.
Inclusão e coesão territorial.
Igualdade e combate a formas de discriminação.
Identidade e cooperação europeia, valores, património.
Proteção contra violência digital. 


O conceito de cultura. Abordagem sociológica em torno de cinco linhas conceptuais (a concluir).

19 Fevereiro 2024, 20:30 Vera Borges


 Apresentação da docente e dos/as estudantes.
 Métodos de trabalho, esclarecimentos sobre o processo de avaliação e os critérios seguidos.

 O conceito de cultura.
 Abordagem sociológica em torno de cinco linhas conceptuais (a concluir).
 As perspetivas de P. Bourdieu e D. Throsby.
 Ilustrações práticas e discussão: Documentário My Octopus Teacher | https://greenhouse2024.com/programa

O conceito de cultura. Abordagem sociológica em torno de cinco linhas conceptuais (a concluir).

19 Fevereiro 2024, 18:00 Vera Borges


 Apresentação da docente e dos/as estudantes.
 Métodos de trabalho, esclarecimentos sobre o processo de avaliação e os critérios seguidos.

 O conceito de cultura.
 Abordagem sociológica em torno de cinco linhas conceptuais (a concluir).
 As perspetivas de P. Bourdieu e D. Throsby.
 
 Ilustrações práticas e discussão: Documentário My Octopus Teacher | https://greenhouse2024.com/programa

Cultura: (in)definições de um conceito

5 Fevereiro 2024, 20:30 Cecília Vaz


Apresentação do programa, planificação e processo de avaliação da UC

Origens da formação da noção contemporânea de cultura

Cultura: (in)definições de um conceito

5 Fevereiro 2024, 18:00 Cecília Vaz


Apresentação do programa, planificação e processo de avaliação da UC

Origens da formação da noção contemporânea de cultura