Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade visa fornecer aos alunos(as) competências práticas de aplicação da análise de conteúdo, recorrendo a um programa informático especializado: MAXQDA. Este objetivo é cumprido com base na utilização de procedimentos de análise de conteúdo sobre diversos tipos de suporte empírico: entrevistas, entrevistas de grupo e textos de outros tipos que constituem acervos de dados para investigação. São ainda abordados os modos de integração dos outputs do MAXQDA, bem como de outros produtos da análise de conteúdo, em relatórios ou produtos de investigação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: Identificar diferentes métodos de análise de conteúdo e respetiva utilização em diversos tipos de suporte: entrevista, entrevista de grupo, artigos de imprensa. (OA1) Planear e executar uma análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA (OA2) Construir outputs auxiliados pelas ferramentas visuais do software (OA3). Interpretar os dados e sobre estes construir um texto analítico e explicativo, em formato de relatório ou de outro produto científico (OA4).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução. Estratégias de análise de conteúdo. Comparação da análise de conteúdo temáticas com outras abordagens, incluindo a Grounded Theory. CP2.A questão da amostragem na seleção dos documentos a tratar. As etapas na realização da análise de conteúdo. As vantagens e desvantagens da análise de conteúdo. Aplicações da análise de conteúdo. Fiabilidade e validade na análise de conteúdo. CP3 Etapas, processos e tarefas na utilização do MAXQDA: variáveis independentes; estrutura de codificação; códigos e subcódigos; memos; contagens. CP4. Construção de Outputs. Produção de um codebook de apresentação dos resultados: matrizes de códigos e matrizes de relações entre códigos, tabelas cruzadas com excertos e contagens, proporções, nuvens de palavras. CP5. Interpretação dos dados e construção de outputs. Integração da análise e dos outputs em produtos de diferentes tipos, relatórios e produtos científicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O OA1 procura dar uma panorâmica geral da abordagem metodológica qualitativa: entrevistas, focus groups, análise documental, etnografia, entre outras (CP1). Incluirá as etapas fundamentais da análise de conteúdo, em função do tipo de documento, dos objetivos e dos cuidados a ter no procedimento. Dificuldades e virtualidades serão também abordadas (CP2). O OA2 inclui a integração dos diversos suportes no software e a preparação dos documentos (CP3). Seguir-se-á o processo de codificação, desde a definição de variáveis independentes à definição da estrutura de códigos e subcódigos de acordo com as questões de investigação. A elaboração dos outputs do Maxqda (OA3) é efetuada de acordo com os objetivos da pesquisa e as questões de investigação orientarão. Aqui serão tidas em conta contagense e análise por variáveis independentes, a distribuição dos códigos e das relações entre estes (CP4). O OA4 dará corpo à integração analítica de outputs e memos através da produção de um codebook (CP5).
Avaliação / Assessment
A avaliação desta UC realiza-se exclusivamente por exame (100%). Este exame pode ser efetuado por duas formas: a) entrega de trabalho escrito individual b) prova individual escrita Na opção a), deverá ser apresentado um trabalho escrito de cerca de 10 páginas contendo a análise conteúdo de um conjunto de documentos. Esses documentos consistirão em entrevistas ou grupos de discussão (fornecidos pelo docente) ou numa seleção de documentos à escolha do aluno (esta opção deverá obter aprovação prévia do docente). Esse trabalho, em formato de relatório escrito, deverá incluir a apresentação de objetivos e do material a analisar, bem como de todas as operações de análise de conteúdo realizadas, acompanhadas das ferramentas visuais produzidas pelo software MAXQDA e ainda outros elementos como tabelas, gráficos etc, bem como a interpretação dos dados e citações e reflexão em contraste com os objetivos apresentados. A classificação desse relatório consistirá em 100% da nota final. No caso do aluno optar pela opção b) deve informar previamente o professor. Os alunos que não obtiverem aproveitamento em 1ª época poderão apresentar o trabalho em 2ª época em idênticas condições (100% da nota final). Os alunos poderão ainda beneficiar da Época Especial, desde que abrangidos pela regulamentação aplicável.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade corresponde a 6 ECTS, 21 horas (TP20;OT1) de contacto e 129 horas de trabalho autónomo. Os métodos de ensino visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para os objetivos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas fornecem informação teórica e aplicação prática na análise de conteúdo com software. A tutoria oferece um apoio aos projetos e os alunos recebem feedback. As aulas terão um caráter fundamentalmente prático, através das quais os alunos deverão conhecer os princípios básicos da análise de conteúdo e da respetiva aplicação através de software apropriado. Posteriormente aprenderão a criar as ferramentas visuais necessárias à respetiva ilustração e compreensão. A primeira aula terá uma feição iminentemente expositiva, englobando a transmissão de conhecimento sobre as diversas tradições de pesquisa qualitativa, o respetivo contraste com a pesquisa quantitativa e o diferente conhecimento que poderá ser obtido a partir de cada uma delas ou da respetiva conjugação (métodos mistos). A partir da segunda aula, estas terão uma feição iminentemente prática, nas quais os alunos, acompanhados pelo professor executarão as tarefas de preparação e de execução da análise de conteúdo, combinando uma leitura prévia dos documentos, a definição de uma estrutura de codificação, a codificação dos documentos, a construção de memos interpretativos, e a construção de ferramentas visuais. Todos estes elementos constarão na elaboração de um livro de códigos que constituirá um esboço do relatório da análise de dados. Todos estes passos serão seguidos para cada um dos tipos de documentos a analisar: entrevistas, entrevistas de grupo e outros documentos. O trabalho realizado em sala de aulas deverá ser complementado com trabalho autónomo por parte do aluno, com vista ao aprofundamento dos procedimentos seguidos e criação de rotinas que as restrições do tempo de aulas não permitem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos remetem para a aquisição de conhecimentos, capacidade de compreensão e de aplicação. A exposição teórica e metodológica permitirá operacionalizar todos objetivos de aprendizagem contribuindo para o aumento de conhecimentos e compreensão e apoiando a aplicação. As demonstrações, os exemplos e os exercícios visam o desenvolvimento de competências de aplicação, incidindo, portanto, nos objetivos 2, 3 e 4. O trabalho autónomo dos alunos será orientado e incentivado de acordo com um plano elaborado pelo docente e visa o desenvolvimento das competências necessárias para a concretização dos objetivos de aprendizagem. Este plano inclui a indicação de leituras específicas e atividades a serem desenvolvidas.
Observações / Observations
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que mais facilmente se pode associar à UC é a promoção de uma Educação de Qualidade, a partir da convocatória dos recursos de natureza teórica, metodológica e empírica para a construção de relatórios ou outputs científicos de qualidade Os recursos de inteligência artificial poderão ser utilizados na execução do trabalho escrito previsto para a avaliação final, desde que o respetivo recurso e prompts de conteúdo utilizados sejam incluídos na redação, bem como o objetivo e estratégia de utilização deste recurso.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
MAXQDA 2022 Manual Brown, V. & Clark. V. (2021). Thematic Analysis. A Practical Guide. Lonfdon: Sage Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2000). Handbook of Qualitative Research. London: Sage. Kuckartz, Udo & Rädiker, S. (2023). Qualitative Content Analysis. Methods, Practices and Software, London: Sage
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25