Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8205
Acrónimo :
M8205
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


OA1 | Identificar e distinguir os diferentes efeitos associados à moderação e à mediação OA2 | Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre regressão linear para testar moderação e mediação OA3 | Aplicar a regressão linear múltipla para os diversos modelos OA4 | Analisar e interpretar resultados estatísticos OA5 | Reportar resultados em tese/artigo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular tem por objetivo desenvolver conhecimentos e competências sobre moderação, mediação e mediação moderada. Caracterizam modelos com designs complexos frequentemente utilizados na investigação em Ciências Sociais e Humanas. São realizadas modelações através de regressão linear múltipla A apresentação dos diferentes modelos contempla também uma vertente mais aplicacional, construindo situações de análise. Os modelos são testados através da macro PROCESS (Hayes, 2022).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Moderação, mediação e mediação moderada 1.1 Moderação: efeito de interação 1.2 Mediação: cadeia de efeitos 1.3 Mediação moderada: efeito indireto condicionado 1.3 Discussão de artigos com moderação, mediação e moderação mediada 2. Moderação via regressão linear múltipla 2.1 Efeito principal e efeito de interação 2.2 Moderadora quantitativa 2.3 Moderadora dummy 2.4 Aplicação com software de estatística (SPSS e PROCESS) 2.5 Reportar resultados em tese/artigo 3. Mediação via regressão linear múltipla 3.1 Mediadora quantitativa 3.2 Estimar e testar efeito indireto via bootstrapping 3.3 Aplicação com software de estatística (SPSS e PROCESS) 3.4 Reportar resultados em tese/artigo 4. Mediação moderada via regressão linear múltipla 4.1 Condições de aplicabilidade 4.2 Efeito indirecto condicionado 4.3 Aplicação com software de estatística (SPSS e PROCESS) 4.4 Reportar resultados em tese/artigo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | 1.1 | 1.2 | 1.3 | 1.4 OA2 | 2.1 | 2.2 | 2.3 | 3.1 | 3.2 | 3.3 | 4.1 | 4.2 OA3 | 2.4 | 4.3 OA4| 2.1 | 2.2 | 2.3 | 3.1 | 3.2 | 3.3 | 4.1 | 4.2 OA5 | 2.5 | 3.4 | 4.4

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica contempla: 1. Avaliação individual - Teste (65%) 2. Avaliação em grupo - Trabalho (35%). Nota mínima no teste = 8,5 valores | Nota mínima no trabalho de grupo = 10 valores. A avaliação por exame mantém as mesmas duas componentes da avaliação periódica e com as mesmas ponderações: 1. Avaliação individual - Teste (65%) 2. Avaliação individual - Trabalho (35%). Nota mínima no teste = 8,5 valores | Nota mínima no trabalho individual = 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual, tendo por base a bibliografia sugerida, é orientado e apoiado pela realização de aulas de diferentes tipos: 1. Aulas teórico-práticas: introdução dos tópicos a partir de artigos científicos. Apresentação conceptual da moderação, mediação e mediação moderada. Apresentação e discussão de exemplos de aplicações (artigos); 2. Aulas laboratoriais: teste de moderação, mediação e mediação moderada usando o PROCESS e apresentação de resultados em tese/artigo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino estão em articulação com os objectivos de aprendizagem (OA) da UC da seguinte forma: 1. Nas aulas teórico-práticas (TP) são desenvolvidas as competências previstas nos seguintes objectivos de aprendizagem: OA1 | OA2 | OA4 2. As aulas prático-laboratoriais (PL) estão em articulação com os objectivos de aprendizagem: OA3 | OA5

Observações / Observations


A par da bibliografia existem outros materiais necessários ao acompanhamento das aulas teórico-práticas (TP), bem como de apoio às aulas PL. Estes materiais são disponibilizados na plataforma de e-learning. Ela é igualmente usada para colocar outro tipo de informação importante para os alunos como seja: avisos da equipa docente, materiais destinados à avaliação dos alunos, artigos científicos, etc.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hair, J., Black, W., Babin, B. and Anderson R. (2014). Multivariate Data Analysis. Pearson New International Edition (7ª ed). Hayes, A. F. (2020). Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis: A Regression-Based Approach. 2nd, Guilford Press. Jiang, L., J. and Matthew J. (2018). Work and Affective Commitment: A Moderated Mediation Model of Positive Work Reflection and Work Centrality. J Bus Psychol 33, 545?558. https://doi.org/10.1007/s10869-017-9509-6. Maroco, J. (2010). Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), Pero Pinheiro. Tabachnick, B. and Fidell, L. (2013). Using Multivariate Statistics, USA, Person International Edition, 6ª ed. Hair, J., Anderson R., Tatham, R. e Black, W., Multivariate Data Analysis: A Global Perspective, 2019, Saddle River, Pearson International Edition (8ª ed),, Hayes, A. F., Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis: A Regression-Based Approach, 2020, 2nd, Guilford Press., Jiang, L., J. and Matthew J., Work and Affective Commitment: A Moderated Mediation Model of Positive Work Reflection and Work Centrality., 2018, J Bus Psychol 33, 545?558., Maroco, J., Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS),, 2020, Pero Pinheiro, Tabachnick, B. and Fidell, L., Using Multivariate Statistics, 2013, USA, Person International Edition, 6ª ed.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Baron, R e Kenny D. (1986). The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182. Preacher, K. J. e Hayes, A. F (2008). Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models, Behavior Research Methods, 40 (3), 879-891, http://quantpsy.org/pubs/preacher_hayes_2008b.pdf. Important links: Kenny, D. A. (2011). Moderation http://davidakenny.net/cm/moderation.htm Kenny, D. A. (2012). Mediation, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm Baron, R e Kenny D., The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, 1986, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182., Preacher, K. J. e Hayes, A. F., Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models,, 2008, Behavior Research Methods, 40 (3), 879-891, http://quantpsy.org/pubs/preacher_hayes_2008b.pdf., Kenny, D. A., Moderation http://davidakenny.net/cm/moderation.htm, 2011, http://davidakenny.net/cm/moderation.htm, Kenny, D. A., Mediation, 2012, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16