Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8479
Acrónimo :
M8479
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2012/2013

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Demonstrar competências de comunicação 2. Conceber e apresentar apresentações comunicativas 3. Demonstrar eficácia na comunicação

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Desenvolver as capacidades comunicativas do aluno a fim de melhorar a sua eficácia pessoal e relações interpessoais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Ferramentas de comunicação 2. Competências e técnicas de apresentação 3. Estudo de situações específicas (dando feedback, negociação, resolução de conflitos) 4. Comunicação empresarial e imagem

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - (CP1) Ferramentas de comunicação OA2 - (CP2) Competências e técnicas de apresentação OA3 - (CP3) Estudo de situações específicas; (CP4) Comunicação empresarial e imagem

Avaliação / Assessment


Trabalho escrito: 20% Exame: 80%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para esta uc são: 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura OA1, OA2 e OA3 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Transversal a todos os OAs.

Observações / Observations


Horário de atendimento a alunos é facultado online.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


3. Face-to-face Communications for clarity and impact ? Harvard Business Scholl Press, Boston, USA Presentations that persuade and motivate ? Harvard Business School Press, Boston, USA. 2. Presenting to win ? Jerry Weissman, Prentice Hall. 1. The fifth discipline fieldbook - Senge, Peter (Nicholas Brealey, London).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


12. The last word on Power - Tracy Goss 11. Eliminating fears: an intervention that permanently eliminates the fear of public speaking. J Wiley,2006. 10. The ten worst presentation moments, Microsoft Corporation, 2006. 9. How to make your case in 30 seconds or less ? Harvard management Communication Letter article. N Wreden, 2002. 8. How to craft Successful business presentations and effective public speaking ? Patrick Forsyth, 2006. 7. Improve your Communication skills ? The Sunday Times, Alan Barker, 2006. 6. Effective Communication ? Harvard Business Review, 1999. 5. Don?t let the messenger they shoot, be you! ? C. Mike Jousan, Scottsdale, Arizona, USA 4. How to talk to anyone, anytime, anywhere ? the secrets of good communication ? Larry King (1994). 3. The power of persuasion ? Rupert Eales-White, Kogan Page Limited, London, UK. 2. 30 minutes before a presentation ? Patrick Forsyth, Kogan Page Limited, London, UK. 1. Non-violent Communication, a language of life ? Marshall B. Rosenberg (2003), A Puddle Dancer Press Book.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16