Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8483
Acrónimo :
M8483
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


O desenvolvimento da estratégia e de planos de marketing eficazes requer uma compreensão profunda do comportamento do consumidor e do processo de tomada de decisão. Este curso foi desenvolvido para analisar que acontece antes, durante e depois do momento de compra. Assim, ilustra como os consumidores recolhem informação, formam atitudes, fazem escolhas, se comportam e avaliam suas experiências. Este curso combina uma base teórica com aplicações práticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final deste curso, os alunos deverão: [OA1] Conhecer os fundamentos do comportamento do consumidor; [OA2] Compreender as influências internas da tomada de decisão; [OA3] Prever como os consumidores compram e usam produtos; [OA4] Compreender os consumidores no seu contexto social e cultural; [OA5] Discutir o papel dos social media no comportamento do consumidor; [OA6] Identificar as principais etapas de um Estudo de Mercado

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Comprar, Ter e Ser 2. Consumidor, Sustentabilidade e Bem-Estar Social 3. Percepção 4. Aprendizagem e Memória 5. Motivação e Afeto 6. O Eu: Mente, Género e Corpo 7. Personalidade, Estilos de Vida e Valores 8. Atitudes e Comunicações Persuasivas 9. Processo de Tomada de Decisão 10. Compra, Uso e Alienação 11. Grupos e Social Media 12. Rendimento e Classe Social 13. Cultura e Subcultura 14. Estudos de Mercado e Tomada de Decisão

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


[LG1] Compreensão dos Fundamentos do Comportamento do Consumidor (P1 e P2): Introduz os princípios do comportamento do consumidor, enfatizando por que e como os consumidores compram, com foco na sustentabilidade e no impacto social. [LG2] Influências Internas na Tomada de Decisão (P3-7): Explora fatores psicológicos, incluindo percepção, memória, motivação, autoidentidade e personalidade. [LG3] Previsão do Comportamento de Compra e Uso (P9 e 10): Aborda a jornada de tomada de decisão do consumidor. [LG4] Influências Sociais e Culturais (P11-13): Examina fatores externos que moldam preferências e padrões de compra. [LG5] Papel das Redes Sociais no Marketing (P11): Investiga como as redes sociais impactam o comportamento do consumidor e a dinâmica de grupo, orientando os profissionais de marketing no uso dessas plataformas para engajamento e fidelidade. [LG6] Pesquisa de Marketing (P14): Identifica as etapas para realizar uma pesquisa de marketing eficaz para embasar decisões.

Avaliação / Assessment


[I] Avaliação ao longo do semestre (presença mínima em 2/3 das aulas) - (1) Presença 10%; (2) Atividades em Aula/Discussão - Casos de Estudo e Discussões em Grupo (semanalmente)* 10%; (3) Apresentação dos estudantes/Trabalho de grupo* 30%; (4) Exame final* 50%. Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante deverão contactar a coordenadora da disciplina na primeira aula se pretenderem alternativa à avaliação dos critérios 1 e 2 (substituição por quizzes regulares). [II] Exame final* 100% *nota mínima = 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Todos 4.Activas, com realização de trabalhos Todos 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem(ME): 1.Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2.Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3.Activas com realização de trabalhos; 4.Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Handouts available for each classSolomon, M. R. (2020). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being. Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brochado, A., Teiga, N. & Oliveira-Brochado, F. (2017). The ecological conscious consumer behavior: are the activists different?. International Journal of Consumer Studies. 41 (2), 138-146Costa, L., Teixeira, A. & Brochado, A. (2021). Determinants of consumers? frugal innovation acceptance in a developed country. Young Consumers. 22 (2), 185-201

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-22