Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de compreender as principais ferramentas de comunicação e o seu papel, bem como analisar e avaliar anúncios publicitários com interligação com os aspetos culturas e de personalidade e reputação da marca subjacente.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o estudante deverá: OA1. Analisar a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing e sustentabilidade, considerando aspetos éticos OA2. Compreender a natureza e as estratégias de comunicação OA3. Compreender as principais ferramentas de comunicação e o seu papel OA4. Avaliar os principais conceitos associados à marca na perspetiva da comunicação: identidade, imagem e reputação da marca OA5. Analisar e avaliar anúncios publicitários sem esquecer diferenças culturais OA6. Conhecer as características da personalidade do vendedor e analisar com os instrumentos da promoção de venda 0A7. Conhecer os principais meios e formas de Relações públicas e analisar patrocínio e mecenato OA8. Conhecer a evolução do marketing direto e analisar com formas online e offline do marketing interativo e integrado e da criação de uma experiência
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1-DA ESTRATÉGIA DE MARKETING À DA COMUNICAÇÃO Estratégia, sustentabilidade e aspetos éticos Processo de decisão CP2-NATUREZA DA COMUNICAÇÃO Processo e sistema de comunicação:push, pull, profile CP3-MIX DA COMUNICAÇÃO Meios, formas e papel das variáveis do mix da comunicação CP4-COMUNICAÇÃO DA MARCA Identidade, imagem, personalidade reputação, credibilidade e equity da marca Marcas corporativas versus produto Tec. VR, AR, AI na comunicação da marca CP5-AVALIAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS Criatividade, emoções, personalidade, cultura dos países: avaliação da eficácia CP6- FORÇA DE VENDA E PROMOÇÃO DE VENDA Estrutura da força de venda e personalidade Objetivos e instrumentos:promoção de venda CP7-RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO Meios e formas de comunicação com a comunicação social Patrocínio versus Mecenato CP8-MARKETING DIRETO, COMUNICAÇÃO ONLINE, MARKETING INTERATIVO E INTEGRADO Do catálogo ao online Blogs, redes sociais e outros Co-criação de experiência e passa-palavra
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O CP1 encontra-se associado ao OA1 que refere que o aluno deve analisar a estratégia de comunicação e sustentabilidade, considerando aspetos éticos.O CP2 encontra-se associado ao OA2 que refere que o aluno deve compreender a natureza e estratégias de comunicação.O CP3 encontra-se associado ao OA3 que refere que o aluno deve compreender ferramentas de comunicação e seu papel.O CP4 encontra-se associado ao OA4 que refere que o aluno deve avaliar os conceitos associados à marca.O CP5 encontra-se associado ao OA5 que refere que o aluno deve analisar anúncios publicitários considerando diferenças culturais.O CP6 encontra-se associado ao OA6 que refere que o aluno deve conhecer personalidade do vendedor e instrumentos da promoção de venda.O CP7 encontra-se associado ao OA7 que refere que o aluno deve conhecer formas de Relações públicas, patrocínio e mecenato.O CP8 encontra-se associado ao OA8 que refere que o aluno deve conhecer marketing interativo, integrado e criação de experiência.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: trabalhos elaborados e apresentações (50% de ponderação- 30% trabalho temático); Prova escrita individual-(50% de ponderação). Na avaliação dos trabalhos, apresentações e da prova escrita é atribuída uma classificação de 0-20. Em nenhum destes elementos de avaliação a classificação poderá ser inferior a 7,5 valores. Avaliação ao longo do semestre, assiduidade mínima de 2/3 das aulas. Alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre: exame com ponderação de 100%,nota mínima de 9,5.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O estudante deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação, no âmbito desta Unidade Curricular e em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativas: análise e discussão de exercícios de casos de estudo e artigos científicos. Ativas: realização de trabalho de grupo; Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno (Planificação das Aulas)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objetivo de aprendizagem (OA) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Transversal a todos os OA 2.Participativas, com análise e discussão de exercícios práticos e artigos científicos - OA4,OA5 OA6, OA7 e OA8. 3.Activas, com a apresentação de trabalhos de grupo, em especial o trabalho temático - OA4,OA5 OA6, OA7 e OA8. 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Transversal a todos os OA.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Os estudantes poderão contatar o docente via email, telefone, presencialmente ou por zoom, podendo este ser solicitado durante as aulas ou por email.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Flynn, T. R., Smith, J.M., & Walsh, M.F. (2021). Integrated Marketing Communication: A Consumer-Centric Approach for the Digital. Kendall Hunt Publishing Leung, X. Y. et al. (2024). Immersive Advertising through Co-Creation: Lessons from the Visitor Economy: How to Enhance Experiential Competitiveness With an “Attract, Convert, and Delight” Strategy. Journal of Advertising Research (Published 16 July 2024) doi: 10.2501/JAR-2024-019 Loureiro, S.M.C. et al. (2023). How can brands encourage consumers to donate data to a data-driven social partnership? An examination of hedonic vs. functional categories, Journal of business research, 164, 113958 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.113958 Loureiro, S.M.C. et al. (2021). Artificial Intelligence in Business: State of the Art and Future Research Agenda. Journal of Business Research, 129, 911-926 tom Dieck, M. C. et al. (2021). Augmented Reality and Virtual Reality: New Trends in Immersive Technology. Springer
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Loureiro, S.M.C., & Kaufmann, H.R. (2019). Exploring the Power of Electronic Word-of-Mouth in the Services Industry. IGI Global Nascimento,J.,&Loureiro,S.M.C.(2024).Mappingthesustainabilitybrandingfield: emerging trends and future directions. Journal of Product and Brand Management, 33(2), 234-257. doi: 10.1108/JPBM-02-2023-4349 Batra, R., & Keller, K.L. (2016). Integrating Marketing Communications: New Findings, New Lessons, and New Ideas. Journal of Marketing, 80(6),122-145 Aaker, D. (2002), Building strong brands. Free Press Business Keller, K. L. (1993). Conceptualizing, Measuring, and Managing Customer Based Brand Equality. Journal of Marketing, 57, 1-22. Mooij, M. de, & Hofstede, G. (2010). The Hofstede model Applications to global branding and advertising strategy and research. International Journal of Advertising, 29(1), 85-110 Pieters, R. Wedel, M., & Batra, R. (2010). The Stopping Power of Advertising: Measures and Effects of Visual Complexity, Journal of Marketing, 74, 48-60 Watson, T. (2012). The evolution of public relations measurement and evaluation. Public Relations Review, 38, 390- 398 Guerreiro, J. Loureiro, S.M.C., & Ribeiro, C. (2022). Advertising Acceptance via Smart Speakers. Spanish Journal of Marketing (published 28 of October 2022) doi: 10.1108/SJME-02-2022-0028 Branca, G., Rescinity, R., & Loureiro, S.M.C. (2022). Virtual is so real! Consumers’ evaluation of product packaging in Virtual Reality. Psychology & Marketing, 14(3), 596-609. doi: 10.1002/mar.21743
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26