Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral deste curso é proporcionar aos alunos uma abordagem integrada sobre o conceito de Serviço em empresas a partir das lentes das operações em serviços, fornecendo ferramentas, desenvolvimento de habilidades e perspectivas de oportunidades de carreira.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a: OA1.: Identificar as características do serviço e também as competências associadas ao pensamento estruturado sobre serviço em negócios; OA2.: Aprender sobre as oportunidades oferecidas pela tecnologia para melhorar a produtividade e a criação de valor em organizações de serviços; OA3.: Compreender o crescimento e expansão dos serviços, tanto a nível nacional como internacional, e apreciar as oportunidades empreendedoras em serviço.; OA4.: Medir e controlar o desempenho dos serviços, bem como planear como este deverá ser melhorado continuamente.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1) Introdução ao que é Serviço e o que entendemos por serviço; CP2) "Back stage" versus "front stage", a metáfora do teatro; CP3) Design, mapeamentos e análise; CP4) Quebrando o conflito eficiência-serviço. O conceito do Serviço; CP5) Inovação e o modelo de negócios da inovação; CP6) Qualidade em Serviços, gestão de competências e capacidades; CP7) Diferentes lógicas em serviços e serviços inteligentes (como usar a tecnologia; CP8) Como medir o crescimento do processo do serviço (um processo contínuo).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1. - CP1 OA2. - CP2 + CP3 +CP4 OA3. - CP5 + CP6 OA4. - CP7 + CP8
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação requer uma taxa de 90% de frequência das aula e inclui: - Participação na aula, assiduidade e relatórios individuais (individuais) (10%); - Casos curtos e trabalhos de grupo (grupo) (20%) - Projeto final sobre um caso de estudo (grupo) (20%) - Teste escrito (individual) (50%) Para ter sucesso na avaliação contínua, os alunos devem pontuar pelo menos 8 valores em cada componente de avaliação e atingir como tal uma nota final de pelo menos 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula; - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo; - Auto-estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): - Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos: OA 1, 2, 3 e 4 - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula: OA 1, 2, 3 e 4 - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula: OA 2 e 3 - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo: OA 1, 2 e 3 - Auto-estudo: OA 1, 2, 3 e 4
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- seminal articles to support each class. - lesson slides; - Johnston, R., Clark, G. and M. Shulver (2012), Service Operations Management - improving service delivery, 4th edition. Pearson. (textbook);
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16