Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8531
Acrónimo :
M8531
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Compreensão do inglês como língua de trabalho: compreensão, expressão oral e redação. Gestão de operações: Conceitos básicos

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral desta disciplina é proporcionar aos alunos uma abordagem global da gestão de operações e do seu impacto em termos da capacidade competitiva das empresas, centrando-se na conceção, planeamento e controlo das operações, ao longo do tempo. Os alunos devem ser capazes de utilizar e aplicar diferentes ferramentas de apoio ao planeamento e controlo das operações em diferentes circunstâncias, em contexto real.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Controlar os materiais e recursos requeridos pelos processos. OA2. Planear a utilização dos recursos necessários nos processos de forma a satisfazer as necessidades dos clientes. OA3. Apoiar o planeamento e controlo das operações tendo por base a utilização de diferentes ferramentas e métodos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Planeamento Agregado CP2: Teoria das Restrições CP3: Planeamento de recursos: Plano Diretor de Produção e Materials Requirement Planning CP4: Scheduling CP5: Filas de Espera

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos 'Planeamento agregado' (CP1) e 'Teoria das Restrições' (CP2) irão expor os estudantes a teorias e ferramentas úteis para o controlo de materiais e recursos requeridos pelos processos (tanto em contexto de produção como de serviços, OA1). Todos os conteúdos programáticos (CP1-CP5) irão expor os estudantes a teorias e ferramentas essenciais para o apoio ao planeamento e utilização de recursos necessários nos processos, em linha com as necessidades dos clientes (OA2). Todos os conteúdos programáticos (CP1-CP5) irão expor os estudantes a diferentes metodologias e ferramentas que serão úteis para apoiar o planeamento e controlo das operações, tanto em ambientes de produção como de serviços (OA3).

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE 1. Participação (Assiduidade >=80%): 15% 2. Projeto de grupo e discussão: 30% 3. Teste escrito individual: 55% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 7.5 valores (em 20) em cada componente. OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As seguintes metodologias de ensino serão usadas: 1. Expositivas: para introduzir os conceitos e teorias de base, seguido de esclarecimento de dúvidas e discussão; 2. Participativas: com análise e resolução de casos de estudo e exercícios; 3. Ativas e Experimentais: com realização de projeto real em empresa. 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas permitem abranger todos os OA. As aulas baseadas em metodologias participativas permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de natureza expositiva através da análise e resolução de casos de estudo e exercícios, aplicando-se a todos os OA. As metodologias ativas e experimentais permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos em contexto real através da realização de projeto aplicado em empresa, o que exige uma significativa carga de trabalho autónomo por parte do estudante. Estas metodologias contribuem para todos os OA.

Observações / Observations


Os estudantes que reúnam as condições para beneficiar de estatuto especial no âmbito do Regulamento Interno para Estudantes devem contactar o Docente responsável da UC na primeira semana do semestre, para eventual ajustamento dos processos de aprendizagem e de avaliação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1] Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. (2022) Operations Management: processes and supply chains, 13th Edition, Pearson [2] Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2023) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 14th Edition, Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


[1] Slack, N., Brandon-Jones, A. e R. Johnston (2019) Operations Management, 9th Edição, Pearson [2] Carvalho, J.C. et al. (2010) Logística e Cadeia e Abastecimento, Edições Sílabo [3] Jacobs. F.R. e R.B. Chase (2014) Operations and supply chain management, 14ª Edição, McGraw-Hill.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29