Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8534
Acrónimo :
M8534
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de perceber o âmbito da inovação empresarial, articular a inovação com a estratégia da empresa e sejam capazes de articular um processo de gestão da inovação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno deverá: OA1 - Compreender o âmbito e profundidade da Gestão da Inovação OA2 - Compreender a articulação da Estratégia da Empresa e da Marca com a Estratégia de Inovação OA3 - Saber fazer a gestão das inovações e gerir e potenciar a criatividade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução à Inovação e Criatividade em Marketing • Definição, tipos e dimensões de inovação Competir através da inovação • Desenvolver uma oferta inovadora Estratégia de inovação • Potencial de inovação da empresa • Tipos de inovação Oportunidade • Seleção de oportunidades • Árvore de probabilidades • Diagrama risco-recompensa Ideia • Geração de ideias • Técnicas de geração de criatividade Desenvolvimento • Desenvolvimento de conceito • Avaliando o risco • O processo de estágio Teste • Sequência de testes: alfa, beta e gama • Prototipagem e produto de valor mínimo (MVP) Introdução no mercado • Planeamento da introdução • Desenvolvimento de planos de contingência • Difusão da inovação Adopção da inovação e criatividade nos negócios • Quais são as próximas tecnologias em MarTech? • A Nova Experiência do Cliente (CX) • Reimaginar os negócios com novas tecnologias

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 OA2 - CP2, CP3 OA3 - CP5, CP6, CP7, CP8 This "demonstration of consistency" stems from the interconnection of the syllabus with learning goals (LG) and is explained as follows: LG1 - P1 LG2 - P2, P3 LG3 - P5, P6, P7, P8

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica é composta por: Estudos de caso e análise de artigos - individual e/ou em grupo (15%); Trabalho final - em grupo (35%); Teste - individual (50%). A nota mínima em cada componente é de 7,5 valores. O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 2/3, sem a qual será excluído da avaliação periódica. Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota (nota mínima de 9,5).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos Todos. 3. Activas, com realização de projecto de empresa Todos. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Trott, Paul, Innovation Management and New Product Development, 7th Edition, 2022, Pearson Education, Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., Marketing 5.0: Technology for Humanity, 1st Edition, 2021, John Wiley & Sons, USA, Loureiro, S. M. C., Romero, J., & Bilro, R. G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: A systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Japutra, A., Bilro, R. G., & Loureiro, S. M. C. (2020). Beyond Virtual and Augmented Reality: AI-Assisted Mixed Reality and Its Impacts on Society. In Sandra M. C. Loureiro (Ed.), Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 252-265). IGI Global. Loureiro, S. M. C., Japutra, A., Molinillo, S., & Bilro, R. G., Stand by me: analyzing the tourist–intelligent voice assistant relationship quality, 2021, Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S. and Bilro, R.G. (2021), "Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality", International Journal of Contemporary Hospitality Management, Vol. 33 No. 11, pp. 3840-3859., https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2020-1032 Qu, Y., & Mardani, A. (2023). Market orientation, technological opportunity, and new product innovation performance. Journal of Business Research, 162, 113841. Arunachalam, S., Ramaswami, S. N., Patel, P. C., & Chai, L. (2022). Innovation-based strategic flexibility (ISF): Role of CEO ties with marketing and R&D. International Journal of Research in Marketing, 39(3), 927-946.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16