Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8534
Acrónimo :
M8534
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de perceber o âmbito da inovação empresarial, articular a inovação com a estratégia da empresa e sejam capazes de articular um processo de gestão da inovação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Compreender o âmbito e profundidade da Gestão da Inovação OA2 - Analisar a articulação entre Estratégia da Empresa e da Marca e a Estratégia de Inovação OA3 - Valorizar a gestão das inovações e gerir e potenciar a criatividade OA4 - Elaborar a estratégia de inovação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução à Inovação e Criatividade em Marketing • Definição, tipos e dimensões de inovação Competir através da inovação • Desenvolver uma oferta inovadora Estratégia de inovação • Potencial de inovação da empresa • Tipos de inovação Oportunidade • Seleção de oportunidades • Árvore de probabilidades • Diagrama risco-recompensa Ideia • Geração de ideias • Técnicas de geração de criatividade Desenvolvimento • Desenvolvimento de conceito • Avaliando o risco • O processo de estágio Teste • Sequência de testes: alfa, beta e gama • Prototipagem e produto de valor mínimo (MVP) Introdução no mercado • Planeamento da introdução • Desenvolvimento de planos de contingência • Difusão da inovação Adopção da inovação e criatividade nos negócios • Quais são as próximas tecnologias em MarTech? • A Nova Experiência do Cliente (CX) • Reimaginar os negócios com novas tecnologias

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de consistência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA) e explica-se da seguinte forma: - Os conteúdos programáticos teóricos (CPT) do Ponto do Programa (PP) 1 – ‘Introdução à Inovação e Criatividade em Marketing’ e 2 – ‘Competir através da inovação’ encontram-se associados ao OA1. - Os CPT do PP 3 – ‘Estratégia de inovação’ e 4 – ‘Oportunidade’ encontram-se associados ao OA2. - Os CPT do PP 5 – ‘Ideia’, 6 – ‘Desenvolvimento’ e 7 – ‘Teste’ encontram-se associados ao OA3. - Os CPT do PP 8 – ‘Introdução no mercado’ e 9 – ‘Adopção da inovação e criatividade nos negócios’ encontram-se associados ao OA4.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação avaliação ao longo do semestre inclui: Teste individual - 60% (nota mínima 8,5); Trabalho(s) de Grupo - 30% (n. mín. 10); Estudos de caso e análise de artigos - individual e/ou em grupo - 10% (n. mín. 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. A UC contempla avaliação por Exame. São admitidos nesta modalidade os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (ME): - Metodologia expositiva, através da exposição teórica dos conceitos em sala de aula - Metodologia ativa e demonstrativa, através da análise e resolução de casos de estudo em sala de aula - Metodologia ativa, através da realização de trabalhos de grupo e condução de projetos - Metodologia participativa, através da leitura autónoma de literatura previamente distribuída e discussão em sala de aula - Metodologia participativa, através da realização e análise de exercícios em sala de aula

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos Todos. 3. Activas, com realização de projecto de empresa Todos. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Trott, Paul, Innovation Management and New Product Development, 7th Edition, 2022, Pearson Education, Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., Marketing 5.0: Technology for Humanity, 1st Edition, 2021, John Wiley & Sons, USA, Loureiro, S. M. C., Romero, J., & Bilro, R. G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: A systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Japutra, A., Bilro, R. G., & Loureiro, S. M. C. (2020). Beyond Virtual and Augmented Reality: AI-Assisted Mixed Reality and Its Impacts on Society. In Sandra M. C. Loureiro (Ed.), Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 252-265). IGI Global. Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S. and Bilro, R.G. (2021). Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality. International Journal of Contemporary Hospitality Management, Vol. 33 No. 11, pp. 3840-3859., https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2020-1032 Qu, Y., & Mardani, A. (2023). Market orientation, technological opportunity, and new product innovation performance. Journal of Business Research, 162, 113841. Arunachalam, S., Ramaswami, S. N., Patel, P. C., & Chai, L. (2022). Innovation-based strategic flexibility (ISF): Role of CEO ties with marketing and R&D. International Journal of Research in Marketing, 39(3), 927-946.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27