Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9126
Acrónimo :
M9126
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicar as relações entre a liderança, a gestão de recursos humanos (GRH) e o desempenho organizacional, tendo por base a evidência disponível mais recente sobre este tópico e formular estratégias capazes de estimular o desempenho sustentável em diferentes condições.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Compreender o papel da liderança na criação de vantagem competitiva sustentada através das pessoas OA2. Avaliar as condições nas quais a competitividade organizacional está associada à liderança e às práticas e sistemas de RH OA3. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Liderança, GRH e organizações: das práticas de gestão de pessoas à sustentabilidade CP2. Liderança e promoção da performance individual e coletiva: • Estilos de liderança • Lmx • Liderança transformacional e carismática • Liderança autêntica e identidade CP3. GRH e capacidades organizacionais: • Clima de serviço • Coordenação relacional CP4. GRH e capacidades dinâmicas: promover a sustentabilidade através de: • Ambidextria organizacional • Fiabilidade organizacional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: O OA1 encontra-se focado na compreensão das condições nas quais a liderança e a GRH determinam a competitividade organizacional, pelo que os CP1, CP2, CP3 e CP3 contribuem para a consecução deste objectivo. O enfoque do OA2 aponta para a relevância de conceber estratégias de RH capazes de originar vantagens competitivas sustentáveis. Os CP3 e CP4 focam-se justamente em capacidades organizacionais diferentes identificadas na literatura como estando relacionadas com o desempenho organizacional. O OA2 está focalizado no desenvolvimento da liderança como fator de promoção da performance através da criação de capacidades organizaiconais. Neste contexto, os CP2, CP3 e CP4 abordam justamente o modo como a liderança afeta a performance organizacional e como o desenvolvimento da liderança deverá ser um elemento central da estratégia de RH.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre implica: um teste (70%); um trabalho de grupo (30%). Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas, combinando metodologias expositivas, participativas e, sobretudo, ativas. Para além da apresentação de elementos conceptuais centrais, faz-se recurso a estudos de caso e exercícios de diagnóstico que possam permitir a integração os conhecimentos. Os estudantes são estimulados a ler a bibliografia antes das aulas. Adicionalmente, é obrigatória a preparação autónoma de quatro casos, a serem discutidos nas aulas. Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo e a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes, bem assim como a combinação entre o conhecimento científico e o aplicado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para todos os objetivos de aprendizagem os estudantes deverão realizar, de forma autónoma, a leitura de artigos (presentes na bibliografia) e estudos de caso retirados de revistas da especialidade. Todo este material é discutido nas aulas, sendo sempre realizadas sínteses conclusivas e a identificação de questões a explorar. Os conhecimentos adquiridos através do trabalho autónomo dos estudantes são sempre elaborados no contexto da aula de modo a cobrir todo os conteúdos programáticos. O trabalho de grupo implica a análise de pelo menos 1 caso, com a necessidade de os alunos interpretarem as situações apresentadas com base nos modelos estudados e a criação de uma conclusão integradora.

Observações / Observations


Horário de atendimento por marcação. O recurso a instrumentos baseados em inteligência artificial é permitido desde que o seu uso, incluindo prompts, seja explicitado. Revistas recomendadas Human Resource Management Review Human Resource Management Journal The Leadership Quarterly

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bos‐Nehles, A., Townsend, K., Cafferkey, K., & Trullen, J. (2023). Examining the Ability, Motivation and Opportunity (AMO) framework in HRM research: Conceptualization, measurement and interactions. International Journal of Management Reviews, 25(4), 725–739 Northouse, P. G. (2021). Leadership: Theory and practice (9th edition). London: Sage. Pfeffer, J. (2005) Producing sustainable competitive advantage through the effective management of people. Academy of Management Executive, 19, 4, 95-106. Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bolton, R., Logan, C., & Gittell, J. H. (2021). Revisiting relational coordination: A systematic review. The Journal of Applied Behavioral Science, 1-33. Collins, C. (2021). Expanding the resource based view model of strategic human resource management. International Journal of Humana Resource Management, 32(2) 331-358. Hong et al. (2013). Missing Link in the service profit chain. Journal of Applied Psychology, 98, 2, 237-267. Jiang et. al. (2012). How does human resource management influence organizational outcomes? Academy of Management Journal, 55, 6, 1264-1294. Mehraein, V., Visintin, F & Pittino, D. (2023). The dark side of leadership: A systematic review of creativity and innovation. International Journal of Management Reviews, 25(4), 740–767. Muff et al. (2020). How to apply responsible leadership theory in practice: A competency tool to collaborate on the sustainable development goals. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27:2254-2274. O’Reilly III and Tushman, M. (2013). Organizational ambidexterity: Past, present, and future. Academy of Management Perspectives, 27, 324–338.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23