Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M9229
Acrónimo :
M9229
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender a ciência da gestão de projeto e a sua importância para o sucesso das organizações 2. Saber identificar os principais stakeholders de um projeto e como os gerir 3. Conhecer as principais boas práticas de gestão de projeto

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos deverão ser capazes de: 1. Saber identificar qual a melhor estrutura organizacional de acordo com o modelo de negócio 2. Saber usar na prática as técnicas principais de gestão de um projeto ao nível da iniciação, planeamento, execução, controlo e encerramento 3. Saber adaptar as técnicas de gestão de projeto às circunstâncias e contexto em que este decorre

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Contexto da Gestão de Projetos 2. Gestão de Stakeholders 3. Produtos vs Projetos 4. Áreas de Conhecimento 5. Principais Competências 6. Estruturas Tipo Project Management Office 7. Project Charter 8. Recolha de Requisitos 9. Definição do Âmbito 10. Dependências, Equipa, Prazo e Orçamento 11. Resolução de Sobrecargas 12. Otimização do Plano 13. Definição de Baseline 14. Monitorização e Controlo baseado em EVM 15. Lições Aprendidas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 a 6 OA2 - CP 7 ao 15 OA3 - CP 1 ao 15

Avaliação / Assessment


1. Trabalho de grupo Peso na classificação final: 50% 2. Avaliação individual Peso na classificação final: 50% A aprovação é obtida com o mínimo de 10 valores em cada componente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 4. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 2 - OA 3 ME 3 - OA 1 e OA 2 ME 4 - OA 2 e OA 3 ME 5 - OA 1, OA 2, OA 3

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Miguel, A.(2009).Gestão Moderna de Projetos. FCA. 8ª Edição Atualizada - Kernzer, A (2020).Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling. Wiley Edition - PMI, (2017), A Guide to the Project Management Body of Knowledge, 6ª Edição, Project Management Institute.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Pereira, L. (2012). A gestão de conhecimento em projetos. FCA. 1.ª Edição

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16