Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04502
Acrónimo :
MAC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


É objetivo desta UC apresentar o conjunto de sistemas de Administração Pública que constituem o quadro de referência mundial, assim como os seus modelos de modernização administrativa, tendo por referência o contexto político-institucional em que se inserem e, específicamente, as características de cada um.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os alunos devem saber: - Classsificar os diferentes países nos respetivos sistemas de Administração Pública - Identificar os movimentos de reforma e modernização administrativa ao nível internacional - Identificar modelos de reforma e modernização administrativa que influenciaram ou podem vir a influenciar a Administração portuguesa

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL - Reforma do Estado e Tendências na Administração Pública. Principais Modelos - Modelo de Reforma da Gestão Pública: Sistema Político, Sistema Administrativo e Processo de Decisão SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Características essenciais - Sistemas administrativos e respetivas classificações - A administração pública portuguesa - A administração Anglosaxónica - A administração na América Latina - A administração nos PALOP - A administração Asiática - Outros sistemas e países ANÁLISE COMPARATIVA - Estruturas de poder nacionais, regionais e locais - Formas de organização administrativa - Evolução do emprego público - Mecanismos de controle da administração pública - Cultura administrativa e exercício da cidadania - Métodos e técnicas de comparação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


No final da Unidade Curriicular, os alunos devera?o ser capazes de: ? Demonstrar, oralmente e por escrito, um conhecimento so?lido sobre o papel da liderabla no contexto da AP. ? Demonstrar, utilizando as convenc?o?es do ingle?s acade?mico, alguma familiaridade com debates centrais relacionados com a Administração Pública portuguesa atrave?s das refere?ncias bibliogra?ficas propostas na UC e/ou atrave?s de pesquisa empi?rica de outras fontes; ? Demonstrar, por escrito e/ou atrave?s de uma apresentac?a?o oral, como o papel da liderança e da inovação na Administração Pública em Portugal se relaciona com debates semelhantes ao ni?vel europeu; ? Demonstrar, por escrito, como o caso da liderança e da inovação se insere na literatura comparativa sobre estes conceitos; ? Demonstrar, por escrito, um conhecimento razoa?vel sobre as tende?ncias da Liderança e da Inovação no Setor Público em Portugal.

Avaliação / Assessment


O ensino é de cariz teórico-prático, combinando a exposição da docente na aula com a análise de powerpoints e de documentação selecionada, estimulando os alunos a um envolvimento regular no debate coletivo. O objetivo das aulas está focado nos casos de estudo para, através de uma metodologia adquirida nas aulas, aprender a identificar diferentes problemas e saber dar resposta através de diferentes soluções. | O processo de avaliação está organizado da seguinte forma: - Apresentação oral de leituras sobre um dos temas do programa (30%). - Ficha crítica de leitura (30%). - Trabalho escrito de aproximadamente 8 páginas sobre um tópico de interesse ligado aos temas da UC (30%) - Assiduidade e qualidade da participação individual nas aulas, demonstrativa da realização de leituras e do interesse no comentário de materiais utilizados nas mesmas e no debate com os colegas e a professora (10%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os alunos têm por base 25 horas de contacto, sendo 24 horas teóricas e teórico-praticas e 1 horas de orientações tutoriais. Nas aulas teóricas e teórico-práticas será apresentada e discutida a matéria com recurso à exposição pelo docente. Os alunos podem frequentar esta UC em regime de avaliação contínua ou de exame final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa acima descrito visa fornecer aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos, essenciais para alcançar os objectivos da UC. Assim, mesmo antes de abordar os principais desafios que enfrenta a administração pública, recordamos a complexidade do contexto socio-económico e a perspectiva supranacional da Política e da Administração Pública, fundamentais para a compreensão das organizações (públicas ou privadas). Só depois, entrámos nas questões da liderança e da inovação para a gestão da administração pública, apoiados com o recurso aos estudos de caso. Assim, através de uma tentativa de adequação ao programa e aos objectivos da UC, tentamos fazer com que a aprendizagem seja sustentada.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Será enviado um link aos estudantes com acesso às principais referências bibliográficas.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16