Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04502
Acrónimo :
MAC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


É objetivo desta UC apresentar o conjunto de sistemas de Administração Pública que constituem o quadro de referência mundial, assim como os seus modelos de modernização administrativa, tendo por referência o contexto político-institucional em que se inserem e, específicamente, as características de cada um.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC cada estudante deverá ser capaz de: 1. Definir e classificar os diferentes países nos respetivos sistemas de Administração Pública 2. Identificar e comparar os movimentos de reforma e modernização administrativa ao nível internacional 3. Analisar e desenvolver modelos de reforma e modernização administrativa que influenciaram ou podem vir a influenciar as Administrações Públicas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CONTEXTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL - Reforma do Estado e Tendências na Administração Pública. Principais Modelos - Modelo de Reforma da Gestão Pública: Sistema Político, Sistema Administrativo e Processo de Decisão SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Características essenciais - Sistemas administrativos e respetivas classificações - A administração pública portuguesa - A administração Anglosaxónica - A administração na América Latina - A administração nos PALOP - A administração Asiática - Outros sistemas e países ANÁLISE COMPARATIVA - Estruturas de poder nacionais, regionais e locais - Formas de organização administrativa - Evolução do emprego público - Mecanismos de controle da administração pública - Cultura administrativa e exercício da cidadania - Métodos e técnicas de comparação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O estudo do contexto político-institucional, com foco na Reforma do Estado e os principais modelos de Administração Pública, permite aos alunos definirem e classificarem diferentes países conforme os seus sistemas administrativos (ob1). Em seguida, a análise detalhada dos sistemas de administração pública, incluindo a portuguesa, anglo-saxónica, latino-americana, dos PALOP e asiática, entre outros, proporciona as bases para identificar e comparar movimentos de reforma e modernização administrativa ao nível internacional (Ob 2). Por fim, a análise comparativa das estruturas de poder, formas de organização administrativa, evolução do emprego público, mecanismos de controle, cultura administrativa e cidadania, bem como os métodos e técnicas de comparação, equipam os estudantes com as ferramentas necessárias para desenvolver e construir modelos de reforma administrativa que possam influenciar a AP portuguesa (ob 3).

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC "Modernização Administrativa Comparada" é desenhada para garantir uma análise abrangente das competências adquiridas pelos estudantes, alinhando-se com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do Iscte. Esta UC oferece duas modalidades de avaliação: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame. 1. Avaliação ao Longo do Semestre A avaliação ao longo do semestre incorpora múltiplos instrumentos, promovendo uma análise contínua e diversificada do desempenho dos estudantes. Esta modalidade de avaliação está estruturada da seguinte forma: • Critérios Mínimos de Assiduidade: Os estudantes devem ter um mínimo de 75% de assiduidade nas aulas práticas e teóricas para serem elegíveis para a avaliação ao longo do semestre. • Participação e intervenções em Aula: Participação ativa nas discussões em sala de aula e em fóruns de discussão, demonstrativa da realização de leituras e do interesse no comentário dos materiais utilizados nas aulas e no debate com os colegas e a professora (10% da nota final) • Apresentação oral: Apresentação oral de um tema específico relacionado com a modernização administrativa, previamente acordado com a docente, do conjunto de leituras do programa (30% da nota final). • Relatórios de leitura: Elaboração de um relatório crítico sobre artigos científicos ou capítulos de livros indicados pela docente (30% da nota final). • Trabalho escrito de aproximadamente 8 páginas sobre um tópico de interesse ligado aos temas da UC (30% da nota final) 2. Avaliação por Exame Para os estudantes que optem por esta modalidade ou que não obtenham aprovação na avaliação ao longo do semestre, a avaliação por exame é constituída pela entrega de um trabalho escrito de natureza individual sobre um dos temas da matéria lecionada na unidade curricular.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A Unidade Curricular (UC) "MAC " tem como objetivo principal fornecer aos estudantes uma compreensão crítica das políticas e práticas de modernização administrativa em diferentes contextos nacionais e internacionais. Para atingir este objetivo, as metodologias de ensino e aprendizagem adotadas são desenhadas de acordo com o Modelo Pedagógico do Iscte, que enfatiza a interatividade, a interdisciplinaridade e a aplicação prática do conhecimento. O ensino é de cariz teórico-prático, combinando a exposição da docente na aula com a análise de powerpoints e de documentação selecionada, estimulando os alunos a um envolvimento regular no debate coletivo. O objetivo das aulas está focado nos casos de estudo para, através de uma metodologia adquirida nas aulas, aprender a identificar diferentes problemas e saber dar resposta através de diferentes soluções. A UC está organizada em torno de três principais componentes de contacto: - Aulas Teóricas: São sessões expositivas que introduzem os conceitos, teorias e modelos fundamentais da modernização administrativa. Estas aulas são suportadas por apresentações em PPT e são intercaladas com discussões abertas que incentivam os estudantes a refletir criticamente sobre os temas abordados. Esta abordagem facilita a assimilação de conceitos complexos e a sua aplicação em contextos práticos para fomentar a participação ativa dos estudantes. - Os estudantes são incentivados a dedicar tempo ao estudo independente, através de consulta de bibliografia recomendada e artigos científicos relevantes para aprofundamento dos temas tratados nas aulas, da realização de exercícios práticos e fichas de trabalho que reforçam os conceitos aprendidos e permitem a autoavaliação contínua e através da elaboração de relatórios e ensaios críticos sobre temas específicos da modernização administrativa, com base em pesquisa bibliográfica e análise de casos. - Aulas Práticas (AP): Sessões interativas focadas na aplicação dos conceitos teóricos através de estudos de caso comparativos. Os estudantes são incentivados a trabalhar em grupo para analisar e discutir casos de modernização administrativa em diferentes países, promovendo a colaboração e a troca de conhecimentos. A análise comparada é uma metodologia central nesta UC. Os estudantes apresentam casos reais de modernização administrativa em diferentes países, e são desafiados a comparar e contrastar as estratégias adotadas, identificando boas práticas e desafios comuns. Os estudantes são organizados em pequenos grupos para a realização de projetos e análises de casos. Esta metodologia promove o desenvolvimento de competências de colaboração, comunicação e resolução de problemas. - Tutorias (T): São encontros personalizados nas tutorias para apoiar os estudantes na compreensão dos conteúdos e na realização de trabalhos autónomos. As tutorias também são um espaço para orientação de projetos e esclarecimento de dúvidas específicas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e avaliação da UC "MAC" estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem, assegurando que os estudantes adquiram uma compreensão crítica das políticas e práticas de modernização administrativa em diversos contextos nacionais e internacionais. As aulas teóricas fornecem a base conceitual necessária, com sessões expositivas suportadas por apresentações e discussões abertas que incentivam a reflexão crítica, facilitando a assimilação de conceitos complexos (Objetivo 1). As aulas práticas complementam esta abordagem, permitindo aos estudantes aplicar os conceitos teóricos em estudos de caso comparativos, promovendo a análise crítica e a identificação de boas práticas e desafios (Objetivo 2). O incentivo ao estudo independente através da consulta de bibliografia recomendada, realização de exercícios e elaboração de relatórios e ensaios críticos, reforça os conceitos aprendidos nas aulas e permite uma autoavaliação contínua, essencial para a construção de um entendimento aprofundado e crítico dos temas abordados (Objetivo 2 e 3). As aulas práticas e o trabalho em grupo são centrais para o desenvolvimento de competências de colaboração, comunicação e resolução de problemas. A análise de casos reais de modernização administrativa em diferentes países permite aos estudantes comparar estratégias e identificar modelos de reforma que podem influenciar a Administração portuguesa (Objetivo 3). A avaliação combina trabalhos, participação em discussões, apresentações de estudos de caso e a elaboração de trabalho final. Esta abordagem multifacetada assegura que os estudantes não só compreendam os conceitos teóricos, mas também desenvolvam a capacidade de aplicá-los de forma crítica e prática, em linha com os objetivos de aprendizagem da UC. Em suma, as metodologias de ensino e avaliação da UC "MAC" são coerentes com os objetivos de aprendizagem, promovendo uma compreensão crítica e a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na modernização administrativa.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bouckaert, G. (2023). The neo-Weberian state: From ideal type model to reality? MWS 23.1 (2023) 13-59]. ISSN 1470-8078 Collington, R. & Mazzucato, M. (2022). Beyond outsourcing: Re-embedding the State in public value production. Working Paper WP 2022/14. UCL Institute for Innovation and Public Purpose. Dong, K., Wei, N. (2023). Transforming China's Public Services. A Plan For 2030. Springer Nature. Jreisat, J.E. (2022). Comparative Public Administration and Globalization. In: Farazmand, A. (eds) Global Encyclopedia of Public Administration, Public Policy, and Governance. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-66252-3_1243 OECD. (2017). Systems Approaches to Public Sector Challenges. Working with Change. Paris: OECD. Ongaro, E. (2010). Public Management Reform and Modernization: Trajectories of Administrative Change in Italy, France, Greece, Portugal and Spain. Edward Elgar.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Angang, Hu (auth.) (2017). The Modernization of China’s State Governance [1 ed.]. Singapore: Springer. Bhattacharjee, G. (2020). Public Sector Enterprises in India: Evolution, Privatisation and Reforms. SAGE. Bouckaert, G. and B. Guy Peters. (2002). The Achilles' Heel in Administrative Modernization. Public Performance & Management Review, Vol. 25, No. 4 (Jun., 2002), pp. 359-362 Cattai, J. (2023). State, Class, and Ethnicity in Nicaragua: Capitalist Modernization and Revolutionary Change on the Atlantic Coast. Lynne Rienner Publishers Ezzeddine Moudoud (2019). Modernization, The State,and Regional Disparity In Developing Countries: Tunisia In Historical Perspective, 1881-1982. Routledge Farazmand, A. (2018). Global Encyclopedia of Public Administration, Public Policy, and Governance. Springer International Publishing ; ISBN (Print): 978-3-319-31816-5 Greve, C. Per Lægreid, Lise H. Rykkja (eds.) (2016). Nordic Administrative Reforms. Lessons for Public Management. UK: Palgrave Macmillan UK Hausermann, I. (2010). The Politics of Welfare State Reform in Continental Europe: Modernization in Hard Times [1 ed.]. Cambridge University Press. Inkina, S. (2022). Comparative Administrative Reforms. In: Farazmand, A. (eds) Global Encyclopedia of Public Administration, Public Policy, and Governance. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-66252-3_1276 Julian L. Garritzmann , Silja Häusermann , Bruno Palier (2022). The World Politics of Social Investment, Volume I- II: Political Dynamics of Reform. Oxford University Press. Kuhlmann, S., Geert Bouckaert (eds.) (2022). Local Public Sector Reforms in Times of Crisis: National Trajectories and International Comparisons. UK: Palgrave Macmillan. Lijphart A. (2011). Comparative Politics and Comparative Method. The American Political Science Review, Vol. 65, No. 3 (Sep., 1971), pp. 682-693. Przeworski, A. & Henry Teune (1982). Logic of Comparative Social Inquiry. Krieger Publications Co. Ragin, C. 1989. The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. University of California Press. Matthias Ruffert (ed.). (2007). The Transformation of Administrative Law in Europe/La mutation du droit administratif en Europe. Munich: Sellier : European Law Publishers.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-17