Sumários
T.2. Mecanismos de coordenação: Administração Clássica, NGP, NGP, NWS
25 Fevereiro 2025, 20:30 • Maria Asensio Menchero
Nesta sessão foram analisados os principais mecanismos de coordenação na Administração Pública (AP) através dos paradigmas da Administração Pública Clássica (APC), do New Public Management (NPM) e do New Public Governance (NPG). Inicialmente, foram apresentadas as ondas de reforma no setor público, destacando as principais mudanças e tendências que influenciaram a gestão pública ao longo do tempo. Em seguida, foram analisadas as dimensões e características desses três paradigmas de reforma, com base em referências académicas como Hartley (2005), Osborne (2010) e Pollitt & Bouckaert (2017). Nas aulas também analisamos os mecanismos de coordenação de forma comparativa a partir dos modelos de administração pública, permitindo uma visão estruturada das diferenças e semelhanças entre os paradigmas. Além disso, foram explorados os tipos de regimes político-administrativos e suas características, incluindo a organização dos governos executivos, a relação entre a política e a alta direção da administração pública e a influência da cultura administrativa.
Tema 1. Modelo burocrático
18 Fevereiro 2025, 20:30 • Maria Asensio Menchero
Nesta sessão foi abordada a burocracia como modelo organizacional e a sua evolução ao longo do tempo, discutindo os seus fundamentos, vantagens, desvantagens e os desafios contemporâneos.O conceito de burocracia, inicialmente desenvolvido por Max Weber, é apresentado como um modelo essencial para a eficiência e organização de grandes instituições. As suas principais caraterísticas incluem divisão do trabalho, hierarquia clara, regras impessoais e meritocracia, que garantem previsibilidade e imparcialidade na gestão pública e privada. A burocracia é analisada por diferentes autores, como Robert Merton e Paul S. Adler, que destacam tanto as suas vantagens quanto as suas disfunções. Merton enfatiza os riscos da rigidez burocrática, como a tendência ao ritualismo e alienação dos trabalhadores. Adler propõe uma visão mais equilibrada, sugerindo que a burocracia pode ser coercitiva ou capacitadora, dependendo da sua implementação. Weber descreve a burocracia como uma "gaiola de ferro", pois, apesar de garantir organização e previsibilidade, pode restringir a criatividade e a autonomia dos indivíduos. Esse modelo pode levar a uma desconexão entre governantes e governados, dificultar respostas rápidas a crises e consolidar um sistema tecnocrático dominado por especialistas, reduzindo a participação democrática.
Apresentação da UC
11 Fevereiro 2025, 20:30 • Maria Asensio Menchero
Foi apresentado o programa do curso para fazer uma revisão abrangente e atualizada do estado da arte da Modernização Administrativa Comparada, oferecendo uma análise renovadora e atualizada de questões-chave das reformas administrativas modernas. Ele aborda não apenas o movimento da Nova Gestão Pública em geral, mas também as forças motrizes por trás da reforma e suas várias trajetórias e características especiais em países com diferentes tradições administrativas. Os principais temas a serem abordados nas próximas semanas são os principais modelos de reforma para a modernização da AP, a questão da convergência ou divergência entre países, o desenvolvimentos da NGP em setores específicos e áreas de política, análises de características e componentes específicos das reformas de modernização administrativa, os efeitos e implicações das reformas . O curso será dividido em três eixos: Contexto Político e Institucional, Sistemas de Administração Pública, Análise Comparativa sob uma perspectiva nacional e internacional sobre as importantes reformas do setor público relacionadas ao movimento da NGP que ocorreram em vários países ao longo dos últimos 20–30 anos. Foram apresentados nesta sessão, os objetivos e os métodos de avaliação. Foram apresentados nesta sessão, os objetivos e os métodos de avaliação.