Sumários
Marketing Digital - Advance Program 2025 - Aula 6
20 Fevereiro 2025, 18:30 • João Pimpão Santos Martins
Começámos a aula 6 por definir formatos automatizados de Paid Media em Google, Meta e TikTok com Smart Display Campaigns, Performance Max, App Campaigns, Advantage+ e Smart Performance Campaign. Foi ainda abordado como criar estratégias de campanhas, diferenças entre campanhas always-on e ad-hoc (single) e como trabalhar um calendário de campanhas a nível anual. Foi explicado como optimizar campanhas e melhores práticas de optimização, como funciona A/B testing em Paid Media, tipos de testes e como implementar esses testes.
Abordei ainda temas de medição e KPIs com implementação de tags/pixeis e importância de plataformas de análise como o Google Analytics na execução de estratégias de marketing digital. Foi ainda definido o conceito de modelos de atribuição, seus modelos, diferenças de atribuição entre plataformas e conceito de janela de atribuição. Fizemos um exemplo prático de atribuição entre plataformas. Por fim abordei o tema de visualização de dados com principais ferramentas para criação de dashboarding e reporting e como funcionam conectores de dados em marketing.
Marketing Digital - Advance Program 2025 - Aula 5
18 Fevereiro 2025, 18:30 • João Pimpão Santos Martins
Na quinta aula, comecei por definir os conceitos de privacidade do ponto de vista de utilizador, e comecei por explicar o funcionamento do canal de Display, especificamente em Google com os seus diferentes tipos de formatos. Defini quais os tipos de campanhas possíveis de criar e quais os tipos de campanhas de Display dentro de Google Ads. Expliquei como funcionam campanhas de DemandGen e Vídeo, com especificidade de campanhas de YouTube, seus formatos e como funciona cada tipo de campanha.
Marketing Digital - Advance Program 2025 - Aula 4
13 Fevereiro 2025, 18:30 • João Pimpão Santos Martins
Na quarta aula foram abordados os diferentes canais de comunicação de Paid Media, começando por identificar os diferentes canais disponíveis e apropriados para eCommerce.
Comecei por abordar o canal de Pesquisa, como funciona o canal e conceito de leilão em pesquisa. Discutimos como ganhar relevância e foi definido o conceito de quality score. Houve a explicação de como criar uma estrutura para o canal, e detalhes de como criar campanha e estratégia para essa campanha com detalhes de palavras-chave, anúncios, entre outros. Foi detalhada a forma de funcionamento da plataforma e como abordar o leilão do ponto de vista de marca e como analisar campanhas em pesquisa.
Foi abordado também o canal de Shopping dentro de pesquisa e sua importância no que toca a eCommerce, com explicação de como funciona o canal, o merchant center e como é feita a criação de feeds e suas melhores práticas. Abordei ainda a criação de campanhas, sua estrutura e melhores práticas. Foi feita uma demonstração de criação de campanha diretamente na plataforma de Google Ads, tanto para pesquisa como shopping.
Por fim, defini o conceito de criação de campanhas em Social Media do ponto de vista de Paid Media. Abordei conceitos de como adquirir relevância dentro do canal, como montar campanhas, a sua estrutura e os tipos de campanhas possíveis de criar na plataforma. Detalhei ainda como elaborar de audiências e tipos de audiências existentes e foi feita uma demonstração prática sobre a criação de campanha em Meta e TikTok.
Marketing Digital - Advance Program 2025 - Aula 3
11 Fevereiro 2025, 18:30 • João Pimpão Santos Martins
Na terceira aula abordámos em detalhe o canal de SEO, com a sua definição, diferenças entre SEO e PPC e como montar uma estratégia de SEO.
Definimos como montar uma estratégia de palavras-chave, conceito de relevância aplicada a SEO e como se mede a evolução de uma estratégia de SEO dentro de uma estratégia de marketing digital. No que toca a relevância abordámos os conceitos técnicos de crawling, indexação e classificação.
Ainda nesta aula abordámos Social Media do ponto de vista de canal orgânico (own media) e qual a abordagem do ponto de vista de negócio para o canal. Abordámos a definição de audiências e criação de conteúdo, desde criação de conta, a tipologias de conteúdo, tom de marca, como construir um calendário editorial e melhores práticas na criação de conteúdo. Definimos ainda as métricas para avaliação das plataformas de Social Media em orgânico e abordámos algumas tendências crescentes do mercado no que toca a novos canais, como messaging ou reddit.
Marketing Digital - Advance Program 2025 - Aula 2
6 Fevereiro 2025, 18:30 • João Pimpão Santos Martins
Nesta segunda aula começámos por definir tipos de canais de comunicação, com diferenciação entre Paid, Owned, Earned e Shared media.
Começámos por detalhar como aproveitar os canais de own media, começando pelos itens do website, e como aplicar conceitos de negócio a optimização do website no que toca a marketing digital. Definimos estratégias de captação de atenção ao definir como aproveitar ofertas e promoções, bem como programas de fidelização de cliente.
Na segunda parte da aula abordamos o conceito de canais Push ao definir como utilizar notificações web e app, bem como estratégias de SMS e e-mail marketing.
No que toca a e-mail marketing definimos tipos de e-mail marketing, estrutura para a criação de conteúdo e importância de CTAs, setup de e-mail marketing, mínimo indispensáveis e como evitar cair em Spam. Definimos ainda as métricas de e-mail marketing, e fluxos de construção de e-mail marketing, desde criação de conteúdo ao envio do mesmo, bem como plataformas para o propósito.
Definimos ainda o conceito de CRM aplicado a marketing digital e como o mesmo pode ser utilizado para estratégias de comunicação dos canais de Own Media.