Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03906
Acrónimo :
OFPE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
7.5
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
28.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
159.0
Horas de Trabalho Total :
188.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo deste curso é começar a partir de conceitos básicos de derivativos e desenvolver uma compreensão do papel e uso prático de opções como um instrumento financeiro, especialmente no contexto das Finanças Corporativas. O curso discute hedging e precificação de opções usando tanto o discreto e continuou-tempo (Black and Scholes abordagem). Nós, então, relacionar essas técnicas para aplicações de finanças corporativas, tais como a avaliação de oportunidades de investimento, bem como a concepção de instrumentos de dívida corporativa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1) Compreender os mercados e usos das opções 2) Compreender diferentes modelos de precificação de opções 3) Compreender os diferentes contratos de opções exóticas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1ª classe: Introdução às Opções: notação, payoffs e estratégias; 2ª classe: Limites de preços de opções: os princípios de não-arbitragem; 3ª classe: O Modelo Binomial de Precificação de Opções; 4ª classe: Preços Estaduais e Avaliação de Derivativos: Recuperação do Modelo Binomial; 5ª classe: Valorização de Opções com Volatilidade Estocástica e Estrutura a Termo de Taxas de Juros; 6ª classe: Opções de Valorização em N períodos e Limite de Tempo Contínuo; 7ª classe: Valorização de Opções Americanas e Opções sobre Ativos Dividendos-Pagadores; 8ª classe: Modelo Black-Scholes e suas Propriedades; 9ª classe: Representações de Ações e Debêntures Corporativas como Opções; 10ª classe: Opções Reais; 11ª classe: Hedging Dinâmico Delta e os Gregos; 12ª classe: Princípios de Simulação; 13ª Classe: Opções Exóticas; 14ª Classe: Modelos Discretos para Opções sobre Taxas de Juro; Classe 15: Apresentação do Caso.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa de estudos com os objetivos de aprendizagem (GL) e é explicada a seguir: GI1 - Pontos do programa: 1. e 2. GI2 - Pontos do Syllabus: 3. a 11. LG3 - Pontos do Syllabus: 12. a 15.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Exercícios semanais online: (nota média E) - Estudos de Caso (grau C) - Exame final (nota F) A nota final será de 0,5F+0,3C+0,2E

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método de ensino é baseado em aulas teóricas, 2 por semana. Os alunos são obrigados a resolver on-line uma lista de exercícios a cada semana sobre os temas discutidos em sala de aula durante essa semana. No final, há um estudo de caso aplicado a ser resolvido, onde os alunos devem fazer uso do material do curso. Um exame final e curto abrangente é feito no final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de Aprendizagem-ensino (MAE) / Objetivo de Aprendizagem (OA) MAE1. Expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência ? Todos os OA MAE2. Participativa, com análise e resolução de exercícios de aplicação ? Todos os OA MAE3. Activo, com a realização de trabalhos individuais e de grupo - Todos os OA MAE4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento de Aulas ? Todos os OA

Observações / Observations


Data Science Tools: www.datacamp.comDataCamp

Bibliografia Principal / Main Bibliography


John Hull, Options, Futures, and Other Derivatives, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, New Jersey, U.S.A. 8 th edition, 2012

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16