Métodos de Ensino e Avaliações
O processo de ensino está configurado no sentido de os alunos desenvolverem competências de análise de situações complexas, baseadas em de modelos conceptuais fundamentados e respectivo quadro operatório. Assim, para além da apresentação dos elementos centrais de cada abordagem, serão analisados casos ilustrativos da realidade. Adicionalmente serão discutidos e usados com os alunos diversos instrumentos de diagnóstico de cultura e de liderança, que operacionalizam os temas em estudo. | A avaliação contínua é feita individualmente e implica realizar a um trabalho de diagnóstico sobre uma ou mais facetas do âmbito da organização ou da liderança numa organização ou unidade. A recolha de dados poderá ser feita em grupo (com um máximo de 5 alunos), mas a revisão da literatura, interpretação dos resultados e as propostas de melhoria deverão ser realizadas individualmente. O resultado do trabalho será um documento com um máximo de 20 páginas, contendo uma revisão da literatura usada para suportar as dimensões em análise, a análise dos dados obtidos e uma proposta de melhoria de uma situação real. Em casos especiais, nos quais seja de todo impossível aceder a um contexto real de recolha de dados, os alunos poderão realizar um ensaio crítico sobre um dos pontos do programa.