Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Licenciatura em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
A presente unidade curricular tem como objetivo geral promover a aquisição de conhecimentos acerca dos principais problemas e psicopatologias ao longo do ciclo de vida, bem como de conhecimentos e competências de avaliação psicológica e diagnóstico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Descrever os principais modelos de avaliação psicológica e etapas do processo de avaliação psicológica. OA2. Demonstrar a integração de conhecimentos acerca da sintomatologia e características clínicas, da etiologia, e impressões diagnósticas dos principais problemas e psicopatologias ao longo do ciclo de vida. OA3. Aplicar competências específicas de avaliação psicológica, designadamente selecionar, administrar, cotar e interpretar testes de avaliação psicológica, e realizar a formulação de caso. OA4. Identificar as limitações e potencialidades das diferentes técnicas e instrumentos de avaliação dos principais problemas e psicopatologias com crianças, adolescentes e adultos. OA5. Elaborar relatórios de avaliação psicológica. OA6. Dar exemplos de diretrizes éticas na prática de avaliação psicológica e diagnóstico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução 1.1. Conceptualização de psicopatologia 1.2. Sistemas de classificação e diagnóstico 1.3. Modelos de avaliação psicológica e formulação de caso CP2. Psicopatologia e o processo de avaliação psicológica na infância e adolescência 2.1. Modelos conceptuais 2.2. Principais problemas e psicopatologias na infância e adolescência 2.3. Especificidades do processo de avaliação na infância e adolescência 2.4. Metodologias, técnicas clínicas e principais instrumentos de avaliação dos problemas e psicopatologias mais frequentes CP3. Psicopatologia e o processo de avaliação psicológica com adultos 3.1. Modelos conceptuais 3.2. Principais problemas e psicopatologias no adulto 3.3. Metodologias, técnicas clínicas e principais instrumentos de avaliação dos problemas e psicopatologias mais frequentes CP4. Relatório de avaliação psicológica 4.1. Orientações gerais éticas, de estilo e escrita 4.2. Organização e estrutura 4.3. Processo interpretativo, conclusões e recomendações clínicas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os Objetivos de Aprendizagem são materializados nos diversos conteúdos programáticos (CP). Os objetivos 1 e 2 serão alcançados através dos CP 1 a 3. Os/as alunos/as reforçarão os seus conhecimentos sobre os sistemas nosológicos e as características clínicas das principais psicopatologias e refletirão sobre as especificidades da avaliação psicológica com crianças/adolescentes (CP2) e adultos (CP 3). Os conteúdos programáticos 2 e 3 permitirão ainda atingir os objetivos 3 e 4, ao possibilitar aos/às alunos/as o contacto com diferentes testes psicológicos e outras metodologias essenciais (por exemplo, entrevistas), refletindo sobre a sua utilidade e ajustamento para a avaliação de diferentes psicopatologias e casos. Os objetivos 5 e 6 são atingidos no CP 4. Os conhecimentos a desenvolver na elaboração de relatórios de avaliação psicológica permitirão também aos/às alunos/as refletir sobre as questões éticas envolvidas e reforçar competências relacionadas com a formulação de casos.
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação final. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de i) um trabalho prático de grupo sobre um estudo de caso (40%); e ii) teste individual escrito (60%). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, a média final igual ou superior a 9.5 valores), e a presença em pelo menos 2/3 das aulas. A avaliação final realiza-se por exame individual escrito (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC integra metodologias expositivas (e.g. quadros teóricos), assim como participativas e ativas (e.g. role-play, análise de casos práticos, cotação de protocolos de avaliação). As TP utilizam metodologias expositivas e participativas, que alternam entre si. As PL usam metodologias participativas e ativas, permitindo treino de competências específicas de avaliação psicológica cruciais para o exercício profissional da Psicologia. Estão previstos trabalho autónomo, OT e supervisão dos trabalhos. As horas de trabalho autónomo previstas (i.e., 113h) destinam-se à leitura de textos de apoio às aulas e estudo (50 horas), à realização de exercícios em grupo e individuais de consolidação (20 horas), e à realização dos trabalhos de grupo que compõem a avaliação periódica (43 horas).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas, que integram as aulas teórico-práticas, suportam a concretização da totalidade dos objetivos (OA1 a OA6), permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, que integram as aulas teórico-práticas e as aulas de prática laboratorial, permitem, por sua vez, o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos, assim como o treino de aptidões e competências específicas de avaliação psicológica e diagnóstico, possibilitando a concretização dos objetivos OA3 a 0A6. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6). Em particular, a realização, em grupo, dos dois trabalhos práticos que compõem a avaliação periódica - um com foco na avaliação psicológica de crianças/adolescentes e outro com foco na avaliação psicológica de adultos ? suportam a concretização dos objetivos OA3 a 0A6.
Observações / Observations
Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos de grupo. A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a agendar com cada docente previamente por email. *Bibliografia adicional para diferentes módulo e em português será facultada ao longo do semestre.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Carr, A. (2016). The handbook of child and adolescent clinical psychology: A contextual approach. Routledge. Groth-Marnat, G. & Wrigth, A.J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). Wiley. Harwood, T.M., Beutler, H.E. & Groth-Marnat, G. (2011). Integrative assessment of adult personality (3rd ed.). Guilford Press. Youngstrom, E., Prinstein, M., Mash, E., & Barkley, R., Assessment of disorders in childhood and adolescence, 2022, Guilford Press,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Saklofske, D., Reynolds, C., & Schwean, V., The Oxford handbook of child psychological assessment, 2013, Oxford University Press., Achenbach, T. (2020). Bottom-up and top-down paradigms for psychopathology: A half-century odyssey. Annual Review in Clinical Psychology, 16, 1?24. APA (2014). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ª ed.). Climepsi. Antony, M. M., & Barlow, D. H. (Eds.). (2020). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders (3rd ed.). Guilford Press. Hayden, E., & Mash E. (2004). Child psychopathology: A developmental-system perspective. In E. Mash & R. Barkley (Eds.), Child Psychopathology (pp. 3-72). Guilford Press. Hinrichsen, G.A. (2019). Assessment and treatment of older Adults: A Guide for mental health professionals. APA. Shiner, R., Soto, C., & Fruyt, F. (2021). Personality assessment of children and adolescents. Annual Review of Developmental Psychology, 3, 113-137. Venda, A., Sharp, C., Fletcher, J., & Fonagy, P. (2021). Developmental psychopathology. Wiley. Zero to Three (2016). Diagnostic Classification of Mental Health and Developmental Disorders of Infancy and Early Childhood: DC: 0-5. Zuckerman, E.L. (2019). Clinician´s Thesaurus: The guide to conducting interviews and writing psychological eports (8th ed.). Guilford Press. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, publicado na 2ª Série do Diário da República a 20 de Abril de 2011.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-22