Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04196
Acrónimo :
PG_DS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Aquisição de conhecimentos atualizados sobre a evolução do debate conceptual, académico e político no âmbito dos direitos humanos e deficiência, numa perspetiva multidimensional e integrada e aquisição de competências teóricas e metodológicas inclusivas para realizar e analisar estudos com pessoas com deficiência, respeitando intrinsecamente a sua autodeterminação e autorepresentação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes que completem com sucesso esta UC serão capazes de: OA1. Conhecer, cronológica e conceptualmente a evolução dos principais modelos/paradigmas no âmbito dos estudos da deficiência; OA2. Compreender a amplitude do conceito de inclusão por oposição aos conceitos de segregação e exclusão social (total ou parcial), relacionando-os com práticas instituídas na sociedade e ao nível das políticas públicas; OA3. Conhecer, em geral, a evolução das políticas públicas internacionais, europeias e nacionais no âmbito da deficiência, relacionando-as com as abordagens conceptuais apreendidas no OA1; OA4. Identificar e problematizar as principais questões que se colocam às pessoas com deficiência para a plena efetivação dos seus direitos humanos e de cidadania; OA5. Mobilizar metodologicamente os principais indicadores, medidas e categorizações no âmbito da deficiência; OA6. Conhecer as principais tendências no campo das políticas públicas no âmbito da deficiência.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Estudos da deficiência: modelos, abordagens, perspetivas de análise e debates atuais. CP2. História da discriminação, do preconceito e do estigma. CP3. Inclusão, discriminação, e deficiência: teorias e conceitos CP4. Políticas públicas internacionais, europeias e nacionais no âmbito da deficiência CP5. Autodeterminação, autorepresentação, empoderamento e qualidade de vida CP6. Direitos humanos e deficiência: o papel da Convenção da ONU nas políticas públicas. CP7. Direitos humanos e serviços de apoio: desafios para o presente e futuro. CP8. Cidadania e participação social. CP9. Estudos e dados estatísticos na deficiência.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos e conteúdos programáticos da UC convergem na necessidade de atualização teórica, analítica, metodológica e empírica no âmbito dos direitos humanos e deficiência. A consistência científica da multidimensionalidade das iniquidades sociais para com as pessoas com deficiência, constitui desde logo um ponto de partida para o debate académico nesta matéria. Tal é mensuravelmente comprovado pelos indicadores nacionais e internacionais neste domínio.

Avaliação / Assessment


A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Contacto com os alunos através de aulas teórico-práticas e orientação tutorial. Trabalho individual e autónomo dos alunos, incluindo estudo da bibliografia, pesquisa de indicadores, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do trabalho final. O planeamento da UC indica com pormenor a sequência dos conteúdos programáticos e das atividades a desenvolver pelos alunos ao longo do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas-práticas e os debates teóricos/analíticos que permitirão aos alunos alcançarem os 8 objetivos de aprendizagem propostos por esta UC. Serão aulas expositivas e de debate com os alunos, procurando que a participação constitua uma componente central da dinâmica das aulas. Desta forma, a explicação dos principais conceitos e teorias, e a capacidade de problematização, com constantes ilustrações empíricas e materiais informativos diversos, como recursos audiovisuais e outros, serão mais facilmente apropriados pelos estudantes. O trabalho autónomo a realizar pelos alunos será acompanhado de muito perto pelo docente da UC, não apenas nas suas intervenções em aula, mas também ao longo do processo de avaliação, e para além dos momentos programados.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sousa, J. et al (2007). Mais Qualidade de Vida para as Pessoas com Deficiências e Incapacidades, CRPG, Vila Nova de Gaia. Oliver, M. (1996), Understanding Disability: From Theory to Practice, Basingstoke, Palgrave. Nogueira, José Miguel (2019). As políticas públicas e a qualidade de vida das famílias com crianças com autismo: o caso da intervenção precoce na infância. Tese de doutoramento. ISCTE-IUL, Lisboa. www.http://hdl.handle.net/10071/18539. INR (2009), Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Protocolo Opcional (tradução para português do documento da ONU), INR, Lisboa. Capucha, Luís (2010), Inovação e Justiça Social: Políticas Activas Para a Inclusão Educativa, Sociologia, Problemas e Práticas, 63, pp. 25-50. Barnes, C. & G Mercer (2003), Disability, Cambridge, Polity Press. Abberley, P. (1987). The concept of oppression and the development of a social theory of disability, Disability, Handicap and Society, 2, 1.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Austerity Plans on the Rights of People with Disabilities, Brussels, EFC. CRPG (2007b). Metodologia de Avaliação de impactos ? Modelização das Políticas e das Práticas das Pessoas com Deficiência em Portugal, in www.crpg.pt. CRPG (2007a). Qualidade de Vida ? Modelo Conceptual ? Modelização das Políticas e das Práticas das Pessoas com Deficiência em Portugal, in www.crpg.pt, consultado a 01-05-2013. Capucha, Luís & Nogueira, José Miguel (2014). Educação Especial em Portugal, os últimos 40 anos, in RODRIGUES, Maria de Lurdes (Cord), 40 anos de Políticas de Educação em Portugal, Volume 1 ? A Construção do Sistema Democrático de Ensino, Almedina, Coimbra. Capucha, L (2007), ?Pobreza e exclusão social?, in MD Guerreiro, AC Torres e L Capucha (orgs.), Quotidiano e Qualidade de Vida (Portugal no Contexto Europeu, vol. III), Lisboa, Celta: 175-194. Capucha, Luís et al (2005b) ? Estudo de Avaliação da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais na Área da Reabilitação das Pessoas com Deficiências. Lisboa, CIES-IESE, DGEEP-MTS. Capucha, Luís (2005a), Desafios da Pobreza, Oeiras, Celta Editora. Capucha, Luís, et al (2004). Os impactos do Fundo Social Europeu na Reabilitação Profissional de Pessoas com Deficiência em Portugal, Vila Nova de Gaia, Edições Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. Barnes, C. et al. (2002). Disability Studies Today. Cambridge: Polity (eds.). Banks, LM et al (2020). Disability-inclusive responses to COVID-19: lessons learnt from research on social protection in low- and middle-income countries, World Development Bates, K, D Goodley, and K Runswick-Cole (2017), ?Precarious Lives and Resistant Possibilities: The Labour of People with Learning Disabilities in Times of Austerity?, Disability & Society, 32 (2): 160?175.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16