Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04199
Acrónimo :
PG_ONG
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Aquisição de conhecimentos atualizados sobre o papel e influência das organizações não governamentais e das organizações representantes das pessoas com deficiência, na promoção e efetivação dos direitos humanos e qualidade de vida desse grupo alvo. Aquisição de competências teóricas e metodológicas para realizar e interpretar estudos científicos sobre respostas sociais inclusivas e políticas centradas nas pessoas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes que completem com sucesso esta UC serão capazes de: OA1. Conhecer a evolução do papel das organizações não governamentais e das organizações representantes das pessoas com deficiência na promoção dos direitos humanos desse grupo alvo; OA2. Compreender a influência das organizações no desenho e evolução das políticas públicas no âmbito da deficiência; OA3. Relacionar o desenho e implementação das principais respostas sociais promovidas pelas organizações, com as abordagens biomédica, social, e relacional da deficiência; OA4. Problematizar de que forma os conceitos de autodeterminação, autorrepresentação e de empoderamento se encontram presentes nas práticas das organizações, identificando boas práticas e aspetos de melhoria; OA5. Compreender os conceitos de "respostas sociais inclusivas", "respostas de base comunitária" e de "políticas centradas na pessoa"; OA6. Conhecer os principais desafios futuros que se colocam às organizações nesta área.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. História e papel das organizações na promoção dos direitos das pessoas com deficiência; CP2. O papel das organizações no desenho das políticas públicas; CP3. Organizações representantes e organizações prestadoras de serviços a pessoas com deficiência; CP4. Respostas sociais e qualidade de vida; CP5. Autodeterminação, autorepresentação, empoderamento e serviços de apoio: perspetivas de análise e debates atuais. CP6. Respostas sociais inclusivas, respostas de base comunitária e de políticas centradas na pessoa; CP7. Direitos humanos e inovação nos serviços de apoio a pessoas com deficiência: boas práticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos e conteúdos programáticos da UC convergem na necessidade de atualização teórica, analítica e metodológica sobre o papel e o contributo das organizações no âmbito da deficiência para a promoção dos direitos humanos deste grupo social.

Avaliação / Assessment


A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Contacto com os alunos através de aulas teórico-práticas e orientação tutorial. Trabalho individual e autónomo dos alunos, incluindo estudo da bibliografia, pesquisa de indicadores, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do trabalho final. O planeamento da UC indica com pormenor a sequência dos conteúdos programáticos e das atividades a desenvolver pelos alunos ao longo do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas-práticas e os debates teóricos/analíticos que permitirão aos alunos alcançarem os 7 objetivos de aprendizagem propostos por esta UC. Serão aulas expositivas e de debate com os alunos, procurando que a participação constitua uma componente central da dinâmica das aulas. Desta forma, a explicação dos principais conceitos e teorias, e a capacidade de problematização, com constantes ilustrações empíricas e materiais informativos diversos, como recursos audiovisuais e outros, serão mais facilmente apropriados pelos estudantes. O trabalho autónomo a realizar pelos alunos será acompanhado de muito perto pelo docente da UC, não apenas nas suas intervenções em aula, mas também ao longo do processo de avaliação, e para além dos momentos programados.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Johnson, K.; Traustadottir, R. (2005). Deinstitutionalization and People with Intellectual Disabilities: In and Out of Institutions. Jessica Kingsley Publishers. Gary L. Albrecht, Katherine D. Seelman, Michael Bury (2001). An Institutional History of Disability. Sage Publications. Fontes, F (2009), ?Pessoas com deficiência e políticas sociais em Portugal: da caridade à cidadania social?, Revista Crítica de Ciências Sociais, 86: 73-83. Capucha, Luís et al. (2005b). Estudo de Avaliação da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais na Área da Reabilitação das Pessoas com Deficiências. Lisboa, CIES-IESE, DGEEP-MTS. Burrell B, Trip H. Reform and community care: has deinstitutionalisation delivered for people with intellectual disability? Nurs Inq 2011;18:174?83 Banks, LM et al (2020). Disability-inclusive responses to COVID-19: lessons learnt from research on social protection in low- and middle-income countries, World Development.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Challenges for a service system in transition: Ensuring quality community experiences for persons with developmental disabilities (pp. 345? 380). Baltimore, MD: Paul H. Brookes.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16