Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular pretende consolidar conhecimentos necessários ao desenvolvimento e manutenção de repositórios de informação distribuídos de suporte a grandes volumes de dados. Pretende-se que o aluno, no contexto de um projecto avançado, saiba integrar informação distribuída por diferentes sistemas
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Armazenar de forma eficiente e segura grandes volumes de dados; 2. Aceder, transportar e integrar informação dispersa por várias aplicações; 3. Monitorização automática de acessos aos dados (auditoria); 4. Desenvolver soft skills: Resolução de Problemas, Trabalho de Equipe e Observação Crítica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 Migrações (coerentes, incrementais) recorrendo a scripts e acessos remotos através de web services (REST/php); 2. Redundância e distribuição de dados para gerir tolerância a falhas em grandes volumes de dados; 3. Utilização de MongoDB/JSON para armazenar e extrair grandes volumes de dados; 4. Programação PLSQL para automatizar controlo de segurança; 5. Breve introdução ao desenvolvimento de aplicações Android; 6. Protocolo MTTQ como forma de comunicar com sensores.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O1 - P2, P3 O2 - P1, P5, P6 O3 - P4 O4 - é alcançado através do funcionamento e método de avaliação
Avaliação / Assessment
A UC é exclusivamente avaliada por projecto.A nota individual resulta: avaliação dos relatórios intercalares,relatório final,apreciação do desempenho do aluno ao longo do semestre(envolvimento nas discussões semanais, na sua capacidade de exposição e discussão técnica),breve questionário individual no momento da discussão final.É obrigatória presença em 80% de reuniões semanais.Não existe avaliação por exame e a época especial consiste numa entrega de relatório complementar à avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A exposição dos conceitos fundamentais é efectuada em parte (cerca de um terço) das aulas teórico/ práticas. As restantes aulas teórico-práticas são utilizadas para dois objectivos: discutir com os alunos as soluções a que eles chegaram na resolução dos problemas que lhes foram colocados, e, dar apoio laboratorial à programação utilizando as ferramentas computacionais. Os estudantes de cada grupo farão apresentações regulares do trabalho em curso, correspondentes às fases do Processo Unificado.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O facto de a transmissão de conhecimentos ser muito suportada por auto estudo e por experiências em grupo efectuados pelos alunos potencia os objectivos associados às competências sociais. Os restantes dois objectivos são centrados na aprendizagem de situações complexas reais, e são conseguidos porque trata-se de uma cadeira de projecto onde os alunos têm de implementar as soluções que concretizam os objectivos.
Observações / Observations
-Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Para a restante matéria existem inúmeros tutorais e artigos na internet com qualidade e grau de dificuldade adequados aos alunos da licenciatura NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics and Comparison, A B M Moniruzzaman,?Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16