Métodos de Ensino e Avaliações
O Curso trata de problemas em múltiplos contextos e dos modos de os abordar de forma a produzir aprendizagens relativas a estratégias comunitárias para encontrar soluções. Neste sentido é, em primeiro lugar, útil tomar conhecimento dos conceitos da psicologia comunitaria e dos modelos que os utilizam. O conhecimento teórico dos modelos será então complementado por exercícios praticos, visando a aplicação das propostas teóricas. Mais especificamente, os exercicios de aplicação terão em atenção problemas decorrentes de diferentes contextos sociais e educativos. | Em regime de avaliação contínua, os alunos estarão sujeitos à apresentação de um trabalho individual escrito. Esta avaliação contará 100% para a nota final. Objectivo: Pretende-se que, neste trabalho individual, os alunos façam um projecto de investigação utilizando uma metodologia participativa. Este trabalho deverá reflectir também os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas, teórico-praticas e tutoriais. Descrição do trabalho prático proposto: Neste trabalho pretende-se que os alunos definam um problema, o justifiquem e desenhem uma metodologia participativa de avaliação. Para tal são aconselhados a seguir um dos modelos de artigos referidos. Estrutura do trabalho: O trabalho deverá incluir as seguintes partes: 1. Definição do problema a) Contextualização (se relevante) b) Pertinência 2. Objectivos 3. Enquadramento teórico a. Definição do paradigma utilizado (participação) e pertinencia em relação ao problema em análise 4. Método a) Plano da investigação b) Participantes c) Instrumentos/metodo de recolha de dados d) Procedimento A realização dos trabalhos tem prazos de concretização e entrega claros, que são definidos com os alunos. Ficam aprovados os alunos que têm na avaliação continua uma nota superior a 9.5 valores. Os alunos que reprovem na avaliação contínua, poderão realizar um exame final (2ª época). Os conteúdos avaliados incluem a matéria relativa às aulas teórico-práticas.