Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03909
Acrónimo :
RC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
14.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
85.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso cobre os principais conceitos e técnicas necessárias para gerenciar o risco de carteiras de ativos sensíveis ao crédito, tais como títulos corporativos ou empréstimos. Nós também vamos aprender a usar derivativos de crédito para gerenciar o risco de crédito, com foco particularmente em Credit Default Swaps. Por fim, estudaremos estruturas mais complexas, como as Obrigações por Dívida Garantida, que estiveram na vanguarda da crise financeira de 2008. O curso está estruturado de acordo com as linhas do Manual do Programa FRM(R) (Financial Risk Manager) da Global Association of Risk Professionals (GARP).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1) Compreender as técnicas necessárias para gerir o risco de carteiras de activos sensíveis ao crédito 2) Compreender como utilizar derivados de crédito para gerir o risco de crédito 3) Compreender a métrica do Valor da Condição em Risco

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Modelos de risco de crédito 1.1. Pontuação de crédito: modelo logit 1.2. Modelos baseados em opções e KMV 1.3. Modelos baseados em notações e probabilidade de incumprimento implícita 2. Modelos de Carteira de Crédito 2.1. Avaliação de determinantes e indicadores de risco de crédito a) Probabilidade de inadimplência e migrações de rating b) Taxa de recuperação 2.2. Valor do Crédito em Risco e CreditMetrics 2.3. Modelos regulamentares (Comité de Basileia): a) Abordagem normalizada b) Método das notações internas (Basileia II) 3. Derivados de Crédito 3.1. Tipologia 3.2. Swaps de risco de incumprimento, opções de incumprimento e opções de spread de crédito 3.3. Títulos indexados a crédito 3.4. Avaliação dos derivados de risco de crédito 3.5. Gestão do risco de crédito 4. Valor da Condição em Risco (CVAR) 5. Risco operacional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa de estudos com os objetivos de aprendizagem (GL) e é explicada a seguir: GI1 - Pontos do programa: 1. e 2. GI2 - Pontos do Syllabus: 3. LG3 - Pontos do Syllabus: 4. e 5.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação é composto por: . Exame (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O curso será baseado em 15 aulas teóricas, 2 por semana. Durante as aulas serão apresentados exemplos da vida real baseados em produtos comercializados e em dados financeiros recolhidos do sistema Bloomberg. Uma grande variedade de metodologias de ensino será empregada, incluindo exposições teóricas, atividades de resolução de problemas e discussões em classe aberta.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de Aprendizagem-ensino (MAE) / Objetivo de Aprendizagem (OA) MAE1. Expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência ? Todos os OA MAE2. Participativa, com análise e resolução de exercícios de aplicação ? Todos os OA MAE3. Activo, com a realização de trabalhos individuais e de grupo - Todos os OA MAE4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento de Aulas ? Todos os OA

Observações / Observations


Data Science Tools: www.datacamp.comDataCamp

Bibliografia Principal / Main Bibliography


5. Schönbucher, P.J. (2003). Credit Derivatives Pricing Models: Models, Pricing and Implementation, Wiley. 4. Chaplin (2010). Credit Derivatives, Wiley. 3. CreditMetrics - Technical Document, JP Morgan, 1997. 2. Smithson, C. (2003). Credit Portfolio Management, Wiley. 1. Lando, D. (2004). Credit Risk Modeling: Theory and Applications, Princeton University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16