Programa
Licenciatura em Sociologia (PL)
Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos
Licenciatura em Sociologia
Programa
I - Introdução 1. Evolução das características do mercado de trabalho 2. Contextos de Recrutamento e Selecção 3. Questões éticas e legais II - Análise de necessidades de Recursos Humanos 1. R.S. e planeamento estratégico. 2. Identificação da necessidade - análise de funções. 3. Competências: identificação, descrição e elaboração de perfil do candidato III - Atracção e Recrutamento 1. O processo de atracção. 2. Fontes e tipos de recrutamento. 3. Estimação e avaliação do recrutamento. IV - Selecção Baseada em Competências 1. Fases de um processo de selecção. 2. Métodos e preditores de desempenho. 3. Dados biográficos (formulários, biodata e CV) 4. Entrevista baseada nas competências (princípios, objectivos, preparação, condução, relatórios) 5. Testes (tipos de testes e provas, objectivos e psicometria) 6. Assessment centres, etc. V - Decisão e Orientação 1. Tomada de decisão - critérios. 2. Relatório e prestação de informação (cliente e candidatos). 3. Entrevista de negociação VI - Colocação e Integração 1. Condições de admissão. 2. Acolhimento e socialização. VII - Follow-up, avaliação e controlo do processo