Bibliografia

Principal

  • Ramirez, F., e J. Boli (1999), "Texto 20: La construcción política de la escolarización de masas: sus orígenes europeos e institucionalización mundial", em Mariano F. Enguita (org.), Sociología de la Educación, Barcelona, Ariel Referencia, pp. 297-314. Prats, Joaquim, e Francesc Pedró (orgs.) (2005), Los Sistemas Educativos Europeos: Crisis o Transformación?, Barcelona, Obra Social, Fundación "La Caixa". Popkewitz, Thomas S. (1999), "O estado e a administração da liberdade nos finais do século XX: descentralização e distinções estado/sociedade civil", em Manuel Jacinto Sarmento (org.), Autonomia da Escola: Políticas e Práticas, Porto, Asa, pp. 11- 66. Osborn, Marilyn, Patricia Broadfoot, Elizabeth McNess, Claire Planel, Birte Ravn, e Pat Triggs (2003), A World of Difference? Comparing Learners Across Europe, Glasgow, Open University Press. Nóvoa, António; Schriewer, Jurgen (eds.) (2000), A Difusão Mundial da Escola, Lisboa, Educa. Meyer, John, Francisco Ramirez, e Yasemin Nuhoglu Soysal (1992), "World expansion of mass education, 1870-1970", Sociology of Education, 65, pp. 128-149. Meuret, Denis, e Marie Duru-Bellat (2003), "English and French modes of regulation of the education system: a comparison ", Comparative Education, 39(4), pp. 463-477. Hofman, R. H., W. H. A. Hofman, J. M. Gray, e P. Daly (orgs.) (2004), Institutional Context of Education Systems in Europe: A Cross-Country Comparison on Quality and Equity, Dordrecht, Kluwer Academic Publishers. Gauthier, Roger-François (2006), The Content of Secondary Education Around the World: Present Position and Strategic Choices, Paris, UNESCO. Dupriez, Vincent, e Xavier Dumay (2006), "Inequalities in school systems: effect of school structure or of society structure?" Comparative Education, 42(2), pp. 243-260. Cardoso, Clementina Marques (2003), "Do público ao privado: gestão racional e critérios de mercado, em Portugal e em Inglaterra", em João Barroso (org.), A Escola Pública: Regulação, Desregulação, Privatização, Porto, Asa, pp. 149-191. Benavot, Aaron (2006), "The Diversification of Secondary Education: School Curricula in Comparative Perspective", IBE Working Papers on Curriculum Issues, UNESCO ed., Vol. 6, UNESCO, pp. 1-24. Barroso, João (2003), "Regulação e desregulação nas políticas educativas: tendências emergentes em estudos de educação comparada", em João Barroso (org.), A Escola Pública: Regulação, Desregulação, Privatização, Porto, Asa, pp. 19-48. Azevedo, Joaquim (2000), O Ensino Secundário na Europa: O Neoprofissionalismo e o Sistema Educativo Mundial, Porto, Edições Asa. Archer, Margaret (1979), Social Origins of Educational Systems, London, Sage. :

Secundária

  • Zanten, Agnès van (dir.) (2000), L´École: L´État des Savoirs, Paris, Ed. La Découverte Weiler, Hans N. (1999), "Perspectivas comparadas em descentralização", em Manuel Jacinto Sarmento (org.), Autonomia da Escola: Políticas e Práticas, Porto, Edições ASA, pp. 95-122. Vasconcellos, Maria Drosile (2000), "L'évolution des politiques éducatives", em Agnès Van Zanten (org.), L'École, l'Etat des Savoirs, Paris, Éditions la Découverte, pp. 85-94. Richonnier, Michel (2008), "Que escolas para o século XXI? A abordagem da União Europeia", Comunicação apresentada em As Escolas Face a Novos Desafios/Schools Facing Up New Challenges, Portugal 2007, Lisboa, 2 e 3 de Novembro de 2007, IGE-ME. Pedró, Francesc (1999), "Nuevas metas para la enseñanza postobligatoria en Europa", Colóquio/Educação e Sociedade - «Ensino secundário: desafios e alternativas», 5, pp. 69-81. OCDE (2009), Education at a Glance,Paris. Meyer, John, Francisco O. Ramirez, David John Frank, e Evan Schofer (2006), "Higher Education as an Institution", CDDRL, Working Papers, 57. Martins, Susana da Cruz (2005), "Portugal, um lugar de fronteira na Europa: uma leitura de indicadores socioeducacionais", Sociologia, Problemas e Práticas, 49, pp. 141-161. Martins, Susana da Cruz, Rosário Mauritti, e António Firmino da Costa (2008), Estudantes do Ensino Superior: Inquérito às Condições Socioeconómicas, 2007, Lisboa, DGES. Lima, Licínio C., e Almerindo Janela Afonso (2002), Reformas da Educação Pública: Democratização, Modernização, Neoliberalismo, Porto, Afrontamento. Lawn, Martin, e Bob Lingard (2002), "Constructing a European policy space in Educational Governance: the role of transnational policy actors", European Educational Research Journal, 1(2), pp. 290-307. Kyvik, Svein (2004), "Structural Changes in Higher Education Systems in Western Europe", Higher Education in Europe, XXIX (3), pp. 393-409. Jarvis, Peter (2000), "Globalisation, the learning society and comparative education", Comparative Education, 36(3), pp. 343-355. Hofman, R. H., W. H. A. Hofman, e J. M. Gray (2008), "Comparing key dimensions of schooling: towards a typology of European school systems", Comparative Education, 44(1), pp. 93-110. HIS (2008), Eurostudent III 2005-2008: Social and Economic Conditions of Student Life in Europe, Hanover. Halsey, A. H. (2006), "The European university", em Hugh Lauder, Phillip Brown, Jo-Anne Dillabough, e A. H. Halsey (orgs.), Education, Globalization and Social Change, Oxford, Oxford University Press, pp. 854-865. Green, Andy (2006), "Education, globalization, and the nation state", em Hugh Lauder, Phillip Brown, Jo-Anne Dillabough, e A. H. Halsey (orgs.), Education, Globalization and Social Change, Oxford, Oxford University Press, pp. 192-197. Green, Andy (1999), "Êxito educativo em sistemas centralizados e descentralizados", em Manuel Jacinto Sarmento (org.), Autonomia da Escola: Políticas e Práticas, Porto, Edições ASA, pp. 67-94. Gorard, Stephen, e Emma Smith (2004), "An international comparison of equity in education systems", Comparative Education, 40(1), pp. 15-28. Fredriksson, ULF (2003), "Changes of education policies within the European Union in the light of globalisation", European Educational Research Journal, 2(4), pp. 522-546. Eurydice, EACEA (2009), Key Data on Education in Europe 2009, Bruxelas, Comissão Europeia. Eurydice, EACEA (2007/08), Description of the Structures of the Education Systems from Pre-primary to Higher Education (ISCED o to 5), School Year 2007/08, Bruxelas, Comissão Europeia. Ertl, Hubert, e David Phillips (2006), "Standardization in EU education and training policy: findings from European research network", Comparative Education, 42(1), pp. 77-91. Duru-Bellat, Marie, e Bruno Suchaut (2005), "Organisation and context, efficiency and equity of educational systems: what PISA tells us", European Educational Research Journal, 4(3), pp. 181-194. Durkheim, Émile (2007), Educação e Sociologia, Lisboa, Edições 70. Dale, Roger (2005), "Globalisation, knowledge economy and comparative education", Comparative Education, 41(2), pp. 117-149. Canário, Rui (2006), "A escola e a abordagem comparada. Novas realidades e novos olhares", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 1, pp. 27-36. Burns, Tom R., e Helena Flam (2000), Sistemas de Regras Sociais: Teoria e Aplicações, Oeiras, Celta Editora. Broadfoot, Patricia (2000), "Comparative education for the 21st century: retrospect and prospect", Comparative Education, 36(3), pp. 357-371. Bourdieu, Pierre, e Jean-Claude Passeron (1964), Les Héritiers, Paris, Les Éditions de Minuit. Barroso, João (2003) (org.), A Escola Pública: Regulação, Desregulação, Privatização, Porto, Asa. Ball, Stephen e A. Van Zanten (1998), «Logiques du marché et éthiques contextualisées dans les systéms français et britannique», Education et sociétés, nº1,pp. 47-71. Ballion, R. (1999), "Texto 19: La enseñanza privada: una «escuela a medida»?" em Mariano F. Enguita (org.), Sociología de la Educación, Barcelona, Editorial Ariel, pp. 272-294. Antunes, Fátima (2005), "Globalização e europeização das políticas educativas: percursos, processos e metamorfoses ", Sociologia, Problemas e Práticas, 47, pp. 125-143. Alves, Natália, e Rui Canário (2004), "Escola e exclusão social: das promessas às incertezas", Análise Social, V.38 (169), pp. 981-1010. Alves, José Matias (1999), Crises e Dilemas do Ensino Secundário: Em Busca de Um Novo Paradigma, Porto, Asa, Cadernos Pedagógicos. :