Métodos de Ensino e Avaliações
Para a concretização dos objectivos desta unidade curricular, os alunos devem acompanhar os conteúdos e as actividades seleccionados, enquadrados através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas e orientação tutorial. Os alunos serão estimulados a avaliar criticamente estudos já realizados discutindo exemplos de pesquisa na área da educação comparada, a realizar um exercício de comparação nas temáticas dominantes da unidade curricular, fundamentado conceptual e metodologicamente, e que será objecto de reflexão e revisão ao longo do semestre. Os mestrandos, no seu trabalho pessoal, deverão levar a cabo actividades como a participação nas aulas, a consulta da bibliografia básica e a pesquisa de referências bibliográficas adicionais, a apresentação colectiva de um texto/obra de referência e a realização de um trabalho individual final. | Pretende-se dar a conhecer ao aluno o tipo e qualidade da sua participação nas actividades e tarefas previstas. A classificação final será constituída e ponderada de acordo com os seguintes pontos-chave: ? 60%: exercício escrito individual de comparação de uma ou várias dimensões de análise entre sistemas educativos (com dimensão máxima de 15 páginas, fonte Arial 12, espaço e meio entre linhas, margens de 3 cm). ? 30%: apresentação oral de um texto (que pode ser um livro, um documento institucional/relatório, um artigo, etc.) seleccionado pelos alunos num conjunto de possibilidades elencadas pelo docente (a actividade não deve exceder os 20 minutos). ? 10%: presença e participação na dinâmica das sessões presenciais.