Métodos de Ensino e Avaliações
Aulas teóricas, práticas-laboratoriais e assistência a seminários. Os seminários incluem apresentações dos alunos, organizados em grupos, e de investigadores convidados Numa primeira fase do programa, abordam-se os fundamentos e aplicações diversas da simulação social, recorrendo a aulas teóricas e práticas-laboratoriais. Numa segunda fase os alunos organizam-se em grupos para a realização de um trabalho, incluindo uma apresentação inicial de seminário sobre um dado modelo e simulação computacional. Serão ainda convidados especialistas externos de outras universidades/instituições para apresentação de seminários na disciplina. | A avaliação é periódica e considera as seguintes componentes: - A realização de um seminário (20% da nota final) - A realização de um teste escrito aproximadamente a meio do semestre (20%) - A realização do projecto de simulação social (55% da nota final) - A assiduidade do aluno às aulas (5% da nota final). Para o aluno ter nota máxima na componente de assiduidade terá que participar em pelo menos 70% das aulas. O processo de avaliação do seminário e do projecto de simulação social tem subjacente os seguintes pressupostos: 1. São formados grupos de 3 alunos 2. Os grupos escolhem o seu próprio tema de projecto de simulação social, baseados na literatura da especialidade 3. Os grupos apresentam em seminário a sua proposta para o projecto de simulação social, cujo objectivo mais frequente é a replicação ou extensão de uma simulação descrita num artigo da literatura científica da área. 4. O seminário é avaliado pelo docente, e a escolha final do tema do projecto de simulação social é também validada pelo docente.