Programa

Mestrado em Engenharia Informática

Programa

1. Conceitos básicos de modelação e simulação numérica: simulação por eventos discretos (discrete-event simulation - DEV) e em tempo discreto (discrete-time simulation).; componentes de uma simulação DEV. 2. Fundamentos da simulação social e modelos baseados em agentes: papel da experimentação; ilustração: exemplo do emparelhamento de Gilbert e Troitzsch; o significado dos modelo nas ciências interdisciplinares; conceitos de agente e do seu ambiente; exemplo: modelos urbanos; características gerais da modelação baseada em agentes (correspondência ontológica; heterogeneidade; ambiente; interacção; racionalidade limitada; aprendizagem; emergência e complexidade). 3. A simulação social como método e estudo de caso: A simulação como método; modelos pré- e pós-computacionais; papeis da verificação e validação; estratégias de simulação; estudo do modelo de disseminação de cultura de Robert Axelrod. Outros exemplos. 4. Ambientes de simulação social: Principais bibliotecas, ?frameworks? e ambientes; Repast e Mason e suas características; características do ambiente NetLogo; quadro comparativo; funcionamento do NetLogo: interfaces, o mundo no NetLogo; ?patches?; ?turtles?; procedimentos e variáveis; monitores e gráficos. 5. Programação avançada em NetLogo: Agentes em NetLogo; procedimentos, comandos e relatores; regime de activação; parâmetros e variáveis; conjuntos de agentes; definição de espécies; listas; números aleatórios; outras funcionalidades relevantes. 6. Redes sociais e implementação em NetLogo: Definição e conceitos gerais; redes aleatórias simples e de Erdos-Renyi; redes de pequenos mundos; redes sem escala; representação em NetLogo; links direccionados e não direccionados; espécies (breeds); disposições (layouts). 7. A ligação de Sistemas de Informação Geográficos (SIGs) a plataformas de simulação social. A extensão GIS em NetLogo. Exemplificação no domínio da simulação de tráfego rodoviário. 8. Estratégias e técnicas avançadas de verificação, alinhamento e replicação de simulações sociais. 9. Estratégias e abordagens para a validação de simulações sociais. 10. Seminários diversos de aplicações.