Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta UC está enquadrada nos requisitos do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas. É direcionada para o apoio a Diretores, técnicos e outros responsáveis de recursos humanos no processo de transformação digital.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC pretende integrar de forma estratégica Pessoas, Processos e Sistemas. Compreender o impacto da evolução dos sistemas de informação de RH na gestão e tomada de decisão das organizações. Enquadrar o processo de transformação digital na área de RH desde a maturidade dos processos à capacitação das equipas de trabalho para a uma melhor compreensão e conceção da employee experience nas organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Contextualizar o processo de transformação digital na área de gestão de recursos humanos como veículo ao seu posicionamento estratégico nas organizações; 2. Explicar o processo de escolha e implementação de sistemas de gestão de talento numa organização; 3. Contextualizar a utilização de RPA (Robot Process Automation) e Chatbots na área de recursos humanos; 4. Enquadrar a capacitação das equipas de trabalho para o sucesso do processo de transformação digital. 5. Enquadrar a estratégia de Change Management no processo de transformação digital; 6. Enquadrar a prática de HR Analytics no desenho da employee experience através da gestão de um sistema alinhado às necessidades da organização;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Transformação digital em RH e o seu posicionamento estratégico nas organizações 1.1. Evolução histórica do paradigma Pessoas, Processos e Sistemas 1.2. Maturidade das equipas e dos processos na transformação digital 1.3. Novo paradigma no posicionamento estratégico dos RH nas organizações 2. Sistemas Integrados na Gestão de Talento 2.1. Conceito de ERP e as suas funcionalidades 2.2. Escolha do sistema alinhado às necessidades da organização 2.3. Desenho e implementação do sistema 3. Automatização de processos 3.1. Redesenho das diferentes funções no departamento de RH 3.2. Criação de RPA nos processos de RH 3.3. Implementação de Chatbots 4. Transformação nas equipas de trabalho 4.1. Capacitação das equipas para os novos sistemas 4.2. Processo Change Management ao nível organizacional 5. Análise de indicadores e apoio à tomada de decisão 5.1. Análise de indicadores 5.2. Apoio à tomada de decisão com impacto na employee experience
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A aprendizagem inicia com a contextualização da evolução da transformação digital na Gestão de Recursos Humanos. Após esta contextualização e compreendida a transformação digital que tem ocorrido nesta área, o aluno deverá ser capaz de identificar a maturidade dos processos e das equipas da sua organização, para a escolha e implementação de novos sistemas e tecnologias. Para finalizar propõe-se que o aluno seja capaz de apoiar a sua tomada de decisão na área tecnológica, com base ao objetivo final: desenho da employee experience. A seguir, é apresentada a ligação explícita dos objetivos de aprendizagem (OA) com os conteúdos programáticos. OA1 - I. Transformação digital em RH e o seu posicionamento estratégico nas organizações OA2 - II. Sistemas Integrados na Gestão de Talento OA3 - III. Automatização de processos OA4 e OA5 - IV. Transformação nas equipas de trabalho OA6 - V. Analise de indicadores e apoio à tomada de decisão
Avaliação / Assessment
A avaliação desta UC é efetuada da seguinte forma: - Um trabalho individual, que consiste na elaboração de um ensaio reflexivo sobre a aplicabilidade das ferramentas adquiridas na unidade curricular, o qual vale 90% da nota final. - Participação e envolvimento no trabalho realizado em aula, que vale 10% da nota final. A avaliação final respeitará as condições vigentes no Regulamento Específico de Avaliação de Conhecimentos dos Mestrados Executivos da Escola de Gestão do ISCTE.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências referidas recorrer-se-á as seguintes metodologias: 1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2. Apresentação e discussão de casos práticos; 3. Resolução de exercícios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6; Metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2, OA4, OA5; Metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - OA1, OA3, OA5 e OA6; Metodologias de ensino-aprendizagem ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo ? OA2, OA5; Autoestudo, inserido no trabalho autónomo do aluno - Transversal a todos os OA
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ustundag, A., & Cevikcan, E. (2017). Industry 4.0: Managing The Digital Transformation. Birmingham: Springer.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2007). Management Information Systems, 10th Edition, Prentice Hall. Hussain, Z., Wallace, J., & Cornelius, N. E. (2007). The use and impact of human resource information systems on human resource management professionals. Information & Management, 44, 74-89. Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-26