Sumários

Questões operacionais na aplicação da Teoria da Mudança

30 Abril 2024, 18:00 Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado


A última sessão do semestre foi dedicada a revisitar a discussão sobre a Teoria da Mudança e procurar articular alguns debates centrais sobre esta abordagem teórica-metodológica aos temas de investigação que os alunos estão a desenvolver. Assim, a primeira parte da aula foi dedicada a revisitar algumas premissas centrais da Teoria da Mudança e à apresentação de algumas ilustrações de elaboração e aplicações deste modelo analítico. A segunda parte da aula foi dedicada a discutir 3 “problemas” que se colocam na elaboração da Teoria da Mudança. Em primeiro lugar, discutiu-se a aplicação da Teoria da Mudança em políticas com diferentes graus de complexidade; em segundo lugar, discutiu-se a existência de múltiplas teorias na construção da Teoria da Mudança; e, em terceiro lugar, discutiu-se a relação entre a Teoria da Mudança e os resultados que podem ser atribuídos a uma política.

Apresentações de Grupo

23 Abril 2024, 20:30 Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado


A aula foi dedicada à apresentação e discussão de estudos de avaliação pelos alunos em grupo. A primeira parte da sessão foi dedicada à apresentação do Estudo “Avaliação Externa ao Projeto Escola + Fase II em São Tomé e Príncipe”, pelo grupo composto por Alice Laureta, Emivânia Viana, Francisco Van Dunen, Mariana Bernardo e Sônia Quimbamba. A segunda parte da sessão foi dedicada à apresentação do Estudo “A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português - Estudo Prospetivo”, pelo grupo composto por Ana Paula Ferreira, Carla Rocha, Carlos Santos, Cláudia Valente e Doroteia Paulo. Após as apresentações foi dedicado um tempo para a discussão dos temas dos ensaios individuais a realizar pelos alunos.

Apresentações de Grupo

23 Abril 2024, 18:00 Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado


A aula foi dedicada à apresentação e discussão de estudos de avaliação pelos alunos em grupo. A primeira parte da sessão foi dedicada à apresentação do Estudo “Avaliação Externa ao Projeto Escola + Fase II em São Tomé e Príncipe”, pelo grupo composto por Alice Laureta, Emivânia Viana, Francisco Van Dunen, Mariana Bernardo e Sônia Quimbamba. A segunda parte da sessão foi dedicada à apresentação do Estudo “A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português - Estudo Prospetivo”, pelo grupo composto por Ana Paula Ferreira, Carla Rocha, Carlos Santos, Cláudia Valente e Doroteia Paulo. Após as apresentações foi dedicado um tempo para a discussão dos temas dos ensaios individuais a realizar pelos alunos.

Gestão da Qualidade em Educação em Portugal

9 Abril 2024, 18:00 Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado


A sessão teve como convidado o Professor Hugo Caldeira, perito na área da avaliação organizacional e especialista no acompanhamento e preparação de organizações escolares em processos de avaliação e acreditação. A sessão foi, portanto, dedicada à apresentação das várias modalidades e instrumentos de avaliação e planeamento usados na educação ao nível das escolas, bebendo da experiência prática do Professor Hugo Caldeira neste domínio. A sessão foi assim estruturada em cinco partes: a primeira, de enquadramento histórico e político dos instrumentos de avaliação e planeamento em educação; a segunda, dedicada à apresentação do modelo de Avaliação Externa das Escolas, tutelado pelo IGEC; a terceira, dedicada ao modelo EQAVET, orientado para o Ensino Profissional e tutelado pela ANEQEP; a quarta, dedicada ao modelo CAF, orientado para os cursos de prosseguimentos de estudos; e a quinta, onde se apresenta o modelo integrado que considera os três anteriores e se faz um balanço da experiência das virtudes e limitações comparativas de cada modelo e da sua aplicabilidade ao nível das escolas.

O Planeamento como intervenção para a mudança

19 Março 2024, 18:00 Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado


A sessão foi dedicada à introdução e discussão das várias abordagens ao planeamento estratégico. A sessão foi organizada em quatro partes. Na primeira parte, discutiram-se os principais pressupostos do planeamento enquanto instrumento político para a mudança social. Na segunda parte, foram apresentados os princípios orientadores dos modelos do processo político, para depois serem analisadas detalhadamente todas as fases que compreendem o ciclo das políticas públicas. Na terceira parte, foram introduzidos os Modelos Lógicos como instrumentos de planeamento para suportarem as políticas públicas, nos quais foram apresentadas e discutidas diferentes abordagens e as implicações de cada uma. Finalmente, na quarta parte, abordou-se brevemente a Teoria da Programação e as semelhanças e diferenças para o uso da Teoria da Mudança na Avaliação.