Sumários
O papel da teoria na Avaliação de políticas públicas
12 Março 2024, 18:00 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi dedicada à introdução e discussão do papel da teoria na avaliação e planeamento de políticas públicas, em particular na área da educação. A sessão foi estruturada em três partes. Na primeira parte foram introduzidos os princípios e características das Avaliações baseadas na Teoria, o seu lugar na evolução da avaliação de políticas públicas e a diversidade de abordagens teórico-metodológicas existentes. As segunda e terceira partes partiram destes fundamentos e foram dedicadas a apresentar e discutir duas abordagens teórico-metodológicas de Avaliações baseadas na Teoria, nomeadamente a Avaliação Realista e a Teoria da Mudança. Para a discussão destas abordagens teórico-metodológicas foram utilizadas ilustrações das Avaliações do CLDS (Avaliação Realista) e do POISE (Teoria da Mudança).
Teorias e abordagens metodológicas na avaliação de políticas, organizações e projetos
5 Março 2024, 18:00 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi dedicada à consolidação dos fundamentos e conceitos basilares do planeamento e da avaliação de políticas públicas e à introdução às principais tipologias e abordagens metodológicas de avaliação. Assim, na primeira parte da sessão foram discutidos os vários níveis de análise de políticas públicas e os princípios organizadores do ciclo de vida das políticas pública, que serviram de enquadramento para a apresentação e debate dos critérios gerais de qualidade em planeamento e avaliação, nomeadamente a pertinência, a coerência, a eficácia, a eficiência e os resultados/impactos. A segunda parte da sessão incidiu mais particularmente nas metodologias de avaliação, tendo sido apresentado os tipos genéricos de avaliação, seguindo as lógicas temporal, de finalidade e dos intervenientes. Em seguida foram discutidas abordagens frequentes à avaliação, como se adequam aos princípios teóricas das metodologias de avaliação, quais as vantagens e quais as desvantagens.
Fundamentos, propósitos e conceitos estruturantes
27 Fevereiro 2024, 18:00 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi dedicada à introdução aos fundamentos, princípios e conceitos da avaliação e do planeamento. Primeiramente, contextualizou-se estas áreas disciplinares com o surgimento e consolidação das políticas públicas e da democratização do processo político. Com este enquadramento foi apresentada uma visão panorâmica da presença da avaliação e do planeamento nos vários níveis e planos de intervenção das políticas públicas, incidindo em particular na educação. Seguidamente, foram apresentadas e discutidas os princípios conceptuais e organizadores da avaliação e do planeamento, onde se incluem definições, dimensões operacionais, funções e contributos, tendo como referência políticas de educação e formação.
Apresentação
20 Fevereiro 2024, 18:00 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi estruturada em duas partes, correspondentes a cada uma das aulas. Assim, a primeira foi dedicada à apresentação dos alunos e do docente, onde se discutiu os percursos académicos e profissionais, as motivações e os interesses de investigação. Por sua vez, a segunda parte foi dedicada à apresentação da UC, na qual os doutorando foram introduzidos no tema e objetivos da UC, designadamente a abordagem que orientará a discussão das questões da avaliação e do planeamento em educação. Adicionalmente, foram apresentados os traços gerais do programa, a bibliografia, o modo de funcionamento das aulas, os recursos pedagógicos, o calendário e o processo de avaliação.