Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O aluno deverá demonstrar ser capaz de concretizar um trabalho de extensão adequada às horas de trabalho previstas, em todas as suas componentes: compreensão do contexto e do problema a resolver, elaboração de uma estratégia de resolução, implementação desta mesma estratégia, interpretação e comunicação dos resultados. O projeto implica a implementação de um protótipo ou aplicação baseado em conhecimentos científicos recentes. O trabalho poderá ser integrado num contexto empresarial ou ter um cariz académico. Os alunos deverão conduzir um trabalho que contemple não só a aplicação dos conceitos adquiridos durante a sua formação, mas também a integração de novas técnicas e de saberes, de modo a realizar um trabalho inovador no campo da Eng. Informática.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno deverá ser capaz de: OA1: Conhecer boas práticas de pesquisa bibliográfica e de construção de uma revisão do estado-da-arte sobre um assunto OA2: Definir, planear e comunicar um trabalho de complexidade e dimensão adequadas OA3: Executar um trabalho de projeto de dimensão adequada às horas de trabalho previstas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução à investigação CP2: Formulação do problema e objectivos de investigação e planeamento CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte CP4: Boas práticas de escrita e apresentação de trabalhos CP5: Execução do trabalho de projeto.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1, CP3 -> OA1 CP2, CP4 -> OA2 CP5 -> OA3
Avaliação / Assessment
Avaliação intercalar (1º semestre) inclui proposta de Projeto, capítulo de introdução, revisão de literatura (e/ou comparação com aplicações existentes), planeamento das fases seguintes e uma apresentação sobre o trab.em curso. A avaliação final terá em conta a avaliação intercalar (A),a qualidade técnica/científica do trabalho, com base no documento do relatório de projeto (B), a qualidade da apresentação e discussão pública (C), ponderadas da seguinte forma: Nota final = 0.3*A + 0.5*B + 0.2*C
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno terá, na fase inicial da disciplina, aulas teóricas sobre metodologias de investigação. O aluno conduz o seu trabalho nesta disciplina em consonância com as instruções do seu orientador (e co-orientador caso exista) consultando referências bibliográficas e outra informação relevante, que lhe permitam obter informação para enquadrar e desenvolver o seu projeto. No final o trabalho é descrito num relatório final e apresentado oralmente perante um júri.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos OA1 e OA2 são expostos na parte teórica e avaliados na primeira parte da UC. O objetivo OA3 decorre diretamente da obrigatoriedade de entrega de um relatório de projeto
Observações / Observations
O projeto deverá ser defendido em provas públicas, onde serão avaliadas a qualidade técnica/científica do relatório de projeto e a sua apresentação. O orientador deverá ter em consideração a nota obtida na avaliação intercalar para considerar o projeto como estando pronto para ser defendido.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Artigos científicos distribuídos ao longo do semestre. Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios (segundo Bolonha), Maria José Sousa & Cristina Sales Baptista, Pactor, Junho 2011 Winter, R. (2008). Design Science in Europe. European Journal of Information Systems, 17, 470-475. Hevner, Alan R.; March, Salvatore T.; Park, Jinsoo; and Ram, Sudha. 2004. "Design Science in Information Systems Research," MIS Quarterly, (28: 1). Chapter 2, Performance and Quality Management of HE programmes, Elsa Cardoso,PhD thesis, 2011. Research Methods for Business Students, Mark Saunders, 5th Edition ISBN: 9780273716860
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations, Nancy Duarte, O'Reilly Media, 2008 Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery, Garr Reynolds, New Riders Press, 2008
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16