Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Urbanismo
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Urbanismo I introduz o aluno à leitura analítica do espaço urbano nas múltiplas dimensões, relações e escalas. O objetivo desta unidade curricular é fornecer ao aluno ferramentas analíticas para avaliar o comportamento morfológico do espaço urbano e aferir os modelos e paradigmas que sustentaram as soluções urbanas dos habitats em análise. Através de uma abordagem operativa, holística e complementar, são abordadas as diversas dimensões da análise urbana: espacial, infraestruturas, territorial, temporal, histórica, ecológica, socioeconômica e política. Identifica-se o vocabulário específico para cada dimensão em análise e promovem-se leituras morfológicas do espaço urbano com base nos seus correspondentes léxicos gráficos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Compreender os contextos urbanos bem como desenvolver análises urbanas de uma forma sistemática tendo em conta as diversas dimensões de análise urbana: espacial, infra-estruturas, geográfica, temporal, histórica, ecológica, socioeconómica e política. OA2 - Identificar diferentes paradigmas urbanos e associar as suas implicações no funcionamento do espaço urbano nas suas mais variadas dimensões. OA3 - Entender o vocabulário próprio de cada dimensão da análise urbana e estabelecer as correspondentes representações gráficas desses léxicos para apoio aos processos de decisão de desenho urbano. OA4 - Saber sistematizar graficamente e visualmente uma análise critica dos espaços urbanos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Conceitos de forma urbana e paradigmas urbanos. CP2 - Análise urbana e abordagem dimensional: espacial, infra-estruturas, geográfica, temporal, histórica, ecológica, socioeconómica e política. CP 3 - Mapeamento e visualização de dados urbanos. CP 4 - Construção de mapas temáticos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). Desta forma as relações seguidamente enumeradas demonstram essa coerência: CP1 - OA1, OA2; CP2 - OA1, OA2; CP3 - OA3, OA4; CP4 - OA3, AO4. Os conteúdos programáticos 1 e 2 (conceitos e análise da forma urbana) servem os objetivos de aprendizagem 1 e 2 nomeadamente na compreenção de núcleos urbanos diversos e no desenvolvimento das suas análises morfologicas. Os conteúdos programáticos 3 e 4 (mapeamento e visualização de dados urbanos e desenho de mapas temáticos) servem para os objetivos de aprendizagem 3 e 4 nomeadamente para na criação de um vocabulario relativo à análise urbana e à sistematização gráfica da análise.
Avaliação / Assessment
Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre, implicando uma presença mínima em 75% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com docente, e a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas. Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 80% exercícios + 20% participação em aula. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nas aulas teórico-práticas, são apresentados os conceitos, paradigmas e metodologias de análise urbana a serem aplicados nos exercícios desenvolvidos pelos alunos durante as aulas e em trabalho autónomo. Este processo educacional visa proporcionar uma compreensão aprofundada dos diversos aspetos que compõem a análise urbana, promovendo uma abordagem crítica. Os alunos deverão realizar trabalho de campo, de arquivo e online, permitindo-lhes uma interação com os espaços urbanos. Este trabalho é fundamental para a recolha de dados empíricos, que servirão de base para as análises subsequentes. A escolha da análise gráfica e visual, utilizando desenho, fotografia, filme e vídeo como principais instrumentos, facilita a representação espacial de maneira criativa e precisa. Essas ferramentas servem para comunicar a complexidade dos ambientes urbanos, possibilitando uma melhor interpretação. Para a caracterização dos espaços em análise, que são selecionados pela docente, cada estudante terá a oportunidade de, ao final do trabalho, construir uma tabela gráfica de classificação morfológica dos espaços. Esta tabela permitirá a visualização das características físicas e estruturais dos espaços analisados, auxiliando na identificação de padrões e singularidades. Além disso, os alunos deverão criar uma tabela métrica das dimensões absolutas dos espaços, fornecendo dados quantitativos que complementam a análise qualitativa. As peças gráficas a serem elaboradas devem assumir um papel central como instrumentos de estudo do urbanismo. É exigido um grande rigor no método de representação dos diversos elementos urbanos escolhidos para exemplificar as análises, garantindo a precisão e a clareza das informações apresentadas. As propostas finais dos alunos serão obrigatoriamente apresentadas em forma de painéis síntese. Estes painéis devem condensar as principais descobertas e propostas dos alunos de maneira visualmente atrativa e informativa. Posteriormente, esses painéis serão compilados para a produção de uma sebenta, que servirá como material de referência para futuras turmas e como um registo do trabalho realizado. Além disso, em dois momentos de entrega dos exercícios, serão realizadas análises de peer assessment, acompanhadas de autoavaliação. Este procedimento permite que os alunos atribuam notas aos trabalhos uns dos outros com base em critérios estabelecidos pela professora. A inclusão do peer assessment visa estimular o desenvolvimento dos exercícios da Unidade Curricular (UC) de Urbanismo I e fomentar a crítica construtiva e a reflexão sobre o próprio trabalho e o dos colegas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Esta abordagem complementa o processo de avaliação tradicional, fornecendo uma perspetiva adicional, que enriquece a aprendizagem e estimula o autoconhecimento. As análises realizadas através de peer assessment contribuem para uma educação mais participativa, envolvente e eficaz.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos da UC são alcançados através de atividades pedagógicas e de avaliação, que preparam os alunos para o trabalho autônomo por meio da transferência de conhecimentos teóricos, técnicos e metodológicos. Estas atividades incluem a participação em trabalhos de grupo e as reflexões individuais. Os elementos do processo de avaliação são desenhados para medir os resultados em relação aos quatro objetivos de aprendizagem definidos. O sistema de avaliação permite que os alunos demonstrem: i) aquisição de conhecimentos do programa; ii) competências de comunicação oral e escrita; iii) pensamento crítico e capacidade analítica para lidar com tópicos complexos; e iv) familiaridade com métodos de pesquisa específicos. As aulas teóricas cobrem e desenvolvem os seguintes temas: i) A cidade; ii) Morfologia urbana e seus elementos constitutivos; iii) Evolução das formas urbanas. As aulas teórico-práticas permitem: i) experimentação prática; e ii) aplicação de conhecimentos, exigindo trabalho autônomo por parte dos estudantes. Os conceitos teóricos são fundamentais para a compreensão dos conteúdos programáticos, abrangendo todos os objetivos de aprendizagem. Para os objetivos OA1 e OA2 (compreensão e análise urbanas): i) as aulas teórico-práticas apresentam conceitos, paradigmas e metodologias de análise urbana aplicáveis nos exercícios propostos; ii) Após alcançar esses objetivos, os alunos serão capazes de elaborar uma caracterização sensitiva do aglomerado urbano em estudo, deduzindo e registando as suas características físicas e humanas e as suas relações com o território, por meio de apontamentos desenhados, escritos e elementos auxiliares; iii) Os alunos também serão capazes de caracterizar formalmente os principais espaços públicos da cidade, utilizando elementos de representação ortogonal e outros processos auxiliares. Para os objetivos OA3 e OA4 (sistematização gráfica e visual na análise crítica dos espaços urbanos): i) As metodologias de ensino demonstraram, por meio de exemplos, como fazer a classificação morfológica dos espaços urbanos e a necessidade de obter métricas das dimensões absolutas desses espaços.
Observações / Observations
ODS Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2016 incluem o desenvolvimento sustentável das cidades e suas comunidades. A compreensão dos espaços urbanos é fundamental para criar estratégias que apoiem diversos objetivos da ONU, promovendo medidas que reduzam os níveis de emissão de CO2 e capturem carbono, desenvolvam espaços verdes acessíveis, melhorem a conectividade urbana e garantam o acesso a serviços para todos os cidadãos. O Objetivo 11 dos ODS coloca ênfase nas cidades, com a meta de "tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis". Dentro deste objetivo, destaca-se a importância do "espaço público", reconhecendo a necessidade de uma infraestrutura verde urbana. Há uma necessidade urgente de reavaliar e reafirmar os espaços urbanos como um recurso e expressão espacial do direito à cidade. À medida que enfrentamos desafios cada vez mais complexos em nossas cidades, é crucial adotar novas estratégias de concepção urbana que garantam a resiliência e a sustentabilidade a longo prazo. Dessa forma, os modelos urbanos existentes e herdados podem e devem servir como propulsores de novas concepções de espacialidade, baseadas no Objetivo 11 da ONU. Utilização de Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) Os alunos estão autorizados a utilizar ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, na produção de conteúdos para esta UC. No entanto, a utilização dessas ferramentas deve seguir os seguintes critérios: Transparência: Sempre que uma ferramenta de IA for utilizada para gerar qualquer parte do trabalho, os alunos devem indicar explicitamente que a ferramenta foi utilizada; Indicação da Prompt: Os alunos devem fornecer a prompt (instrução ou pergunta) específica que utilizaram para gerar o conteúdo. A prompt deve ser incluída no corpo do trabalho ou em um anexo, de forma a permitir a verificação do processo de geração de conteúdo; e Originalidade e Responsabilidade: Os alunos devem garantir que o conteúdo gerado pela IA é revisto e integrado no trabalho de forma original, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento do projeto. O uso da IA deve ser uma ferramenta complementar e não substituir o pensamento crítico e a análise própria dos alunos. Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar a docente para acordar modos alternativos de aprendizagem e avaliação. O horário e local de atendimento aos alunos com marcação prévia (por email ou durante as aulas) é às sextas-feiras, entre as 17h30 e as 18h30, no gabinete D307. E-mail para marcação: mafalda.sampaio@iscte-iul.pt
Bibliografia Principal / Main Bibliography
ALEXANDER, C. et al. (1977) A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction. Oxford University Press, New York. BENTLEY, I. et al. (1985) Responsive environments. A manual for designers. Architectural Press, UK. CULLEN, Gordon (1983) Paisagem Urbana. Edições 70, Lisboa. HILLIER, B.; HANSON, J. (1984) The Social Logic of Space, Cambridge University Press. KOSTOF, S. (1999) The city shaped: Urban Patterns and Meanings Through History, Thames and Hudson, London. LYNCH, K. (1999) A imagem da Cidade. Edições 70, Lisboa. MARAT-MENDES, T. et al (2021) Concepts and definitions for a sustainable planning transition: Lessons from moments of change, European Planning Studies, DOI: 10.1080/09654313.2021.1894095 OLIVEIRA, V. (2016) Urban Morphology. An Introduction to the Study of the Physical Form of Cities. Springer, Cham. ROSSI, A. (1982) La Arquitectura de la Ciudad. Gustavo Gili S.A., Barcelona. SOLÀ-MORALES, M. (1997) Las formas de crescimento urbano. Edicions UPC, Barcelona.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26