Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03834
Acrónimo :
UI
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
112.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Urbanismo I introduz o aluno à leitura analítica do espaço urbano nas suas múltiplas dimensões, relações e escalas. É objectivo desta UC dotar o aluno de instrumentos analíticos de avaliação do comportamento morfológico do espaço urbano e de aferição dos modelos/paradigmas urbanos que sustentaram as soluções urbanas dos habitats em análise. Através de uma abordagem operativa, holística e complementar, abordam-se as diversas dimensões da análise urbana: espacial, infra-estruturas, territorial, temporal, histórica, ecológica, socioeconómica e política. Identifica-se qual o vocabulário próprio para cada dimensão em análise e promovem-se leituras morfológicas do espaço urbano com base nos seus correspondentes léxicos gráficos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Compreender os contextos urbanos bem como desenvolver análises urbanas de uma forma sistemática tendo em conta as diversas dimensões de análise urbana: espacial, infra-estruturas, geográfica, temporal, histórica, ecológica, socioeconómica e política. OA2 - Identificar diferentes paradigmas urbanos e associar as suas implicações no funcionamento morfológicas do espaço urbano nas suas mais variadas dimensões. OA3 - Entender o vocabulário próprio de cada dimensão da análise urbana e estabelecer as correspondentes representações gráficas desses léxicos para apoio aos processos de decisão de desenho urbano e de gestão do território. OA4 - Saber sistematizar graficamente e visualmente uma análise critica dos espaços urbanos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Conceitos de forma urbana e paradigmas urbanos. CP2 - Análise urbana e abordagem dimensional: espacial, infra-estruturas, geográfica, temporal, histórica, ecológica, socioeconómica e política. CP 3 - Mapeamento e visualização de dados urbanos. CP 4 - Construção de mapas temáticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). Desta forma as relações seguidamente enumeradas demonstram essa coerência:CP1 - OA1, OA2; CP2 - OA1, OA2; CP3 - OA3; CP4 - OA1, OA2, OA3

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua, baseada no desenvolvimento de exercício faseado em grupo com apresentação oral e acompanhado de reflexões individuais (Fase 1_40% + Fase 2_40% = 80%). A avaliação pressupõe uma assiduidade igual ou superior a 75% e a participação tem um peso na avaliação final de 20%. Dado o caracter eminentemente prático desta unidade curricular a sua avaliação consiste exclusivamente no trabalho realizado pelos estudantes ao longo do semestre, bem como na sua participação. Não há lugar a avaliação por exame conforme aprovado pela Comissão Pedagógica da ISTA. Melhorias de nota só serão possíveis mediante nova inscrição no ano letivo seguinte e repetindo todo o processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nas aulas teórico-práticas são apresentados os conceitos, paradigmas e metodologias de análise urbana a aplicar nos exercícios a serem desenvolvidos pelos alunos durante as aulas e em trabalho autónomo. Os alunos deverão efectuar trabalho de campo e de arquivo e será promovida a análise gráfica e visual (desenho, fotografia, filme e vídeo) como principais instrumentos e representação espacial em contexto online e/ou presencial. Fomenta-se a colaboração com outras UCs.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos são alcançados através de um amplo leque de actividades pedagógicas e de avaliação, que preparam e articulam os alunos para o seu trabalho autónomo, através da transferência de conhecimentos teóricos, técnicos e metodológicos em contexto de sala de aula presencial e/ou online, acompanhamento individual, trabalhos de campo, participação em trabalhos de grupo bem como através de actividades de reflexão individuais. Os elementos definidos no processo de avaliação procuram avaliar os resultados em relação aos 4 objectivos de aprendizagem definidos. O sistema de avaliação prevê que os alunos possam demonstrar que adquiriram conhecimentos ligados ao programa, bem como competências de comunicação oral e escrita, pensamento crítico e capacidade analítica para lidar com os tópicos complexos e questões relacionadas com as questões em análises, bem como a familiaridade com métodos de pesquisa específicos.

Observações / Observations


Estudantes com Estatutos Especiais deverão contatar a docente no sentido de acordar modos alternativos de aprendizagem e de avaliação. Horário e local de atendimento aos alunos com marcação prévia: Terças feiras entre as 12:30-13:30h. Gabinete D304 e-mail: teresa-marat-mendes@iscte-iul.pt

Bibliografia Principal / Main Bibliography


SOLÀ-MORALES, M. (1997) Las formas de crescimento urbano. Edicions UPC, Barcelona. ROSSI, A. (1982) La Arquitectura de la Ciudad. Editorial Gustavo Gili S.A., Barcelona. KOSTOF, S. (1999) The city shaped: Urban Patterns and Meanings Through History, Thames and Hudson, London. OLIVEIRA, V. (2016) Urban Morphology. An Introduction to the Study of the Physical Form of Cities. Springer, Cham. MARAT-MENDES, T. et al (2021) Concepts and definitions for a sustainable planning transition: Lessons from moments of change, European Planning Studies, DOI: 10.1080/09654313.2021.1894095 LYNCH, K. (1999) A imagem da Cidade. Edições 70, Lisboa. HILLIER, B.; HANSON, J. (1984) The Social Logic of Space, Cambridge University Press. CULLEN, Gordon (1983) Paisagem Urbana. Edições 70, Lisboa. BENTLEY, I. et al. (1985) Responsive environments. A manual for designers. Architectural Press, UK. ALEXANDER, C. et al. (1977) A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction. Oxford University Press, New York.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


NORBERG-SCHULZ, C. (1979) Genius Loci. Paesaggio Ambiente Architettura. Electa, Milano MURATORI, S. (1959) Studi per una operante storia urbana di Venezia, Instituto Poligrafico dello Stato, Roma. MUMFORD, L. (1961) The city in history. Harcourt, Brace&World. New York. MRG Conzen (1960) Alnwick, Northumberland: a study in town-plan analysis. Publication no27, Institute of British Geographers, London. MOUGHTIN, C. et all (1999) Urban Design. Method and Techniques. Architectural Press, Oxford. MOUGHTIN, C. (1996) Urban Design. Green Dimensions. Architectural Press, Oxford. MOUDON, A. V. (1986) Built for Change. Neighbourhood Architecture in San Francisco. The MIT Press, Cambridge. McHARG, I.L. (1969). Design with Nature. Natural History Press, Barcelona. MARAT-MENDES, T. et all. (2022) Atlas of the Food System. Challenges for a Sustainable Transition of the Lisbon Region. Springer. MARAT-MENDES, T. et all. (2020) Where the fields have no name, CIDADES: Comunidades e Território, 41 (Online since 30 December 2020), pp. 105-132. MARAT-MENDES, T. et all (2016) Access to water in the Lisbon Region in 1900, Water History 8(2), 159-189, 2016. MARAT-MENDES, T. et al (2021). Concepts and definitions for a sustainable planning transition: Lessons from moments of change, European Planning Studies, DOI: 10.1080/09654313.2021.1894095 MARAT-MENDES, T. (2015) Adaptabilidade, continuidade, flexibilidade e resiliência. Algumas considerações sobre as propriedades das formas urbanas, Revista de Morfologia Urbana 3 (2), 133-134. MARTIN, L. MARCH. L. (1972) Urban Space and Structures. Cambridge University Press, Cambridge. LARKHAM, P. et al. (1980) Glossary. International Seminar on Urban Form [Acessível em http://www.urbanform.org/glossary.html]. LAMAS, J. (1993) Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. KUROKAWA, K. (1992). From Metabolism to Symbiosis. John Wiley & Sons, London. JACOBS, J (1961) The death and life of great American cites. Random House, New York. HOWARD, E. (1902). Garden Cities of To­Morrow. Swan Sonneschein & Co. Ltd, London. GEIST, J.F (1983) Arcades: the history of a building type. MIT Press, Cambridge. GEHL, J. (1987) Life Between Buildings. Using Public Space, 6th Ed., The Danish Architectural Press, Copenhagen. GEDDES, P. (1915). Cities in evolution. Williams & Norgate, London. GAUTHIEZ, P. (2003) Espace urbain: vocabulaire et morphologie. Paris: Éditions du Parimoine. GANDY, M. (2004). Rethinking urban metabolism: water, space and the modern city. City, 8(3), pp. 363­379. FREY, H. (1999). Designing the City, Towards a more Sustainable Urban Form. Spon, London. COSTA, S. A. P. et all. (2015) Fundamentos de Morfologia Urbana. Com Arte, Belo Horizonte. CANIGGIA, G., MAFFEI, G. (2001) Architectural composition and Building Typology: interpreting basic Building. Alinea Editrice, Florence. CANIGGIA, G. (1963) Lettura di una città. Como. Centro studi di storia urbanistica, Roma. BACCINI, P. et all. (2008) Designing the urban: Linking Physiology and Morphology. In Hdorn, G. et all (ed) (Handbook of Transdisciplinary Research. Springer, Zurich.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16